• Carregando...
Quantos livros você leu em 2011?
| Foto:
Pedro Serápio/ Gazeta do Povo
A estudante Keysa dos Reis da Rocha, 10 anos, aproveita a biblioteca do terminal de ônibus do Pinheirinho, em Curitiba, para colocar a leitura em dia, de forma gratuita.

Atualizar-se, encantar-se, entristecer-se ou alegrar-se. Ao ler, viajamos pela nossa mente e fazemos dela um lugar extraordinário, onde tudo pode acontecer: às vezes, fugimos um pouco de nossa realidade e, em outras, mergulhamos ainda mais nela. Mas o que deveria ser uma prática prazerosa acaba se tornando um sacrifício para aqueles que nunca foram motivados ao hábito da leitura e da interpretação e que somente aprenderam a ler e a escrever.

A situação fica ainda mais complicada quando analisamos as estatísticas, como a publicada pelo Instituto Pró-Livro, que mostram a aversão da maioria dos brasileiros em relação à leitura. Por exemplo, para cada brasileiro que pratica em seu cotidiano o hábito da leitura, outros dois preferem optar por assistir televisão.

Além disso, das 60 milhões de pessoas que afirmam gostar de ler em seu tempo livre, apenas 38 milhões fazem isso com frequência. No blog da Revista Escola, as estatísticas de 2009 mostram que o interesse pela leitura varia em relação à idade. Os leitores entre 11 e 13 anos leem em media 8,5 livros por ano, enquanto os adultos na faixa de 30 anos leem aproximadamente 4,2 livros.

E você, considera-se um bom leitor? Para descobrir, faça o teste proposto pelo Instituto Pró-Livro e aproveite as férias para colocar a leitura em dia. Ainda, quem sabe você possa nos ajudar a fazer uma lista com as obras a serem lidas em 2012? Que tal? Contamos com a sua participação, amigo leitor!

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

**Gostou deste post? Queremos sua ajuda saber a sua opinião sobre o blog Giro Sustentável. Clique aqui e responda a nossa pesquisa de percepção. .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]