• Carregando...

Criar novas oportunidades de negócio, desenvolver os municípios e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa é a proposta da economia solidária, que tem nas associações e cooperativas seu principal exemplo. Elas surgem neste cenário com a essência do que se chama hoje de desenvolvimento sustentável. Sustentável para as pessoas e para o planeta.

Numa sociedade onde o consumo é excessivo e a cultura nos faz acreditar que o acúmulo de bens é normal, mesmo que desnecessário, acabamos não refletindo sobre o impacto disso no meio ambiente e na própria sociedade. Podemos dizer que vivemos na sociedade do “mais”: mais individualista, mais consumista, mais endividada. As pessoas hoje gastam mais, trabalham mais, consomem em excesso e isso se reflete em várias áreas.

Neste contexto, o conceito de economia solidária causa uma ruptura, pois tem como foco a valorização do indivíduo, sua capacidade de trabalhar pelo coletivo e melhorar assim suas condições de vida, e não necessariamente passa pelo acúmulo de bens ou a busca desenfreada pelo lucro.

No vídeo abaixo você confere a reportagem apresentada pelo Bom Dia Paraná no dia 26/07/10. A falta de oportunidades nos pequenos municípios paranaenses é uma das causas que leva as pessoas a enxergar no conceito de cooperação proposto pela economia solidária, uma saída para evitar o êxodo rural, algo tão antigo e ao mesmo tempo tão presente nestas cidades.

– Quer saber mais sobre direitos humanos, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto RPC também no twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]