• Carregando...
Vídeo do clássico de Manchester publicado no Vine: guerra declarada.
Vídeo do clássico de Manchester publicado no Vine: guerra declarada.| Foto:
Vídeo do clássico de Manchester publicado no Vine: guerra declarada.

Vídeo do clássico de Manchester publicado no Vine: guerra declarada.

A Premier League abriu guerra contra a publicação de vídeos na internet. A liga inglesa alertou os torcedores que o compartilhamento de gols e lances da partidas por serviços como o Vine, aplicativo de compartilhamento de vídeos, é ilegal por ferir direitos autorais.

*****

O objetivo da medida é preservar os donos dos direitos de transmissão da liga inglesa, que atingiram cifras recordes. O contrato de tevê, que está na segunda de três temporadas, é de 3 bilhões de libras. A maior queixa contra o compartilhamento, porém, é dos jornais The Sun e The Times, que vendem em suas plataformas online pacotes para assistir aos gols por 8 libras mensais.

*****

O compartilhamento  de gols foi uma das febres da Copa do Mundo. Com tevês que permitem retroceder a imagem de transmissões aos vivos, internautas por todo o mundo gravavam os gols com seus celulares, postavam no Vine e distribuíam o link pelo Twitter. Do estádio, trechos de jogos e gols (principalmente em lances de bola parada) reforçavam o arsenal.

*****

Em entrevista ao site Newsbeat, o diretor de comunicações da Premier League, Dan Johnson, deu a dimensão do problema e do caminho adotado pela liga. “Você pode entender que os torcedores vêm algo, registram isso e querem compartilhar, mas é contra a lei. É uma questão de direitos e estamos desencorajando os torcedores a fazer isso. Estamos desenvolvendo tecnologias para bloquear gifs e o Vine, trabalhando com o Twitter para combater esse tipo de atividade. Sei que isso soa como se fossemos estraga-prazeres, mas temos de proteger nossa propriedade intelectual”, disse.

*****

Entre os clubes, o primeiro a tomar inciativa própria para combater o compartilhamento de vídeos foi o Manchester United. No início da semana, os Diabos Vermelhos comunicaram seus torcedores que está proibido frequentar o Old Trafford portanto tablets, notebooks e qualquer outro dispositivo com tamanho superior a 10 cm x 15 cm. A justificativa oficial é que os aparelhos atrapalham a visão dos torcedores. Na prática, porém, trata-se de uma maneira de diminuir a qualidade dos vídeos gravados pelos fans.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]