• Carregando...


FELIZ ANO NOVOMais um novo ano se inicia, e que nos remete a reavaliar as nossas atitudes e como nos portamos frente a nós mesmos, é a velha história de cultivar melhores hábitos. Voltando um pouco no tempo, é interessante analisar que o mês de dezembro, que antecede o ano novo, nos ilumina com o espírito natalino. É como uma preparação para o renascimento. É este espírito natalino que desperta dentro de nós o que temos de melhor: a vontade de ajudar e de presentear a família, os amigos e os menos afortunados. É indescritível a emoção de quando entregamos para uma criança o presente tão desejado. Talvez aquele presente que nunca fosse chegar. É o momento de enviarmos para as pessoas mais próximas os votos e desejos de felicidade, saúde, realização e superação. É também o momento de recebermos toda esta carga de energias positivas. Assim, convido-os a refletirem sobre como é possível prolongar este espírito do bem para os demais meses do ano e que podemos ser também pessoas com hábitos sustentáveis e perenes.

 Pode até soar como clichê, mas todos sabem que são com pequenas ações que podemos melhorar o nosso entorno. Como profissional de recursos humanos, preocupados com as pessoas de uma maneira global e não apenas no ambiente corporativo, podemos inserir nos programas de desenvolvimento organizacional mensagens que levem as pessoas a mudarem seus hábitos e atitudes. Parece muito simples, mas sabemos o quanto é difícil modificar uma cultura – ainda mais quando tão enraizada na sociedade. Porém, devemos aproveitar estes momentos em que as pess’oas estão mais sensíveis ao próximo, para incentivar os profissionais das nossas organizações a refletirem sobre a sua responsabilidade perante a comunidade em que vivemos. Acredito que seja possível olharmos para o que fazemos independentemente da ocupação que temos, e sermos seres sustentáveis, praticando ações diárias que auxiliem na construção de uma sociedade melhor, seja nas esferas ambientais, familiares ou econômicas. O importante é sempre fazer algo.

No dicionário Houaiss, da Língua Portuguesa, encontramos alguns dos significados da palavra sustentar, como: “manter o equilíbrio”, “dar ou receber o necessário à vida” (…). Com base nesta descrição formal da palavra, percebemos o quanto é possível contribuir como pessoa, fazendo surgir, então, questionamentos como os seguintes: será mesmo que estamos realmente dando e recebendo o que é necessário para vivermos? Conseguimos manter o nosso equilíbrio frente aos problemas diários? Como lidamos com as pessoas com as quais convivemos? São reflexões que podemos nos fazer diariamente, além de ainda auxiliar as pessoas que estão próximas a nós a também refletirem sobre o papel que representamos neste mundo.  Sustentabilidade, podemos dizer, é uma sequência de ações e atitudes, e esta abrangência pode ser cultivada diariamente. Sem dúvida alguma, o mês de dezembro continuará sendo o mês de difundir e promover o bem, que enaltece a nossa espiritualidade. Mas vamos estender, pelo mínimo que seja esta motivação de ajudar e a desejar o melhor para os nossos semelhantes. Que este desejo possa perdurar nos meses seguintes e que possa, de fato, permanecer pelo ano todo. Vamos dar e receber o que a vida tem a nos oferecer e compartilhar com quantos pudermos alcançar.

A todos um Feliz 2014 Sustentável!

 

*Maria Tereza F. Ribeiro é diretora de Recursos Humanos do Grupo Uninter, instituição de ensino associada ao Sindicato das Escolas Particulares do Paraná – SINEPE. O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.

 **Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]