• Carregando...
Ciranda promove oficinas de análise de mídia pelo Paraná
| Foto:
Divulgação

Contribuir para a compreensão, a ampliação e a qualificação da cobertura jornalística e do debate público sobre infância e adolescência no Paraná. Este é o objetivo do projeto “Infância na Mídia”, desenvolvido pela Ciranda, que monitorou todas as matérias publicadas com o tema em cinco grandes jornais do estado ao longo de 2012. A entidade inicia no dia 10 de abril uma série de oficinas em diversos municípios com a intenção de realizar uma análise coletiva desse material e discutir os retratos das crianças e dos adolescentes feitos pela imprensa paranaense no último ano.

“Vamos reunir meninas e meninos, jornalistas, estudantes de comunicação,especialistas e atores do Sistema de Garantia de Direitos para ver esses diferentes olhares sobre a atuação dos veículos”, diz Douglas Moreira, um dos responsáveis pela pesquisa. Segundo ele, as oficinas terão uma dinâmica interativa para estimular a participação de todos os públicos. Estão sendo abertas 20 vagas para cada oficina. As inscrições são gratuitas.

Mídia e direitos humanos
Os meios de comunicação têm um papel fundamental para informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade em torno da garantia dos direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes. De acordo com Moreira, “a Ciranda busca acompanhar se esse papel está sendo cumprido e desenvolve um conjunto de ações para estimular que profissionais e empresas jornalísticas façam uma cobertura de qualidade, que promova e defenda os direitos historicamente conquistados”.

As oficinas de análise de mídia terão como foco matérias sobre ato infracional e violências contra crianças e adolescentes. “São dois temas delicados, que exigem um investimento para que os veículos produzam informações contextualizadas e assim incentivem uma visão social mais crítica”, aponta o pesquisador. Os debates das oficinas, juntamente com os dados analisados pela equipe do projeto e colaboradores, serão sistematizados em um livro com lançamento em breve.

Quando e onde:
Dia 10 de abril, às 14h – Maringá, no Ministério Público;
Dia 11 de abril, às 14h – Toledo, na Fasul;
Dia 12 de abril, às 14h30 – Cascavel, na FAG;
Dia 15 de abril, às 9h – Foz do Iguaçu, na Guarda Mirim;
Dia 16 de abril, às 14h – Londrina, na Epesmel;
Dia 17 de abril, às 14h – Ponta Grossa, na UEPG;
Dia 18 de abril, às 9h00 – Paranaguá(local a confirmar).

Mais informações em www.ciranda.org.br ou pelo e-mail comunicacao@ciranda.org.br

*Artigo escrito por Ciranda Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]