• Carregando...
Planeje a chegada dos seus filhos e ajude na qualidade de vida do planeta
| Foto:

Quando se fala em sustentabilidade, geralmente a ligamos a aspectos ambientais, de preservação do planeta, uso consciente dos recursos naturais, etc.

Pastoral Familiar

Mas você já se deu conta de que planejar a chegada dos filhos também é uma forma de contribuir com a sustentabilidade?

Ter uma família com um grande número de filhos é algo herdado de condições econômicas de meados do século XX, quando poucas famílias brasileiras nesta época deixavam de ter cinco ou seis filhos. Na época, os motivos dessa natalidade tão alta refletiam o fato de que a maioria da população morava no campo. Assim, quanto mais braços disponíveis na família, maior a probabilidade de sobrevivência. Além disso, a taxa de mortalidade infantil era muito alta, por isso perder dois ou três filhos era rotina na vida das mulheres com mais de trinta anos.

Mas os tempos mudaram…

Hoje os países que não possuem programas de planejamento familiar têm maior número de crianças sem vaga nas escolas, o que gera um aumento do numero de jovens e adultos desempregados. Os programas de erradicação da pobreza tornam-se ineficientes e a qualidade de vida da população cai consideravelmente, dentre outras implicações.

Órgãos como a ONU recomendam que os serviços de Planejamento Familiar devam chegar a toda a população por meio dos serviços de saúde e também fazer parte do plano econômico e de desenvolvimento do país. Com isso, a chance de termos uma sociedade com pessoas que tem mais e melhores condições de estudar, amadurecer e se estruturar financeiramente, aumenta consideravelmente. De quebra, colabora-se com a saúde pública, ao proporcionar informações a população sobre métodos contraceptivos, reduzindo gestações de adolescente e contagio de DST’s.

Ainda é preciso avançar muito para termos a efetivação de programas como estes, e além do mais, não se pode deixar na mão do Estado a decisão do nosso futuro.

Mudar o mundo em que vivemos começa por nós mesmos. Por isso, o melhor mesmo é tentar definir quando será o melhor momento para aumentar a família.

– Quer saber mais sobre direitos humanos, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto RPC também no twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]