• Carregando...
Sustentabilidade e espiritualidade
| Foto:
Fernanda Martins/IGPRCOM
Leonardo Boff é autor de mais de 60 livros, entre eles o best-seller A Águia e a Galinha, e mundialmente respeitado pela sua história de defesa das causas sociais e ambientais.

“A civilização e a natureza estão numa rota de colisão. Estamos em crise, numa encruzilhada, em que devemos escolher entre arriscar a destruição total da Gaia ou construirmos uma aliança global que cuide de nós mesmos e busque um futuro”. Com esse alarme, Leonardo Boff iniciou sua palestra realizada ontem (dia 02), em Curitiba, para lançar o Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade.

O autor da Teologia da Libertação também relembrou os princípios da Carta da Terra e defendeu a ideia de que, para chegarmos à sustentabilidade, devemos seguir dois procedimentos: resgatar a razão sensível e cordial de todos – aquela inerente ao ser humano, mas há tempos esquecida – e o cuidado e respeito com nós mesmos. Para concluir, ele citou Paulo Freire: “Não é a educação que vai mudar o mundo. Ela muda pessoas que, por sua vez, mudam o mundo. É o despertar da humanidade”.

A palestra teve como objetivo sensibilizar as instituições de ensino e fortalecer ações voltadas à área de educação em prol da sustentabilidade. Mas as afirmações do teólogo são tão instigantes que merecem ser compartilhadas. Pare cinco minutos e pense: Como anda o seu cuidado e respeito consigo mesmo? De que forma você está contribuindo para a criação de uma aliança global?

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]