• Carregando...
A sede social do Paraná será o local da Assembleia para mudar o estatuto. (Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo)
A sede social do Paraná será o local da Assembleia para mudar o estatuto. (Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo)| Foto:
A sede social do Paraná será o local da Assembleia para mudar o estatuto. (Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo)

A sede social do Paraná será o local da Assembleia para mudar o estatuto. (Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo)

O Paraná faz, de hoje a sexta, a Assembleia Geral para mudar o estatuto. Entre as propostas estão o aumento do mandato para três anos (a partir da próxima gestão), a fusão do sócio-torcedor com o sócio-olímpico e uma reestruturação de organograma, que elimina 80% das vice-presidências e distribui os setores em superintendências e unidades de negócios.

Pacote eleitoral

O tamanho do mandato não é a única mudança eleitoral prevista. A eleição passaria para o mês de setembro, com posse em dezembro e um período de transição de três meses. O sócio que quiser votar terá de ser inscrever no colégio eleitoral com seis meses de antecedência.

No rodapé

Os sócios receberam um resumo das mudanças na carta de convocação. A proposta completa está no rodapé do site. O presidente do Deliberativo, Benedito Barboza, prometeu que a partir de hoje o material ficará mais visível.

*****

Abaixo, o Intervalo mostra quais são as mudanças no estatuto do Paraná.

 

Composição da diretoria

Como é – O Paraná tem três dirigentes eleitos (presidente e dois vices) e 11 vice-presidentes de área nomeados a partir do quadro associativo. Nenhum dos cargos é remunerado, tampouco há a obrigatoriedade de ser preenchido por alguém da respectiva área. O mandato é de dois anos, com uma reeleição.

Como fica – Os sócios elegem um Conselho Gestor composto por cinco membros (presidente, dois vices e mais dois membros). O Conselho Deliberativo pode votar pela remuneração dos componentes do Conselho Gestor. O Conselho Gestor escolherá o superintende-geral, o gestor financeiro e os responsáveis pelas unidades de negócio (em princípio, uma para o futebol profissional, uma para a base e outra para a área social). O superintendente, o gestor financeiro e os cabeças das unidades de negócio serão profissionais de mercado remunerados. O mandato é de três anos, com uma reeleição (o prazo de mandato muda para a próxima gestão).

 

Eleições

Como é – A cada dois anos, sempre em dezembro. Sócios-olímpicos em dia podem votar, desde que estejam adimplentes a no mínimo três dias da votação.

Como fica – A eleição passa para setembro, embora os mandatos sigam valendo até dezembro. A ideia é criar um período de transição em que seja possível quem entra planejar o clube a partir de parâmetros reais. Todos os sócios estarão aptos a votar, desde que se inscrevam no colégio eleitoral. A inscrição dos eleitores ocorrerá no mínimo três meses antes da eleição, pelo prazo mínimo de 30 dias.

 

Sócios

Como é – São quatro modalidades: sócios titulados (fundadores, benemérito, honorário), sócios olímpicos, sócios esportivos (sócio-torcedor) e de subsede. Apenas os olímpicos têm direito a voto.

Como fica – Há uma fusão entre sócio olímpico, esportivo e de subsede. Os grupos são redistribuídos em associado familiar, individual masculino e individual feminino.

 

 Conselho Deliberativo

Como é – São 450 membros, sendo 50 suplentes, até 200 natos ou vitalícios e o restante, eleitos.

Como fica – Reduz para 300 membros, sendo 150 natos ou vitalícios e 150 eleitos.

 

Conselho especial

Como é – Conselho Normativo, formado por ex-presidentes dos conselhos Diretor e Deliberativo, com funções de suporte e orientação à diretoria.

Como fica – Conselho Consultivo, mantida a constituição do Normativo, porém com poderes maiores, entre os quais o de denunciar irregularidades do Conselho Gestor. A exemplo do Normativo, tem o poder de opinar em contratos, alienações ou constituição de garantia real. A diferença está o valor mínimo desses acordos: cai de 5 mil para mil salários mínimos.

 

Aqui, disponíveis o Estatuto atual e o Estatuto proposto do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]