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Educação, qualidade e universalidade: sim, nós podemos!
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O segundo Objetivo do Milênio propõe que todas as crianças, de ambos os sexos, de todas as regiões do país, independentemente da cor, raça e sexo, terminem o ensino fundamental. A redução da evasão escolar, a melhoria da qualidade de ensino e a elevação do número de anos na escola, com redução da defasagem idade-série, também estão incluídos nessa tarefa. O resultado esperado: adultos alfabetizados e capazes de contribuir para a sociedade como cidadãos e profissionais.

Porém, a responsabilidade por ofertar educação de qualidade não é só dos governantes. A educação de qualidade ultrapassa os muros da escola e envolve a família e a sociedade. São eles que constroem um ambiente escolar propício à amizade e à solidariedade.

Apesar de alguns indicadores apontarem avanços, ainda há muito o que fazer para alcançar a meta de universalização da educação no Brasil. O Paraná ainda tem 4,5% das crianças de 7 a 14 anos fora do sistema educacional. No ensino médio, a situação é mais grave. Devido à evasão e à defasagem, a taxa líquida de matrícula é um pouco maior que 50%.

Um indicador que auxilia o desenvolvimento do ensino no Brasil é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O último Ideb (2007) indicou que uma cidade com apenas 2,7 mil habitantes tem qualidade de ensino de primeiro mundo. Ivatuba, localizada no norte do estado, a 40 quilômetros ao sul de Maringá, foi avaliada com um Ideb 6, dentre 10 pontos possíveis. Indicador considerado nível de países desenvolvidos pelo Ministério de Educação (MEC).

Essa nota coloca Ivatuba em primeiro lugar entre os 399 municípios paranaenses e em nono entre as mais de cinco mil cidades brasileiras. A cidade com melhor desempenho nacional é Barra do Chapéu, no interior de São Paulo. O município, com cinco mil habitantes, atingiu 6,8 pontos. Curitiba ficou em primeiro lugar entre as capitais, com Ideb de 4,7. Contudo, a capital paranaense vem depois de outros 449 municípios menores no ranking geral. Destes, 43 são do Paraná.

Apucarana, também no norte do Paraná, é outro exemplo interessante, que demonstra que a parceria entre público e privado pode render bons resultados. A cidade está na 330ª colocação na avaliação do Ideb e foi sede, na última terça-feira (22/06), do 3º Fórum Municipal das Empresas e Instituições parceiras e Amigos da Escola na educação integral de Apucarana.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano possibilitou o compartilhamento de experiências de voluntariado nas escolas do município. Na ocasião, o Instituto RPC recebeu a menção honrosa pela parceria que tem com a secretaria na execução do projeto Televisando o Futuro.

Para desenvolver um país, são necessários cidadãos conscientes e protagonismo no desenvolvimento econômico e social da nação. A construção da cidadania tem na educação seu parceiro fundamental e todos podem ajudar nessa tarefa.

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