• Carregando...
Espalhando ideias
| Foto:

Publicamos hoje em nosso twitter uma frase do escritor e poeta francês Victor Hugo. Era apenas para agregar algo ao nosso costumeiro “Bom dia!”, do início de cada manhã de trabalho. Mas a frase faz pensar: “Nada há de mais poderoso do que uma idéia que chegou no tempo certo”.

Ideias que chegam no tempo certo são tão poderosas porque mobilizam pessoas a buscar o novo, o impensado, aquilo que está além de comum – simplesmente porque soam viáveis ou suficientemente atrativas. Podemos creditar a evolução da humanidade, praticamente em sua totalidade, às boas ideias que chegaram no tempo certo. Não faltam exemplos – pelo bem ou pelo mal. E os programas de inovação estão aí, se multiplicando dentro das empresas, para não deixar provar o contrário.

Não bastassem essas constatações, eis que existe a internet, um canal de comunicação dos mais poderosos e propícios ao fomento e divulgação (veloz!) de boas e novas ideias. Com este precioso advento da comunicação, canais de disseminação de conhecimento tiveram sua ação potencializada. É o caso do TED.


Página inicial do TED.com, site na internet onde é possível assistir a palestras gratuitas.

Para quem ainda não conhece, o TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a espalhar ideias. Surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia, para que fossem debatidos temas nas áreas de Tecnologia, Entretenimento e Design. Cresceu tanto que, hoje, mais do que platéias lotadas para assistir às palestras (as inscrições costumam se esgotar um ano antes), tem um site que reúne cerca de 500 apresentações dos mais variados palestrantes, que já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países (as palestras são traduzidas por voluntários).

É muito interessante. Vale a pena conferir.

E pra ninguém se decepcionar (há tantas palestras que é impossível garantir 100% de satisfação em todas), eis uma primeira fala muito interessante. Bem na linha do que pregam os organizadores do TED, de que o poder das ideias pode “mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”, a fundadora da ONG Kiva fala sobre a sua experiência de vida, sobre o seu projeto de micro-crédito, e de como a percepção dela mudou a partir do contato com pessoas pobres na África.

(Para ativar a legenda, clique em view subtitles e escolha o idioma. Caso prefira assistir a palestra no site do TED, clique aqui).

E então? Ideias como essa merecem ou não ser espalhadas? E você? Sugere alguma ideia que possa “chegar no tempo certo” para alguém? Escreva pra gente, contribua com o nosso blog!

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]