• Carregando...
Sustentabilidade e Desenvolvimento, uma ideia sustentável?
| Foto:

Nós educadores temos a cada ano nos envolvido e comprometido mais com a necessidade de despertarmos nas novas gerações a necessidade de ações sustentáveis. A cada dia, nosso planeta precisa ser melhor cuidado. Com o aumento demográfico e o consequente aumento de fatores poluentes, é preciso fazer muito – muito mais do que tem sido feito.

Alguns têm a ilusão de que precisamos cuidar do planeta, principalmente para minimizar o estrago feito pelos nossos antecedentes. Mero engano. Possivelmente, qualquer criança hoje, antes de estar em condições de fazer suas próprias escolhas, já foi alvo da produção de mais males ao meio ambiente do que qualquer lenhador do século XVI.

Pense em quanto lixo é produzido a partir de fraldas, potes de lenços úmidos, mamadeiras, copos e brinquedos e outros itens sem os quais parece que seríamos incapazes de criar um bebê. Cada criança chega à educação formal com um imenso saldo negativo com o planeta e será preciso ser cada vez mais eficiente para minimizá-lo.

Na escola, crescem e aprendem sobre a preciosidade da água potável, a importância da energia limpa e do transporte sustentável. Aprendem a reduzir, reciclar e reutilizar. Aceitam os novos paradigmas sem muitas barreiras e propõem-se a fazer a sua parte.

Crescendo, porém, as crianças passam a desenvolver seu senso crítico em relação ao que lhes ensinam. Chegam as indagações, os questionamentos. Já que os carros são poluentes, por que o governo facilita para que sejam vendidos mais carros? Por que são criadas tantas barreiras ao uso da bicicleta elétrica? Por que chamam de ciclovia o espaço que o pedestre utiliza para andar? E por que é proibido andar de bicicleta, patins e skate na maior parte dos parques? Por que o poder público acondiciona o mato das roçadas em sacos plástico? Por quê?

A cada nova indagação, nosso adolescente passa a perceber que os princípios de sustentabilidade ensinados são ignorados por quem deveria ser o primeiro a dar o exemplo. E correm o risco de achar que um planeta limpo e bem cuidado é apenas uma entre tantas histórias bonitas contadas para as crianças da pré-escola.

*Artigo escrito por Raquel Adriano Camargo, Conselheira do Sinepe/PR, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]