• Carregando...
Você sabia que a camada de ozônio se manteve estável na última década?
| Foto:

É isso mesmo!

Um estudo feito pela Organização Mundial da Meteorologia (OMM) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) apurou que a concentração de ozônio não variou graças à eliminação gradual das substâncias que destruíam a camada protetora.

O resultado é um verdadeiro presente à população mundial, que comemorou ontem o Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio. A data remete ao 16 de setembro de 1987, quando 46 países assinaram o “Protocolo de Montreal”, documento cujo objetivo principal parece estar sendo alcançado: interromper a fabricação do gás Clorofluorcarbono (CFC), tido como o maior responsável pela destruição da camada de ozônio na atmosfera.

Vivemos, portanto, um momento de comemoração, mas ao mesmo tempo de conscientização. Cerca de 15% do total da camada de ozônio já foi destruída pelos clorofluorcarbonetos, ou seja, 31 milhões de quilômetros quadrados!

Diante disso, precisamos fazer nossa parte, tanto para proteger a camada de ozônio, quanto para proteger nossa saúde. O futuro do planeta está em nossas mãos!

Algumas dicas importantes:
– Trocar eletrodomésticos antigos pelos mais modernos, que possuem meios de economizar energia e, consequentemente, emitem menos gases para a atmosfera;
– Adquirir produtos com a palavra clean gravada na embalagem. Isso significa que ele não contém clorofluorcarbono (CFC);
– Evitar temperatura máxima ao utilizar ar condicionado e aquecedores. Quando utilizá-los, certificar-se que as janelas estão fechadas, para não sobrecarregar os aparelhos;
– Preferir transporte coletivos para grandes trajetos; e optar por caminhar ou ir de bicicleta em trajetos curtos;
– Reutilizar, reciclar e plantar árvores;
– Pintar as casas de cores claras nos países quentes e de cores escuras nos paises frios;
– Usar protetor solar fator 15 e óculos escuros sempre que estiver exposto ao sol.


– Quer saber mais sobre sutentabilidade, cidadania e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto RPC também no twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]