• Carregando...
Profissionalização: a receita de sucesso da Irmandade Betânia
| Foto: Lucas Chueire, Carolina Trindade e Thiara Simionato, da equipe de comunicação da Irmandade Betânia

A dupla certificação conquistada nas duas últimas edições do Prêmio Impulso - promovido pelo Instituto GRPCOM (2019 e 2022) representam não apenas o reconhecimento pelas boas práticas no Terceiro Setor. As premiações recebidas comprovam, antes de tudo, a trajetória de profissionalização traçada pela equipe da Irmandade Betânia. Segundo Carolina Trindade, coordenadora de comunicação da entidade, desde que a Irmandade passou a se ver e a trabalhar como “empresa”, os resultados começaram a aparecer.

“O diagnóstico feito através do Programa Impulso, lá atrás, em 2016, nos revelou que as áreas de captação de recursos e de comunicação estavam bem frágeis aqui na Instituição. Percebemos que era necessário evoluir, buscar a profissionalização. Hoje, a Irmandade trabalha como qualquer outra empresa do Segundo Setor. A diferença é que a gente precisa prestar contas com muito mais transparência para a sociedade. Eu acho que é isso que eles esperam de nós”, ressalta.

E é com essa equipe enxuta, formada por apenas três profissionais da comunicação (além de Carolina, Lucas Chueire e Thiara Simionato compõem o time) que a Irmandade toca a divulgação de projetos e campanhas. Progressivamente, a entidade vem ampliando seus canais de comunicação, melhorando o engajamento de suas redes e trabalhando a parte institucional de suas cinco unidades e nove projetos sociais. O grande objetivo, de acordo com Carolina, é reforçar a marca da Irmandade, apresentando quem são, mostrando o que fazem, para que cada vez mais pessoas conheçam e possam ajudar a Instituição.

Anualmente, cerca de 3 mil pessoas são beneficiadas pelos projetos sociais e educacionais da Irmandade. Mas Carolina reforça que, considerando-se as famílias alcançadas, seriam mais de 10 mil pessoas impactadas por ano. Além do Prêmio Impulso, em 2022, a Irmandade Betânia conquistou também o selo SESI ODS, sendo certificada pela importância e relevância de dois de seus projetos: “Transformando histórias”, que visa ampliar a oferta de educação de qualidade, de forma sustentável e inclusiva, atendendo crianças em situação de vulnerabilidade social na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, e o “Irmandade Betânia, em uma jornada sustentável até 2030”, alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (erradicação da pobreza, educação de qualidade e redução das desigualdades), que contempla os demais projetos na cidade de Curitiba.

“Queremos não só servir, mas oportunizar uma vida digna, contribuindo para um futuro melhor através da educação das crianças e de toda a comunidade. Eu acredito que, aos poucos, nossa evolução começa a aparecer, e os prêmios vêm para reforçar nossa convicção de que estamos no caminho certo”.

Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook e Instagram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]