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Jornal transforma aulas de educação física
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Arquivo Ler Pensar / IRPC
No projeto Ler e Pensar, do IRPC, até mesmo as aulas de educação física são espaços propícios à utilização do jornal.

No dia do profissional de educação física, eis um belo exemplo de prática diferente para as aulas da disciplina: ler jornal.

Pode parecer estranho, mas uma iniciativa de um professor de uma escola municipal de São José dos Pinhais mostrou que a atividade não só pôde ser desenvolvida nas aulas de educação física sem substituir a prática esportiva, como serviu também para ajudar no desenvolvimento dos alunos. A Gazeta do Povo acabou, assim, sendo utilizada para combater a indisciplina e violência e promover o respeito entre colegas na prática de modalidades desportivas.

“Observei o interesse deles por temas e esportes da atualidade e quis mostrar que os esportes podem nos ensinar muito sobre convivência social, aproximando as modalidades do cotidiano dos alunos”, diz o professor Valdo de Souza Melo, da Escola Municipal Lírio Jacomel, que participa do projeto Ler e Pensar, do Instituto RPC.

O projeto de Valdo envolveu doze turmas da escola (do pré à 4ª série) ao longo do ano letivo de 2009 e abordou temas como regras dos esportes, comportamento esportivo, cuidados com a saúde e a alimentação. O professor levava para os alunos vários suportes de leitura diferentes – tanto jornais, quanto revistas e gibis. Inicialmente, começava a conversa despertando nos alunos o interesse pelos temas. A seguir, fazia a leitura e uma breve discussão, para então finalizar a aula com uma prática esportiva relacionada à leitura.

Valdo conta que os momentos de leitura e discussão eram dosados para não perder o interesse dos estudantes. “Os alunos gostavam de aplicar os conceitos aprendidos e curtiam muito todos os momentos da aula, da leitura e discussão à prática de exercícios”, lembra.

“Percebi uma grande melhora no comportamento dos alunos. Mais disciplinados, entrosados, com um conhecimento técnico sobre esportes e também sobre a prática deles”, revela o professor, ao contar os resultados do projeto. Segundo ele, houve ainda melhoria no desenvolvimento motor, interesse pela leitura e ganhos na socialização e entrosamento – mesmo entre os alunos de séries diferentes.

No final do projeto, em novembro de 2009, a escola promoveu um torneio. “Todos os estudantes se envolveram; ou praticando esportes ou torcendo pelos colegas”, conta Valdo. Para a realização do campeonato, vários professores da escola se envolveram, tamanho o interesse na atividade. A diretora da escola, Simone Clares de Oliveira, comemorou o resultado do projeto: “Foi surpreendente, porque envolveu não apenas estudantes, como também professores e pais, e mostrou todo o potencial de uso pedagógico, social e educacional do jornal”.

E você, conhece o potencial pedagógico do jornal? Envie sua experiência!

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