• Carregando...
Que tal o desafio de construir um bairro sustentável?
| Foto:

Não, você não precisa ser o prefeito ou o secretário de planejamento da sua cidade para fazer isso. Melhor: pode construir um bairro inteiro sustentável brincando! Que tal?

Esta é a proposta do jogo Construtor Verde. Para os antenados em games, especialmente os jogadores do fim dos anos 90 e início desta década, Construtor Verde é muito parecido com o SimCity, jogo que depois deu origem ao The Sims, muito vendido até hoje. Ao invés de gerenciar uma cidade (SimCity) ou a vida de pessoas (The Sims), o objetivo aqui é construir um bairro ecologicamente sustentável, a partir da instalação de prédios com características de preservação do meio ambiente.

Desta maneira, une-se entretenimento e educação, a fim de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental. Para tanto, cada movimento do jogador é premiado, desde a escolha da matéria-prima a ser utilizada até o posicionamento dos cômodos em uma casa. A experiência verde acumulada em uma construção rende bônus que pode ser aplicado em outros empreendimentos; e a cada novo edifício construído o sistema explica se as escolhas do jogador foram “socioambientalmente responsáveis” e economicamente viáveis.

O jogo é destinado a jovens, mas deveria ser jogado por gente de todas as idades – principalmente pelos engenheiros, arquitetos e urbanistas que, mesmo com o tema da sustentabilidade tão em voga, ainda não praticam ações socioambientais corretas. E nem é preciso gastar nada: Construtor Verde é gratuito e foi desenvolvido para ser jogado online. Há inclusive um ranking virtual entre os internautas, a fim de saber quem tem mais experiência verde.

E aí? Vai encarar o desafio? Se não quiser jogar, não tem problema; mas não deixe de buscar adotar práticas sustentáveis no seu dia-a-dia.


– Quer saber mais sobre sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto RPC também no twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]