• Carregando...
Doar, uma tarefa de todos nós
| Foto:

Muita gente ainda confunde práticas de sustentabilidade com assistencialismo. O assistencialismo se caracteriza pela prática de prestar ajuda aos mais necessitados da sociedade, geralmente acontecem ações pontuais, momentâneas, as quais mobilizam campanhas de doações de roupas, alimentos, entre outros itens.

Ações em benefício dos mais carentes eram vistas anteriormente como obrigação dos governos, atualmente passaram a ser uma tarefa de todos, nesta época do ano quando o frio se intensifica, podemos perceber várias campanhas pontuais. É notável o esforço para tentar modificar a grande desigualdade presente nas diversas camadas da nossa sociedade, todos estão mais solidários e a contribuição para com estas campanhas é constante.

Obviamente essas ações atendem necessidades momentâneas e não são suficientes para transformar a realidade social das comunidades atendidas, porém algumas pessoas conseguem dar um passo adiante nas dificuldades que enfrentam.

Mas ainda falta um pouco de consciência, a contribuição não pode ser de qualquer maneira, é necessário que cada um pare e pense um pouco na atitude que irá realizar, procurando fazer isso não com a intenção de apenas se livrar do que não tem mais utilidade.

Cada um deve se colocar no lugar da pessoa que irá receber a doação, esta atitude em benefício de outra pessoa irá fazer com que ela sinta que existe um desejo de assistência e não de obrigação. As doações não podem deixar de existir, elas podem ser de roupas, alimentos, de tempo, mas precisam transmitir comprometimento.


– Quer saber mais sobre sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto RPC também no twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]