• Carregando...
Um clássico da paz?
| Foto:
Agência/Lance

Domingo é dia de futebol. Mas em Curitiba, o clássico Atletiba deste final de semana promete ser a principal partida da história do confronto entre os dois times, já que o Atlético depende do resultado para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro e o Coritiba tenta garantir vaga na Copa Libertadores da América.

Infelizmente o índice de violência nos dias de jogo não tem diminuído e a sensação de impunidade facilita a ação de vândalos que quebram ônibus, comércios, brigam e até assaltam quem não têm nada a ver com a situação. Mas esporte não combina nada com violência, principalmente porque o poder de transformação dele pode ser visto na história de vida de muitos atletas, famosos ou não, em todo o mundo – e no exemplo que muitos deles deixam para crianças e jovens.

Por isso, que tal assistir no vídeo abaixo o depoimento de Daniel Dias (para-atleta de natação), Flávio Canto (judô), Fofão (voleibol), Ketleyn Quadros (judô), Marcelinho Machado (basquete), Maya Gabeira (surf), Rogério Ceni (futebol), Sérgio “Escadinha” Santos (voleibol) e Vitor Belfort (luta) sobre a paz no esporte? O material faz parte do programa “Escolha Certa – Esporte Sem Violência”, uma iniciativa do Projeto Não-Violência e doInstituto Compartilhar, que apostam na prática e ensino da cultura da paz no ambiente escolar.

Então, coxas e atleticanos, que tal incluir esse clássico na história também pela paz no estádio e fora dele? Já tem gente se organizando para isso… Ao invés de xingar ou provocar o adversário, estimule seu time! Bom será se ambas as equipes conseguirem seus objetivos, o esporte paranaense sairia ganhando. Mas como essa possibilidade é remota nas atuais condições, vamos pelo menos tentar garantir que o clássico não seja marcado pela violência, certo?

E você, como irá contribuir para tornar esse jogo um clássico da paz? Conte pra gente!

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

**Gostou deste post? Queremos sua ajuda saber a sua opinião sobre o blog Giro Sustentável. Clique aqui e responda a nossa pesquisa de percepção. .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]