• Carregando...
Plástico pode por saúde em risco
| Foto:

Quem tem a oportunidade de ir aos Estados Unidos pode perceber que muitos dos galões e garrafas de água, assim como diversos outros objetos plásticos trazem a mensagem “BPA Free”. Mas será que os plásticos usados por aqui não contêm essa substância? Ou estamos consumindo sem saber?

Pesquisas revelam que embalagens e objetos em plástico podem ser nocivos aos seres humanos, animais e ao meio ambiente. O Bisfenol A (BPA) é uma substância que entra na composição do plástico para oferecer maleabilidade, ou seja, sem ele o plástico fica duro e quebradiço. Estudos mostram que o acúmulo deste aditivo no nosso organismo pode provocar câncer.

Quando comprar embalagens de plástico, verifique o número de reciclagem na parte inferior, se houver um número 7, o recipiente contém BPA.

Quando o assunto em questão é a saúde, devemos considerar que algumas medidas práticas podem ser tomadas, como: comprar garrafas de aço inoxidável e recipientes de vidro de armazenagem de alimentos. Outras precauções incluem não colocar líquidos quentes ou descongelar alimentos em recipientes plásticos que possam conter essa substância.

Ainda são poucas as pessoas quem param para pensar no que estão comprando. Embora os esforços sejam constantes e estudos como os que revelaram que o BPA é prejudicial à saúde estejam sendo aperfeiçoados, ainda falta disseminar mais essas informações e cada um de nós precisa estar mais atento ao que está consumindo.


– Quer saber mais sobre sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto RPC também no twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]