• Carregando...
Férias sustentáveis
| Foto:
Daniel Castellano/Gazeta do Povo
O perigo do lixo nas praias: Durante o verão são consumidos cerca de 3 mil cocos por dia no litoral e as cascas que são deixadas na areia demoram entre oito e dez anos para se decompor. Além disso, no ano passado, 10 golfinhos e 80% das tartarugas encontradas mortas tinham lixo no estômago, plásticos e bitucas de cigarro principalmente.

As férias escolares estão chegando e as famílias se preparam para as festividades de fim de ano. O destino preferido da grande maioria é a praia, para descansar, curtir e não pensar em praticamente nada.

Durante este período podemos observar que são raras as vezes que vemos uma cadeira a beira mar com uma sacola plástica amarrada para colocar o lixo produzido durante o dia. Pois, sair de férias parece não combinar com preocupar-se com o meio ambiente.

Ter um olhar responsável e atitudes positivas para amenizar a degradação ambiental são ações que devem ser praticadas o ano todo, seja durante as férias, na praia ou qualquer outra cidade.

Durante o ano letivo, as crianças aprendem muito mais que as disciplinas já conhecidas, como matemática e português. Aprendem a exercer sua cidadania plena: separar o lixo, reciclar, evitar os desperdícios e exageros. Todas estas lições não devem ser esquecidas durante as férias. E, muitas vezes, são os filhos que cobram uma postura correta e sustentável por parte dos pais e familiares.

Não podemos ter um comportamento na cidade e outro à beira mar. Ou somos tão miseráveis a ponto de mudar nossas atitudes dependendo do local que estamos? Sermos responsáveis no dia a dia, independente de onde estejamos, ajudará a todos nós na construção de um futuro mais sustentável e desejado.

*Artigo escrito por Esther Cristina Pereira, Diretora do Ensino Fundamental do Sinepe/PR, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]