• Carregando...
Turismo de base comunitária gera renda e preserva recursos naturais
| Foto:

Um grupo de pessoas se une para promover e organizar o ecoturismo, por meio de comercialização de roteiros que visam à geração de renda e, ao mesmo tempo, valoriza a cultura tradicional e a conservação dos recursos naturais. Essa é a ideia que norteia a Cooperguará Ecotur (Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba), instituição criada em 2008 com o incentivo da SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental.

No litoral norte do Estado, nas cidades de Antonia e Guaraqueçaba, 21 pequenos empreendedores, entre proprietários de restaurantes, pousadas, barqueiros, condutores e pequenos produtores rurais da própria comunidade, uniram-se para organizar atividades turísticas que complementam a renda e que estão em harmonia com a natureza local.

A Cooperativa vem ganhando destaque nacional e internacional. Neste ano, por exemplo, participou de uma feira de consumo consciente em Milão na Itália e é a única instituição de Guaraqueçaba cadastrada no Ministério do Turismo a ter seu nome citado na publicação “Guia do Litoral do Paraná 2012”, elaborado pela Secretaria de Turismo do Paraná.

“Pela importância que tem para a conservação da Mata Atlântica como um todo, a região de Guaraqueçaba tem um cenário favorável ao desenvolvimento de atividades econômicas não convencionais e em consonância com seus atributos naturais, ao mesmo tempo em que tenham o mínimo impacto sobre a natureza”, explica Marcelo Bosco, coordenador do projeto de Ecoturismo na SPVS.

“A revoada dos papagaios-de-cara-roxa é um exemplo marcante. Pois o turismo de observação – quando feito com os cuidados de manter distância dos sítios da espécie e não fazer barulho – permite o emprego de moradores locais em atividades como barqueiros, pousadas, restaurantes e comércio, por exemplo. É o desenvolvimento de atividades assim, ligados à sua natureza e à cultura, que contribuem para o desenvolvimento local”, complementa.

Para facilitar a organização e a operacionalização dos roteiros, a cooperativa divide-se em núcleos (Sede, Ilha do Superagui, Tagaçaba-Potinga e Antonina) e conta com diferentes empreendedores locais, moradores de Antonina e Guaraqueçaba. Este grupo organizado representa hoje na região uma das principais estratégias de desenvolvimento comunitário pautado no conceito de conservação e desenvolvimento – que tem por preceito a implantação de atividades econômicas compatíveis com a conservação dos ecossistemas.

Para conhecer mais sobre a Cooperguará e seus roteiros, visite o site de Guaraqueçaba!


*Artigo escrito pela equipe da ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]