• Carregando...
O planeta em risco.
| Foto:

Desde o dia 20 de abril, a companhia petrolífera British Petroleum (BP) tenta conter o vazamento de petróleo no Golfo do México. Tudo começou com uma explosão na plataforma Deepwater Horizon, na qual 11 trabalhadores morreram.

Quais as consequências dessa imensa catástrofe para o meio ambiente? Antes de acusar e atacar devemos ponderar nossas criticas e acusações, afinal temos uma imensa empresa petrolífera e podemos estar sujeitos a acidentes por aqui também.

Indignadas, as autoridades americanas tentam escolher o maior culpado dessa história, definir quem irá assumir um erro. Mas não há apenas um responsável, para a companhia exercer este tipo de exploração houve consentimentos de muitas partes e os riscos, provavelmente, não foram analisados como deveriam ser.

Precisamos pensar nos prejuízos para a natureza, nos impactos para a vida marinha, para os pescadores que trabalham na região, que estão muito revoltados com a situação. É quase impossível não associar a esse desastre ambiental à maneira como a busca incessante por desenvolvimento e crescimento está esgotando nossos recursos.

Aos poucos nosso planeta está se mostrando sufocado e sabemos que no futuro talvez não haja tecnologia que seja capaz de solucionar muitos desses erros.

E não é só a copa do mundo que pode ser acompanhada ao vivo on-line. O vazamento ainda não foi contido, acompanhe em tempo real


– Quer saber mais sobre sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto também no twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]