• Carregando...
Aplicativo que pode revolucionar a comunicação de surdos vem do Nordeste do Brasil
| Foto:

*Com colaboração de Gabriela Ruic

Estudantes de Ciência da Computação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), João Paulo Oliveira, Lucas de Araújo Mello Soares, Amirton Chagas, Flavio Almeida e Daniel Ferreira, criaram um aplicativo que quebra uma série de mitos em relação à projetos inovadores pela inclusão.

O Prodeaf, é um aplicativo que assume o papel de intérprete de português e LIBRAS, através de um avatar. Isso coloca o Brasil e a região nordeste em destaque na inovação tecnológica para esse fim e prova que inclusão gera demandas de negócios específicos.

De acordo com João e Lucas, com o aplicativo é possível que um surdo se aproxime de qualquer pessoa para pedir uma informação, por exemplo. Com a câmera do aparelho, o surdo registra os sinais em LIBRAS e o sistema então os converte em áudio. Para responder, basta que o ouvinte fale com o app, que irá então representá-lo, via avatar no display.

Outra boa notícia é que o Prodeaf está em vias de ser colocado em testes com um grupo de surdos de associações parceiras do projeto, como a Associação de Surdos de Pernambuco, por exemplo.


O entusiasmo não ficou reservado apenas aos jovens e aos grupos de surdos parceiros do projeto. No ano passado, o Prodeaf recebeu reconhecimento internacional ao ficar no segundo lugar mundial da Imagine Cup 2011 da Microsoft.

O desafio proposto pela edição passada era imaginar soluções tecnológicas que pudessem ajudar a resolver problemas mundiais. E, ao que parece, os meninos de Pernambuco absorveram perfeitamente a ideia da competição estudantil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]