• Carregando...

Não é de hoje que o transporte coletivo é alvo de reclamações por parte dos usuários. Lotação e atrasos tiram a paciência de quem precisa do ônibus para ir e vir. O curioso é que, apesar das constantes reclamações “de boca”, a maioria dos usuários não formaliza o seu protesto. Muitos preferem abandonar o transporte coletivo e andar de carro, tumultuando ainda mais o trânsito, que já é caótico. E dá-lhe mais reclamações.

Mas você já parou pra pensar nas soluções para esses problemas? Uma delas é verificar e cobrar se o candidato que você escolheu na última eleição está fazendo algo a respeito, afinal você deu um voto de confiança e tem o direito de ver resultados concretos. Outra forma de participar é exercer a cidadania de forma ativa. Você já se informou sobre grupos da sociedade civil que se unem para reivindicar melhorias?

Atualmente nem é preciso sair de casa para protestar. Pela Internet, os chamados webcidadãos utilizam a força das redes sociais para mobilizar as pessoas e exigir mudanças. Sites como o Movimento Nossa São Paulo incentivam a participação dos que lá residem para propor ações de melhoria nas áreas de educação, meio ambiente, segurança, lazer e cultura, trabalho, transporte, moradia, saúde e serviços.

Aqui, o movimento Bicicletada Curitiba é um bom exemplo. O grupo de pessoas ligado a ele exige mudanças na infra-estrutura da cidade que beneficiem os adeptos da bicicleta como meio de transporte não-poluente. E você conhece outra iniciativa popular? Tem uma experiência para contar? Então compartilhe. Assim todos ganham: você, a cidade e o planeta.

– Quer saber mais sobre sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto RPC também no twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]