i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Guilherme Fiuza

Foto de perfil de Guilherme Fiuza
Ver perfil

A ciência do gogó

  • Guilherme FiuzaPor Guilherme Fiuza
  • 05/02/2021 18:02
A ciência do gogó
| Foto: Pixabay

Mistérios rondam a crise sanitária. No momento em que mais se precisa de informação segura, surge uma vasta e espessa névoa intelectual. Como a literatura científica sobre a Covid está em formação e, por motivos óbvios, ainda repleta de incertezas, estabeleceu-se um código enigmático na mídia, na comunidade médica e outros círculos: parte das incertezas pode ser afirmada como certeza; outra parte das incertezas não pode ser nem mencionada. Exatamente isso que você entendeu: cala a boca.

Vamos obedecer momentaneamente a essa censura tosca – sobre a burrice do lockdown indiscriminado, por exemplo, que rende o carimbo de "negacionista" a quem ousa examinar-lhe a completa falta de critérios – e vamos nos deter na parte das incertezas promovidas a certezas. Você perguntou como se deu essa promoção? É simples. Ela se deu por um moderno critério de consolidação científica vigente desde o ano de 2020: no grito.

Veja por exemplo a desenvoltura do deputado Ricardo Barros, que é líder do governo na Câmara, ameaçando publicamente "enquadrar" a Anvisa. Segundo o deputado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária criou "um monte de exigências" para liberação de vacinas e o processo tem de ser acelerado.

O que se sabe no Brasil e no mundo é que os estudos gerais para imunização contra a Covid-19 em idosos são, até o presente momento, insuficientes. E veja: a própria Anvisa aprovou duas vacinas para aplicação emergencial no Brasil com laudo em que atesta que a quantidade de idosos nos estudos é insuficiente para garantir a eficácia e a segurança dos imunizantes.

Mas o uso emergencial não é para os grupos de risco? E a maioria dos que estão nos grupos de risco não é de idosos? Justamente esses que não foram devidamente estudados quanto à efetividade e aos riscos das vacinas? Que emergência é essa? Como uma imunização emergencial salvará os que não se sabe se podem ser salvos pelos referidos imunizantes?

Traduzindo: a aprovação das vacinas de Oxford e Coronavac pela Anvisa para aplicação emergencial no Brasil é no mínimo controversa. E o deputado Ricardo Barros quer que o rito de liberação por parte da agência seja mais rápido ainda. Qual é a ideia? Liberar vacinas sem estudo? Liberar logo e estudar depois? Que ciência é essa?

Os apressados da vacina experimental compõem um movimento realmente intrigante – e que conta com um impressionante grau de benevolência geral. Até o sumido Aécio Neves reapareceu, antes mesmo de qualquer aprovação emergencial, para propor um plano de vacinação geral obrigatória, através de formas indiretas de embargo social ao cidadão não vacinado. Hein?!

Nem a taxa de letalidade, nem os grupos vulneráveis indicam a necessidade de vacinação universal contra a Covid. Considerando ainda os riscos para a saúde, a falta de eficácia comprovada, o ataque à liberdade do cidadão e os custos bilionários envolvidos, uma proposta dessas seria necessariamente, numa sociedade sadia, um escândalo. Mas não foi. Dessa vez deixaram Aécio em paz.

O que está acontecendo? Que forças irresistíveis movem os vacinadores indóceis? Responda rápido, de preferência bem alto, porque nesses tempos em que se faz ciência no grito daqui a pouco a sua voz de herege não sai mais.

131 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 131 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Eduardo Prestes

    12/02/2021 14:08:09

    O vírus é inofensivo para 99% das pessoas, milhões já tiveram COVID e estão imunizados. Não há emergência sanitária alguma, o risco é considerável apenas para idosos e pessoas com doenças crônicas... Justamente os grupos que mais precisam de vacinas confiáveis e eficientes, um estágio ainda não alcançado pelas opções atuais. Cada um deveria ser livre para analisar e decidir sobre riscos e benefícios para si e seus familiares, o estado não tem que se meter na vida pessoal dos cidadãos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • I

      Irene

      09/02/2021 20:22:32

      Alguém pode contar para o deputado Ricardo Barros que a Anvisa não está inventando nada? Que a Anvisa sempre foi assim e ele só está sabendo disso porque, agora, está precisando dela?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        CRAMOS

        09/02/2021 18:58:54

        Outra coisa que é tratada com grande desumanidade nos comentários é que os que estão morrendo são os mais idosos (no Brasil, 90% mais de 65 anos, na Suécia, 95% mais de 70 anos e etc...), logo isto não é tão importante... são os velhos que se vão e que não trabalham mais.... MAS, o que esquecem é que no ramo de turismos, os mais velhos são OS CLIENTES CONSTANTES... sem os idosos o ramo de turismo, restaurante, hoteis, teatros, museus irão fechar mesmo, como já fecham de modo até natural.... No navio Diamond Princess, retido no Japão com mais de 3,7 mil pessoas, a idade média dos passageiros (os pagantes) era de 69 anos... dos tripulantes 35... Os idosos movimentam o entretenimento mundial.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          CRAMOS

          09/02/2021 18:40:37

          Estamos discutindo um assunto que já é passado... a Fase 3 de Vacinas e sua aprovação institucional... Já passou... entramos no dia 16 de janeiro, no Brasil, na FASE 4 que é a aplicação da vacina e acompanhamento de resultados no universo real de toda a população e de efeitos adversos.... Já foram vacinados 3,64 mihões de brasileiros e até agora, 25 dias depois não houveram nem news nem fakenews sobre problemas ligados a vacinas Coronavac ou Oxford no Brasil... No mundo já são mais de 134,65 milhões de vacinados... RECOMENDA-SE subir mais um patamar na discussão e a avaliar a Fase 4 da Vacina... Israel até abril vacinará toda a população e o mun. Serrana-SP será todo imunizado... É fase 4.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • F

            Francisco J. - 2019

            13/02/2021 11:02:50

            Será que as vacinas estão IMUNIZANDO ??? Se não estiverem, vamos TENTAR com outra e depois com mais outra e outra ? No método nada científico da TENTATIVA e DESPERDÍCIO ??? Você sabe quem paga essa conta BILIONÁRIA ???

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • C

          CRAMOS

          09/02/2021 17:46:00

          Deu na Gazeta do Povo.... gazetadopovo.com.br/econ…recusar-vacina-covid-19

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            Demetrius Giovanni Soares

            08/02/2021 18:59:28

            Freitas, mostre que você tem coragem de ler o seguinte trending topic no site do Instituto Mises Brasil (está lá hoje na primeira página com recordes de acesso): "E Se o Coronavírus Houvesse se Espalhado Sem Ser Detectado". E caso você seja realmente muito macho, mas muito macho mesmo, tenha a bravura de postar seu comentário na seção dos leitores logo após o artigo. É grátis e nao precisa ser inscrito ou sequer assinante para postar. Aguardarei ansiosamente por lá a sua corajosa manifestação. Abs

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • F

              Freitas

              08/02/2021 21:16:11

              Responda aqui o meu comentário, Demetrius. Você não me achincalhou aqui, nesta coluna? Dei-lhe a resposta e você vem com essas "pegadinhas"? Quando uma pessoa do seu naipe não tem argumentos, parte para a baixaria. Foi o que você fez em resposta ao meu comentário exarado logo abaixo. >>> RELEIA: >>> "FREITAS, FREITINHA, FREITÃO, de tanto falar alto mal consegue fazer um textão. É o chato de plantão q faltava nas reuniões dos mortadelas, mas q de tão chato ficou no capacho e terminou com o pires na mão. FREITINHA, já passou da hora de vc exigir sua coluna diária (ou seria diarréica?) na GAZETA, mermão".

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            08/02/2021 15:10:05

            Demetrius, A VERDADE ESBOFETEIA OS HIPÓCRITAS. Se você acompanhasse há mais tempo a Gazeta, saberia muito bem que sofri o mesmo tipo de "ataque" quando defendi a PRISÃO DO BEBUM GENOCIDA, UM TAL DE LULA. Fazer o quê? Fanatizado é doente mental. Os petralhas e seus asseclas destruíram as estatais brasileiras e seus fundos de pensão. Esse tipo de crime tem que ter a pena máxima prevista na nossa legislação. No segundo turno, toda a minha família, em torno de 50 votos, votou no 17, justamente para afastar o "poste" do Lula. Mas, não sou conivente com "rachadinhas", intervenção no COAF, PF, RF, Ricardo Barros, Ciro Nogueira, Lira, Fernando Bezerra, Kassio, Aras, Bob Jefferson. falta espaço ...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              Demetrius Giovanni Soares

              08/02/2021 13:43:42

              FREITAS, FREITINHA, FREITÃO, de tanto falar alto mal consegue fazer um textão. É o chato de plantão q faltava nas reuniões dos mortadelas, mas q de tão chato ficou no capacho e terminou com o pires na mão. FREITINHA, já passou da hora de vc exigir sua coluna diária (ou seria diarréica?) na GAZETA, mermão

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • F

                Freitas

                08/02/2021 15:12:12

                Demetrius, logo acima, apenas um "textinho", mas poderia escrever um livro a respeito. Um ótimo dia.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                08/02/2021 15:09:12

                Demetrius, A VERDADE ESBOFETEIA OS HIPÓCRITAS. Se você acompanhasse há mais tempo a Gazeta, saberia muito bem que sofri o mesmo tipo de "ataque" quando defendi a PRISÃO DO BEBUM GENOCIDA, UM TAL DE LULA. Fazer o quê? Fanatizado é doente mental. Os petralhas e seus asseclas destruíram as estatais brasileiras e seus fundos de pensão. Esse tipo de crime tem que ter a pena máxima prevista na nossa legislação. No segundo turno, toda a minha família, em torno de 50 votos, votou no 17, justamente para afastar o "poste" do Lula. Mas, não sou conivente com "rachadinhas", intervenção no COAF, PF, RF, Ricardo Barros, Ciro Nogueira, Lira, Fernando Bezerra, Kassio, Aras, Bob Jefferson. falta espaço ...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • A

              alceu nunes

              08/02/2021 13:06:53

              Levando por esse lado o das incertezas, seu artigo também poderia ser criticado, quem garante que seu ponto de vista está certo?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • D

                Demetrius Giovanni Soares

                08/02/2021 13:27:29

                Entao vc é o cara q por via das dúvidas aceita sem conferir o troco da padaria, afinal, quem é vc pra contestar, não é mesmo? É cada argumentão q dá até inveja

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • K

              Klin

              08/02/2021 12:23:29

              Falou e disse!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                10/02/2021 12:25:33

                SERÁ QUE EM TESTES O MS ACREDITA? >>>> Pazuello pretende doar 1 milhão de testes de Covid-19 quase vencidos ao Haiti Leia mais em: gazetadopovo.com.br/repu…-haiti/?ref=saiba-agora Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • G

                  Giba12

                  08/02/2021 3:45:01

                  O raciocínio parece válido, mas não o é, caro Fiúza. Não há como testar os parâmetros de eficácia na população idosa que está reclusa em comparação com os profissionais da saúde que estão em contato diário com o vírus, por exemplo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Edmo

                    08/02/2021 2:00:09

                    Artigo genial e corajoso, em tempos de ditadura nos meios de comunicação. Parabéns Fiúza!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      RONALDO CABRAL

                      08/02/2021 0:46:18

                      Matéria incrível.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        08/02/2021 0:20:39

                        "Os governadores dos nove estados que compõem o chamado Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal pediram em “Carta à Nação Brasileira” que o governo federal reabilite os leitos de UTI para tratamento da Covid-19. O número de leitos habilitados para o tratamento da doença com custeio do governo federal vai cair dos atuais 6.830 para 3.187 até o fim deste mês. O SUS chegou a ter mais de 23 mil leitos habilitados, segundo o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde)."

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        3 Respostas
                        • E

                          Emiliano augusto bastos coutinho

                          09/02/2021 12:27:41

                          Não conheces nada ... então tudo ok !

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          08/02/2021 15:13:39

                          Emiliano, vá reclamar para o CONSELHO... rsss Eita... E os equipamentos de testagem? Vão para o Haiti?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Emiliano augusto bastos coutinho

                          08/02/2021 1:22:11

                          Pura politicagem .. não é possível sustentar leitos exclusivos para COVID como se não houvesse outras patologias na vez .. Ignorãncia na área médica só e apenas isso ...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        08/02/2021 0:16:35

                        "A CIÊNCIA DO GOGÓ" >>>>> Itajaí (SC) adotou o tal tratamento precoce e deu no que deu. "Itajaí liderou em 2020 o ranking de letalidade da Covid-19 entre os maiores municípios de Santa Catarina, com mais de 100 mil habitantes. A cidade foi notícia em todo o país ao optar pela polêmica distribuição de tratamentos ‘profiláticos’ como o vermífugo ivermectina, que é oferecido gratuitamente pela prefeitura com a promessa de prevenir a contaminação pelo coronavírus. Desde julho, mais de 2,2 milhões de comprimidos foram entregues à população. "

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          07/02/2021 23:44:37

                          Franendireita Br, COLOQUEI RESPOSTAS AO SEU COMENTÁRIO. OK? Mas, vou colocar mais, para lhe desmoralizar >>>> Veja: "Os epidemiologistas concordam com os cidadãos na hora de apontar o estopim desta explosão viral. Portugal foi, junto com a Espanha, o país europeu que impôs menos restrições nas festas de final de ano. Na véspera de Natal, por exemplo, a mobilidade foi total, o toque de silêncio se reduziu ao mínimo e não houve sequer um limite de pessoas nas casas. “Salvar o Natal foi um grande erro; sabíamos, mas não esperávamos que chegasse a ser desta magnitude”, admite Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos da Saúde Pública de Portugal. " SEGUE >>>

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • E

                            Emiliano augusto bastos coutinho

                            08/02/2021 1:23:49

                            Nada disso é certeza .. medidas severas matam tanto quanto relaxadas ...pura Balela

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            07/02/2021 23:43:59

                            "Ele critica que as restrições tenham sido relaxadas sem que o país tivesse conseguido sair totalmente da segunda onda. O período de festas começou em Portugal com 3.000 infecções por dia, “um número alto, embora a trajetória fosse descendente”, explica o epidemiologista. Os hospitais não estavam preparados para o que viria e sofreram um colapso, sobretudo na área de Lisboa, de onde pacientes foram encaminhados para o Porto e até para a longínqua ilha da Madeira. Uma fila de 30 ambulâncias carregadas de pacientes esperava vez há poucos dias no pronto-socorro do hospital de Santa Maria, na capital portuguesa. Agora o ponto mais crítico está nas UTIs. "

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Franendireita Br

                          07/02/2021 23:31:10

                          Fiuza, VAMOS FALAR BEM ALTO: SEU ARTIGO É GENIAL Agora vou falar para este palerma que se identifica por Freitas ! Freitas, não fale do que não sabe mermão... tenho amigos e familiares lá na terrinha...falo com eles quase todo dia.... Freitas, freitinhas.... não fala mxrda! Lá tiveram desde o ano passado um dos lockdown mais severos .... não tiveram Ano Novo - tudo fechado e ninguém podia ir na casa dos parentes e no Natal liberaram para famílias - só na noite de Natal - não deixam ninguém sair de uma cidade para outra! Lá é uma das maiores provas do mundo que isso não funciona! Veja o caso das freiras em um claustro (convento completamente isolado) todas pegaram... Não fale besteira.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          6 Respostas
                          • E

                            Emiliano augusto bastos coutinho

                            09/02/2021 12:30:20

                            Outra FAKENEWS ... vc responde todo e qq comentário que comente sobre o governo federal ...doentio isso sim ...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            08/02/2021 11:34:26

                            Emiliano, quem precisa de auxílio médico é você, que me segue em todos os comentários. "Sai do meu pé. chulé". rsss >>>> Veja isto >>> Pazuello pretende doar 1 milhão de testes de Covid-19 quase vencidos ao Haiti Leia mais em: gazetadopovo.com.br/repu…-haiti/?ref=saiba-agora Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Emiliano augusto bastos coutinho

                            08/02/2021 1:13:01

                            Deixe de teimosia " freitas " nada está PROVADO Não és conhecedor dos fatos ! Que maluquice ...Depois ficas p da vida quando digo que precisas de auxílio médico. Olha essa discussão infrutífera que te metes. Ninguém acredita em TI .. quase " persona non grata " aqui .Enfim....

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            07/02/2021 23:40:11

                            PARTE IIi - "Os dados são pavorosos. Metade das mortes por covid-19 em Portugal ocorreram em janeiro, e a incidência por 100.000 habitantes em 14 dias chega a cifra nunca vistas: 1.438, seguido por Israel, com 1.060, e República Tcheca, com 902, segundo os dados reunidos pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. O recorde é em Penedono, no norte do país, com mais de 7.400 casos por 100.000 habitantes. O número de mortes por covid-19 em proporção à população também deixa o país na liderança mundial na última semana, seguido por Líbano e Reino Unido, segundo a mesma universidade."

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            07/02/2021 23:38:14

                            PARTE II - "O mesmo organismo divulgou também os dados referentes aos primeiros 14 dias do ano sobre as notificações de novos casos e de mortes por covid-19, em que é possível ver a degradação da situação em Portugal. Neste período, o país teve 178,27 óbitos por um milhão de habitantes. As medidas menos restritivas no Natal e a variante inglesa do novo coronavirus contribuíram para estes números, refere o ECDC, que lançou um documento exclusivamente dedicado à preocupação em torno das variantes com o que mundo tem estado a lidar nas últimas semanas — a britânica, a sul-africana e a brasileira."

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            07/02/2021 23:37:23

                            Verdade? rsss O mundo inteiro assistiu pela TV a liberação geral em Portugal e na Espanha para as festas de final de ano. Vamos lá: PARTE 1 - "Portugal tem tido “um aumento notável” de casos de covid-19 nas últimas semanas, atribuído “sobretudo” ao relaxamento das medidas de contenção do vírus da época festiva do final do ano e, “em menor escala” à variante britânica do SARS-CoV-2, já identificado em algumas regiões do país. A frase está no relatório Risco de propagação das novas e preocupantes variantes da SARS-CoV-2, que o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) disponibilizou esta quinta-feira."

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Claudia Mara Pereira

                          07/02/2021 23:25:32

                          Prezado Fiuza, assinei o jornal Gazeta do Povo, por sua causa. Te admiro muito!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            07/02/2021 23:00:29

                            PARA OS NEGACIONISTAS: >>> "Covid-19 arrasa Portugal, que vive pesadelo após festas de fim de ano com recorde de mortes e infecções. País foi exemplo no combate ao coronavírus, mas agora lidera a mortalidade no mundo, após um período de celebrações com poucas restrições."

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • E

                              Emiliano augusto bastos coutinho

                              08/02/2021 1:17:18

                              Com ou sem LOCKDOWN resultados poderiam ser os MESMOS .." freitas " o curioso .

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              08/02/2021 0:17:26

                              iVO, O POLACO >>> VocêS negam tudo. Até os cadáveres de Portugal. Fazer o quê? >>>"Portugal tem tido “um aumento notável” de casos de covid-19 nas últimas semanas, atribuído “sobretudo” ao relaxamento das medidas de contenção do vírus da época festiva do final do ano e, “em menor escala” à variante britânica do SARS-CoV-2, já identificado em algumas regiões do país. A frase está no relatório Risco de propagação das novas e preocupantes variantes da SARS-CoV-2, que o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) disponibilizou esta quinta-feira."

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • I

                              IvoHM

                              07/02/2021 23:26:08

                              Notícia fresquinha, copiada e colada do El País, o representante espanhol da extrema imprensa. Ninguém está interessado, zniewieściały dziecko.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Cibele

                            07/02/2021 17:24:11

                            Fiuza se supera a cada artigo. Anos de 2020 e 2021 resumidos em um título: ciência do gogó.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Celito Medeiros

                              07/02/2021 16:23:04

                              O Fiuza foi até muito benevolente. Talvez se gritar venha o 'cala a boca'... Tantas coisas que podem estar erradas nesta hora incerta e tantos certos aprisionados em conceitos para outros tão duvidosos. É muito emocionante ver um Idoso acima dos 100 anos desejando viver e festejando ter sido vacinado. Talvez não tenha receio do tipo de Vacina aplicada, tem muitas coisas a se preocupar, incluindo suas condições perante a Família, suas condições básicas de sobrevivência pelo alimento e remédios. Falamos de todos em todas as idades, e por certo, cada um defenderá sua condição de Sobrevivência, mesmo com os olhos de Piedade para os mais Jovens. Está complicado, mas esta Humanidade Vencerá!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Roberto Fakir

                                07/02/2021 13:52:10

                                Denegrir a reputação do coronavirus significa ser NEGACIONISTA, de acordo com jornalistas adoradores da Seita do VÍRUS mandado por Deus, conforme Jane Fonda.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • E

                                  Emiliano augusto bastos coutinho

                                  08/02/2021 1:19:08

                                  Vá se tratar " Freitas " ... quem avisa amigo é !

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Freitas

                                  07/02/2021 22:57:47

                                  Roberto Fakir, quando você vai ter a nobreza e retirar a mentira que você preferiu na coluna do >>> gazetadopovo.com.br/voze…/negacionistas-pandemia <<< ao afirmar que São Paulo teve o maior ÍNDICE de mortes por covid? Na realidade, São Paulo TEM O MENOR ÍNDICE DE MORTES DA REGIÃO SUDESTE. Para aqueles que duvidam, sugiro pesquisar https:// covid.saude.gov.br/

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Maurício

                                07/02/2021 13:17:15

                                Essa Daniela Lima da CNN, fala mal de Bolsonaro e do Governo Federal o tempo todo, fica chato isso, mudo de canal quando ela aparece.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                3 Respostas
                                • T

                                  TIAGO

                                  07/02/2021 22:55:22

                                  A Vera foi chefe dela na Foice de SP. Isso ai é da turma ninguém solta a mão de ninguém. Jornalista da corja bitolada de visão única. Eles contam mentiras e distorcem os fatos, mas não perdem a amizade.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Roberto Fakir

                                  07/02/2021 20:09:06

                                  Além disso essa Daniela Lima é mentirosa e pior, ela acredita na própria mentira. Ganhou um emprego do Agripino Doria na Cultura e até hoje paga a prestação lá nessa CNN. Essa jornalista é muito ruim. Só grita e mente. Fiquei com do' da Glória Vanique que tem que aguentar esse bagaço.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Luiz

                                  07/02/2021 13:25:40

                                  O prezado, em vc ainda assiste a CNN ou Globo News? Ops, digo, a Globo Lixo? mude de canal, meu caro.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • P

                                PTRLC

                                07/02/2021 12:57:37

                                Boa Fiuza, como sempre desmascarando os defensores da ciência-ciência-ciência que não têm vergonha na cara hipócrita, de chamar os seus contestadores de negacionistas e obscurantistas, feito um papagaio. Não passam de súcia da covid e cosplay da morte.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  André de Souza Moreira

                                  07/02/2021 12:52:18

                                  Vc é algum **** ????

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luiz

                                    07/02/2021 12:38:44

                                    As forças "irresistíveis, prezado Fiúza, são as que querem derrubar o "Bozo". Chamar de negacionistas quem põem em dúvida a eficácia das vacinas é a cantilena desses patriotas do corona, tipo os Dórias da vida. Outra coisa: o que move essa gente defensora de vachinas, é grana, meu caro. Imaginem só usar ivermectina, hidroxicloroquina, vitaminas, etc, como profilático? São baratinhos, hein?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    4 Respostas
                                    • C

                                      CESAR SABBAGA

                                      07/02/2021 20:00:16

                                      Creolina é mais barato.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz

                                      07/02/2021 13:30:42

                                      O prezado, como assim Bolsonaro se apropriou? Ué, não essa vachina aí não é a do Dória?rsrsrs Vacina do Brasil? Oras o governo só esperou o ok da Anvisa, não? Assim que a Anvisa deu o aval - é uma emergência, lembra? - o governo colocou a estrutura logística do Min. da Saúde e iniciou a vacinação. Independente de qual é a vacina. Entendeu?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      José Valter Cipolla Aristides

                                      07/02/2021 13:08:07

                                      Então porque o Bolsonaro se apropriou da "vachina" a chamando de "Vacina do Brasil"?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Fabricio Mendes Ghessi

                                      07/02/2021 12:49:53

                                      Esse povinho corona lover virou paoagaio de lobby farmacêutico inconcientemente. É impressionante como o povo foi cozinhado a fogo baixo pra chegar a isso. Você foi no alvo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcelo

                                    07/02/2021 12:38:11

                                    Fiuza tentei ler sua coluna, seus comentários são absolutamente irrelevantes.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    5 Respostas
                                    • B

                                      Benedito Nunes da Silva

                                      07/02/2021 17:26:48

                                      E voces são doutrinados pela fiuzes, bando de negacionistas .

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Cibele

                                      07/02/2021 17:20:50

                                      Irrelevante é esse seu comentário.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • G

                                      Geraldo F.

                                      07/02/2021 14:30:52

                                      Aproveita e corre pro estadao e veja pois a assinatura está em promoção.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz

                                      07/02/2021 13:31:44

                                      Esse aí prezado, é da turma paulofreiriana. Saber ler, mas interpretar? kkk

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Fabricio Mendes Ghessi

                                      07/02/2021 12:51:39

                                      Tão irrelevantes que você se da ao trabalho de comentar. Uhahahahahah

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    joão José Augusto Mendes

                                    07/02/2021 12:26:13

                                    Esta Gazeta Publicou uma declaração do Macron, aquele defensor da Amazônia, pondo em dúvida a eficácia da vacina chinesa. A publicação sumiu e ninguém tá falando nada. Em Porto Feliz teve um plano piloto de combate ao coronavirus, que rendeu a seu prefeito a eleição com mais de 90% dos votos válidos. A USP está estudando o desenvolvimento de uma vacina nossa, que deverá estar em condições de testes em maio de 21. Ninguém vai atrás disso? Isso não é importante? O importante é só cair de pau np Bolsonaro?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    6 Respostas
                                    • I

                                      IvoHM

                                      08/02/2021 1:34:40

                                      O prefeito de Itajaí é do petê...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Freitas

                                      07/02/2021 23:58:30

                                      Itajaí (SC) adotou o tal tratamento precoce e deu no que deu. "Itajaí liderou em 2020 o ranking de letalidade da Covid-19 entre os maiores municípios de Santa Catarina, com mais de 100 mil habitantes. A cidade foi notícia em todo o país ao optar pela polêmica distribuição de tratamentos ‘profiláticos’ como o vermífugo ivermectina, que é oferecido gratuitamente pela prefeitura com a promessa de prevenir a contaminação pelo coronavírus. Desde julho, mais de 2,2 milhões de comprimidos foram entregues à população. "

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      CESAR SABBAGA

                                      07/02/2021 20:03:59

                                      Eles vão negar isto também

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Carmo Augusto Vicentini

                                      07/02/2021 13:29:53

                                      Outra mentira: o primeiro boletim epidemiológico de Porto Feliz data de 19/03/2020. Obrigado. De nada. De novo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Carmo Augusto Vicentini

                                      07/02/2021 13:26:49

                                      Mentira! 4500 casos entre confirmados e aguardando confirmação. 31 óbitos, boa parte não fez o tratamento precoce. Letalidade 0,6 % em Porto Feliz. Brasil em torno de 3 a 4%. Obrigado. De nada.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      Julio

                                      07/02/2021 12:39:09

                                      Porto Feliz já está com mortalidade e Casos como outras cidades do interior. O município só começou a divulgar os dados em agosto. O tratamento precoce do prefeito começou no início de abril. Mas mesmo assim a doença avançou.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Ricardo

                                    07/02/2021 12:14:16

                                    Perfeito: ciência feita no grito... e nos berrante$!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Roberto Fakir

                                      07/02/2021 12:14:36

                                      Olha Fiuza. Assistindo alguns telejornais cheguei a uma conclusão. A existência de uma grande quantidade de jornalistas adoradores de uma nova seita. A seita do VÍRUS. Jornalistas dessa seita chegam a falar que tem que ter RESPEITO com a seita do vírus e quem detrata esse VÍRUS vai para o inferno. Um caso interessante são alguns jornalistas da CNN como Daniela Lima e Evandro Cine. São os adoradores do VÍRUS. O bispo e a bispa dessa seita.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • R

                                        Roberto Fakir

                                        07/02/2021 16:08:37

                                        Não sei José. Apoio somente o Brasil e não nome de presidente. Apoio tratamento para o covid como apoio para o H1N1. Apoio a venda de Estatais. Apoio à POSSE de armas. Apoio à polícia. Apoio o liberalismo economico. Apoio à globalização, mas não o globalismo. Apoio o uso dd vacinas depois de seguras e eficazes. Apoio a reforma tributária e a administrativa. Agora, se o presidente apoiar pelo menos partes disso que apoio ele tem meu apoio também.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        José Valter Cipolla Aristides

                                        07/02/2021 12:20:28

                                        Roberto, a CNN não era a queridinha dos apoiadores do presidente?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      DENISSON HONORIO DA SILVA

                                      07/02/2021 13:44:47

                                      Há muitas perguntas a serem respondidas. No começo da pandemia, os tais especialistas diziam que uso de máscara devia ser restrito aos hospitais. Depois, mudaram o enfoque. Lockdown, também, sem conclusões adequadas. Medicamentos precoces, motivo de celeuma. Vacinas adequadas e eficientes, com interesses bilionários envolvidos. Esta manifestação intempestiva de Ricardo Barros, com seu histórico de corrupção, dá o que pensar. O próprio Bolsonaro, ao negar a doença no começo, também contribuiu para a insesatez de ambos os lados. Não há santo nessa história.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Ciro Santos

                                        07/02/2021 11:46:21

                                        Perguntas que incomodam. Aí vai mais uma: Porquê ninguém fala nada sobre o soro desenvolvido pela Fiocruz e pelo Instituto Butantã? Está pronto e cura os infectados até onde pude entender. Porquê essa pressão toda pela vacina se existe tratamento para a doença desenvolvido no país?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • O

                                          Oirad Ojuara

                                          07/02/2021 11:37:50

                                          Qual a natureza da 2ª onda? Por quê é mais mortífera? A razão é que a cada reprodução de vírus a "família" gerada não é de gêmeos idênticos. Numa epidemia sem restrições, aqueles vírus com mutações que afetam minimamente o infectado (não derrubam o doente) mas que causam espirros e tosse suficiente para se propagarem, tendem a prosperar, e cada vez mais o vírus torna-se menos letal. Ao contrário, se as pessoas com saúde se esconderem do vírus, as variantes que conseguirem alcançar as pessoas enclausuradas (mais tempo de incubação, sobrevivência por mais tempo no ambiente, transmissível pelo vento, resistentes ao alcool, etc.) é que irão prosperar. Essas últimas variantes serão mais letais.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • C

                                            CESAR SABBAGA

                                            08/02/2021 2:30:22

                                            Oi Odair Araujo, rudo bem? Que teoria, hem! Vale prêmio Ignóbil.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          JOSE PAULO MARQUES NETTO

                                          07/02/2021 11:27:33

                                          Perfeita está análise. Todo tipo de interesse, sobretudo o pessoal, comanda o espetáculo dia e noite. Já ouvi as maiores besteiras ditas em nome de ciência, até Lockdown misto em cores e matizes, horários, concentrações em nome do distanciamento etc. Etc. Será que o tal vírus sabe disso também???

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            José Valter Cipolla Aristides

                                            07/02/2021 11:17:50

                                            Sugiro que assistam com muita atenção e isenção a Live do presidente do dia 04.02.21. A ciência do gogó é propagada pelo próprio presidente da República. Ele só pensa nele, nos filhos e nos amigos. A sociedade que se lasque.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • I

                                              IvoHM

                                              07/02/2021 16:35:41

                                              Cippola: Me conte uma coisa. Você é discípulo de Paulo Freire, Stalin ou Gramsci? Se for do Paulo Freire, infere-se a sua total capacidade de interpretar e compreender um texto ou pronunciamento. Já se for seguidor dos dois últimos, você demonstra malícia e aquela velha desonestidade intelectual de pegar frases soltas e juntá-las de modo a caberem na sua narrativa. No primeiro caos, é digno de pena. No segundo, de cadeia.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            José Valter Cipolla Aristides

                                            07/02/2021 11:14:13

                                            Quando o Bolsonaro recomenda e faz propaganda da Cloroquina e afins, também é a "ciência do gogó". Vejam a Live do presidente, do dia 04.02.21. Ele diz que a cloroquina "pode não funcionar". E que não mata ninguém. Também disse que não tem culpa. Perceberam que para ele a culpa é sempre dos outros?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            3 Respostas
                                            • I

                                              IvoHM

                                              07/02/2021 16:35:08

                                              Cippola: Me conte uma coisa. Você é discípulo de Paulo Freire, Stalin ou Gramsci? Se for do Paulo Freire, infere-se a sua total capacidade de interpretar e compreender um texto ou pronunciamento. Já se for seguidor dos dois últimos, você demonstra malícia e aquela velha desonestidade intelectual de pegar frases soltas e juntá-las de modo a caberem na sua narrativa. No primeiro caos, é digno de pena. No segundo, de cadeia.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              PTRLC

                                              07/02/2021 13:08:24

                                              Cara, você deveria estar no Ministério da Saúde com essas inferições mirabolantes, dignas do seu ídolo Malandetta o tal do "fique em casa até não conseguir respirar" aí retorna, só para ser entubado. Se quiser vá afrouxar a calça do seu ídolo "Calça Apertada" e "Tranca Rua" com o seu lema: Sem Lockdown não há salvação. Você é mais um néscio a serviço da ciência do gogó.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              CESAR SABBAGA

                                              07/02/2021 11:46:35

                                              Este pronunciamento do presidente me fez lembrar dos discursos da presidenta.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Roberto Fakir

                                            07/02/2021 11:13:13

                                            Tomar essa vacina do Doria com 50,38 e tomar a cloroquina do Bolsonaro deve ter o mesmo efeito. Quase nenhum.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Roberto Fakir

                                              07/02/2021 10:45:37

                                              Em uma época de "plena" liberdade, jornais não esquerdistas escrevem pedindo socorro dizendo "nos ajudem nessa época de CENSURA". Confesso que fiquei ENVERGONHADO lendo esse pedido de socorro. E assistindo um stand-up de jm "humorista", vi que essa era a realidade. Muito normal o humorista fazer piadas sacaneando qualquer politico de plantão, mas fazer piada apoiando político só vi com o "pseudo" Duduvier. Mas agora tem também o Rabin. Será que o NOVO NORMAL vai ser assim tão chato para quem não é esquerdista?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • F

                                                Freitas

                                                07/02/2021 10:09:32

                                                PARA OS NEGACIONISTAS: >>> "Covid-19 arrasa Portugal, que vive pesadelo após festas de fim de ano com recorde de mortes e infecções. País foi exemplo no combate ao coronavírus, mas agora lidera a mortalidade no mundo, após um período de celebrações com poucas restrições."

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                4 Respostas
                                                • I

                                                  IvoHM

                                                  07/02/2021 23:22:36

                                                  Dãããã. Zniewieściały dziecko!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  Freitas

                                                  07/02/2021 22:44:21

                                                  Ivo Hauer Malschitzky, pode apostar que, se depender de mim, a FAMÍGLIA BOLSONARO vai para a cadeia. Nas últimas eleições, enterramos o PT para colocar esse louco na Presidência da República? Um doente mental? Uma pessoa que defende pílula do câncer, vermicida, ozônio no reto? Amigo de Queiroz e milicianos?

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • I

                                                  IvoHM

                                                  07/02/2021 16:28:59

                                                  É difícil tentar compreender como funciona a mente desse Freitas. O cara fica o dia inteiro lendo a extrema imprensa, cujo único objetivo é provocar a queda do Bolsonaro ou, na pior das hipóteses, impedir a sua reeleição. Não contente com isto, vem depois poluir esse espaço com seus "CtrlC+CtrlV", muitos com assuntos que nada têm a ver com a matéria. E dá-lhe El País (o acima), Antagonista, Folha, DCM, Brasil 247, Globo... Sabe, Freitas, se alguém daqui quiser saber a opinião da comunalha, algo que eu duvido seja do interesse da maioria, ele pode pesquisar sozinho, sem os teus préstimos. E ficaria muito melhor para todos: você seria poupado desse trabalho insano e nós, do desprazer de lê-lo

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • P

                                                  PTRLC

                                                  07/02/2021 13:16:24

                                                  Pelo que li, lá na "terrinha" só está morrendo o pessoal do grupo de risco e com comorbidades, o que convenhamos, ocorreria no inverno pelas doenças respiratórias, já que a seleção natural apenas faz a sua parte. Mas, para os adoradores do vírus, normalmente os amiguinhos da canhota, isso não aconteceria no Lockdown. São os iluministas da gambiarra científica.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • T

                                                TIAGO SILVA

                                                07/02/2021 5:38:24

                                                Vacina Ruim, Cloroquina Boa..... vai entender esses Bolsonaristas.....

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                4 Respostas
                                                • I

                                                  IvoHM

                                                  07/02/2021 16:09:59

                                                  Esse Tiago Silva é muito burro, ou muito sem-vergonha mesmo.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  André de Souza Moreira

                                                  07/02/2021 12:55:03

                                                  Vai entender vc que nega os estudos e comprovações de eficácia do tratamento precoce e idolatra as vacinas feitas a toque de caixa e que geram bilhões e bilhões de dólares a industria farmacêutica... Surreal.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  Roberto Fakir

                                                  07/02/2021 11:11:11

                                                  Realmente precisa de muita fé para tomar uma vacina de 50,38 e achar que está imunizado. Essa vacina do Doria e essa cloroquina do Bolsonaro devem ser iguais.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Mirtão

                                                  07/02/2021 6:38:53

                                                  Tratamento precoce não, vachina de aguinha de batata sim. Vá entender estes esquerdopatas...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                JOÃOT

                                                07/02/2021 4:01:09

                                                Perfeito Fiuza! A grande maioria dos nossos políticos não vive sem holofotes! Nos 15 segundos de fama que cada um recebe acrescenta-lhes, também, o título de doutor "honoris causa" em covid-19. Junte-se a isso o fato de ele ter lido a bula inteira da vacina, enquanto fazia o caminho do seu apartamento até o Congresso (nesse caso já equivale a um PhD). Incerteza dita como certa! E, com esse "status", dá pra falar de igual pra igual com Anvisa...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Marlo Litwisnki

                                                  07/02/2021 3:59:07

                                                  Texto raso e raciocínio dicotômico. Contra ou a favor. Do quê afinal ? Da ciência ? Porquê será que Alemanha, Inglaterra, França, EUA, Canada... etc correm atrás da vacina ? Israel já vacinou 60% do seu povo...será que são idiotas ? Ou algum brazuca travestido de "analista da ciência do gogó" é o único "especialista" no mundo que está vendo a realidade ?

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  4 Respostas
                                                  • P

                                                    PTRLC

                                                    07/02/2021 13:24:00

                                                    Mais um expertise da covid que ainda não se candidatou a ministro da saúde ou conselheiro da Anvisa. Só para lembrar que as vacinas são EXPERIMENTAIS. Agora vá ao "pai dos burros" mais conhecido por dicionário e leia atentamente a definição desse vocábulo. Néscio de uma figa!!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    Roberto Fakir

                                                    07/02/2021 11:07:42

                                                    Mário, você é tão especialista como eu e o João Agripino Doria.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    José Valter Cipolla Aristides

                                                    07/02/2021 10:50:53

                                                    Seu comentário foi perfeito, Mario.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Mirtão

                                                    07/02/2021 6:46:22

                                                    Aprenda a ler interpretando. Mané.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • S

                                                  SILVIO MACIEL ROCHA

                                                  07/02/2021 3:49:37

                                                  Fiuza sempre brilhante

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    Rosangela Medeiros Costa

                                                    07/02/2021 3:26:49

                                                    Texto conciso e lúcido, com base nos fatos. Diz tudo! - e de maneira racional e crítica, exatamente como deve ser em uma abordagem científica. Parabéns!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • I

                                                      IvoHM

                                                      07/02/2021 16:07:34

                                                      PODE ser um placebo. Nunca afirmou que era garantido, mas que era uma possibilidade de cura, um remédio barato e largamente utilizado. O resto é cegueira ideológica ou déficit cognitivo mesmo.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      José Valter Cipolla Aristides

                                                      07/02/2021 11:35:44

                                                      Rosangela, a propaganda que o Bolsonaro faz da cloroquina tem abordagem científica? Assista a Live do presidente do dia 04.02.21. Ele admitiu que a Cloroquina pode ser um placebo.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • H

                                                    Humberto Edson Cervelin

                                                    07/02/2021 2:38:58

                                                    Como sempre Fiuza é direto com a sátira inteligente. Tempos que se nega alternativas, que se inventam vacinas bilionárias sem comprovação “do bem” , e que se negam milhares de evidências salvadoras de vidas via remédios baratos “do mal”. Como a história é intolerante e a ciência obviamente não é feita “no grito”, veremos logo ali, quem são estes interesses escusos e principalmente quanto($) valem. Logo ali, se a censura permitir obviamente

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      CESAR SABBAGA

                                                      07/02/2021 2:13:07

                                                      Isso mesmo. Não vacinem os idosos como eu (81), entupam -nos com a cloroquina e outras meeeerdas, organizem festas sem máscara e outros cuidados para os filhos e os netos nos contaminarem e deixem a velharia morrer. Eles só dão prejuízo mesmo. É lamentável a posição da imprensa, de um lado agarrados ao escroto do Lula e de outro no do Bolsonaro. Ambos os lados arranjam os mais absurdos argumentos para defender seus interesses mútuos. Prometo nunca mais comentar nada. Concordo com o posicionamento da GP e sei que é difícil evitar exageros de alguns. Não vou cancelar minha assinatura - seria burrice. Tem muita coisa boa para aproveitar ainda (espero que por longo tempo).

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      11 Respostas
                                                      • I

                                                        IvoHM

                                                        08/02/2021 1:38:12

                                                        Pois é, ainda mais com bhabhakas como você na área. Aliás, rsss é coisa de zniewieściały.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • F

                                                        Freitas

                                                        08/02/2021 0:15:27

                                                        Ivo, você é muito "burrinho", cara. Um senhor sexagenário e ainda expõe os seus dados? rssss

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • I

                                                        IvoHM

                                                        07/02/2021 23:17:03

                                                        Qual é a tua, zniewieściały? Já descobriu toda a minha vida e entregou pros teus patrões chineses? Já está na hora de começar a estocar munição em casa?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • F

                                                        Freitas

                                                        07/02/2021 22:55:04

                                                        Cesar Sabbaga, pode enviar para o Ivo Hauer Malschitzky. Pode procurar o endereço que é fácil de achar na internet.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        CESAR SABBAGA

                                                        07/02/2021 21:49:39

                                                        OK IvoHM Vou tomar a 2a dose da vachina como vocês dizem ao redor do dia 15. Prometo te enviar cópia do teste pós-vacina com presença de anticorpos ou não. Na 1a dose não tive nenhuma reação , a não ser um sentimento de absoluta confiança.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • I

                                                        IvoHM

                                                        07/02/2021 16:04:46

                                                        SABBAGA: ninguém está te proibindo de ser vacinado. É de grátis e é por tua conta e risco. Só lembre que nem os laboratórios se responsabilizam por eventuais danos colaterais. Vai lá, tome a vacina. Ah, e esqueça essa história de não comentar mais por aqui. Todos estão curiosos para saber como é o pós-vacinatório.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        CESAR SABBAGA

                                                        07/02/2021 11:40:10

                                                        Mirtão: Avestruz com a cabeça enterrada no chão para não ver a verdade.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        CESAR SABBAGA

                                                        07/02/2021 11:38:10

                                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        José Valter Cipolla Aristides

                                                        07/02/2021 11:33:04

                                                        Cesar, continue comentando. Este jornal precisa dos comentários de leitores sensatos.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        José Valter Cipolla Aristides

                                                        07/02/2021 11:31:33

                                                        Correto, Cesar. Os mesmos que criticam os "cancelamentos", também cancelam. Tem leitores da Gazeta que chegam a "ameaçar" cancelar a assinatura da GP porque leram matérias que não concordam. É muita infantilidade.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Mirtão

                                                        07/02/2021 6:42:54

                                                        Afirmacionista em cima do muro.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • B

                                                      Bruno Santos Teles

                                                      07/02/2021 2:06:46

                                                      O que eu acho mais legal é que a turma anti GMO é a que mais quer vacina GMO...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • D

                                                        dougfate

                                                        07/02/2021 1:39:01

                                                        Obrigado por se colocar a disposição das críticas para fazer a indagação óbvia : precisa vacinar logo em caráter emergencial para fechar licitações de compra mal fiscalizadas , para proteger um grupo ( idosos e vulneráveis) sem evidência, antes que a segunda onda seja vencida sem a vacina e não consigam justificar a gastança ...... é no mínimo necessário questionar , não ?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • H

                                                          Hermes Wessa

                                                          07/02/2021 1:30:59

                                                          O boca de doritos continua sua campanha contra a vacina e pela pajelança dos especialistas Bolsonaro e Alexandre Cloroquina. Este decrépito deve gostar de ver números de mortos acima de 1.000 por dia, estaria em estado orgástico se fossem 2.000, sem a indicação das màscaras e demais medidas. Em que ano você se formou em medicina Fiuk desdentado? Patético!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • I

                                                            IvoHM

                                                            07/02/2021 15:56:03

                                                            HERMÍNIA, PARE DE MENTIR!!!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          ABFeitoza

                                                          07/02/2021 0:55:26

                                                          Há nexo nas indagações. A política de vacinação está dissonante das vacinas aprovadas. R Barros parece estar fazendo papel de lobista. E colocando em risco a idoneidade recem-recuperada da Anvisa. Se não precisava fase 3 porque exigiu das outras? Se precisava, porque não exige da sputnik? Politico interferindo em area tecnica é fumaça de propina. Procura que acha.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Eleide Santana Oliveira

                                                            07/02/2021 0:54:33

                                                            Se a vacina não foi testada nos grupos de riscos com precisão, qual a pressa? Teorias de conspiração á parte,fica claro aqui quem ganha com esta pressa toda. Fabricantes e políticos envolvidos. Acelera! Vá que passa essa "onda", e não ganharam o bastante!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            4 Respostas
                                                            • J

                                                              José Valter Cipolla Aristides

                                                              07/02/2021 11:24:26

                                                              Eleide, a cloroquina e afins, foram comprovadas pela ciência? Não! Os apoiadores do presidente são tão incoerentes quanto o próprio. Só que a incoerência do bolsonaro é estratégica. Mussolini fazia isso muito bem.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              Elizeu Loureiro Filho

                                                              07/02/2021 10:37:19

                                                              Hermes, Vai ler o Globo lixo, lá vc vai encontrar o que procura!!!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              Mirtão

                                                              07/02/2021 6:45:35

                                                              Hermes, vc é a bacia.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • H

                                                              Hermes Wessa

                                                              07/02/2021 1:31:38

                                                              Agora volta pra bacia de feno!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            Jose Antonio Rocha

                                                            07/02/2021 0:44:05

                                                            Preciso como sempre

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • I

                                                              Inô Gazotti

                                                              05/02/2021 23:02:30

                                                              Excelente! Obrigado!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                luan stark

                                                                05/02/2021 21:49:14

                                                                ótima reflexão. parabéns pelo texto.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.