• Carregando...
(Foto: Ronaldo Guimarães/ Rede Globo)
(Foto: Ronaldo Guimarães/ Rede Globo)| Foto:
(Foto: Ronaldo Guimarães/ Rede Globo)

(Foto: Ronaldo Guimarães/ Rede Globo)

Hoje, 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, é um dia propício para repensarmos nossos atos e até mesmo planejarmos ações e interesses que podem estar adormecidos em meio ao turbilhão de atividades e afazeres cotidianos que somos incumbidos.

Dentre estes, pode ser o desejo de dedicar um tempo ao trabalho voluntário para trazer benefícios que não imaginamos. E se considerarmos que atualmente ter experiência em atividades voluntárias pode significar até mesmo um diferencial em nossa vida profissional? É, ainda, um meio para exercermos nossa cidadania.

Algumas empresas atualmente, ao contratar profissionais, contabilizam pontos a favor de pessoas com experiências em trabalho voluntário. Isto porque ao considerarmos as vivências que o voluntariado nos permite, percebemos que estas vão além do que muitas vezes estamos acostumados a fazer em nossa “zona de conforto”, e como sabemos, quando saímos dela crescemos e aprendemos!

Ademais, cada um de nós têm expertises relacionadas à nossa área de atuação, ou ligadas às afinidades que temos com algumas práticas; expertises estas que podem contribuir e atender demandas de entidades que realizam trabalhos em prol do bem comum, independente da área a qual o trabalho se destine.

Trata-se de um momento em que podemos ser generosos e praticar o bem pensando no próximo, algo que não é rotineiro devido ao individualismo que se faz presente em muitos momentos de nossa vida.

É uma atitude simples que transforma quem pratica e quem é beneficiado, e como diria Clarice Lispector: “Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença.”

*Artigo escrito por Priscila Flareço, colaboradora do Instituto GRPCOM em Guarapuava.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]