• Carregando...
(Doug Oliveira/Photopak)
(Doug Oliveira/Photopak)| Foto:
Cheveu. Cheveu muito. Mas quem foi, lavou a alma. (Doug Oliveira/Photopak)

Choveu. E choveu muito. Mas quem foi, lavou a alma. (Doug Oliveira/Photopak)

Eram esperadas milhares de bicicletas. Mas, na hora H, apenas uns 170 bravos guerreiros do pedal atenderam ao chamado. Mas quem pensa que o clima curitibano estragou a Marcha das 2013 Bicicletas, celebrada no último domingo (22), pode ir tirando o carrinho da chuva.

Um esquadrão de ciclistas fez a frente para celebrar o Dia Mundial Sem Carro. Enfrentaram a chuva com coragem e provaram que, para quem pedala, não tem tempo ruim. Quem enfrenta os desafios de pedalar pelas ruas de Curitiba vê a chuva como o menor dos problemas. Capa de chuva se leva no bolso. Já educação, cordialidade e respeito ao próximo são itens que muita gente tem esquecido em casa, faça chuva ou faça sol.

(Cesar Dornfeld)

Sob chuva, Marcha ocupa a pista da Mariano Torres. (Cesar Dornfeld)

Crianças, mulheres, jovens e adultos. O clima de alegria e camaradagem entre os participantes ajudou a espantar o frio. As buzinadas dos motoristas eram para saudar a coragem de quem fez o Dia Mundial Sem Carro acontecer em Curitiba. De cima dos prédios, palmas e gritos de incentivo, retribuídos com campainhas e um convite: “saia do sofá, e venha pedalar”. Um ou outro atendeu ao chamado e se juntou ao grupo.

A Marcha ocupou totalmente as vias lentas das estruturais – ruas paralelas à canaleta do ônibus expresso – reivindicando a criação de espaços preferenciais para os veículos não motorizados nessas vias.

Quando a chuva caiu, caiu forte. Mas não assustou quase ninguém. Quem pedala na chuva é para se molhar. Ainda que não tenha sido tão grande quando a de 2012, quem participou da marcha voltou para casa de alma lavada.

 

 

Bicis pela Vida

A Marcha das 2013 Bicicletas de Curitiba integrou o movimento Bicis Pela Vida, uma ação em rede que uniu cerca de 300 cidades, em 50 países nos cinco continentes para promover a cultura da bicicleta no Dia Mundial Sem Carro. O jornal norte-americano The New York Times e o britânico The Guardian deram destaque ao projeto.

No Brasil, além de Curitiba, outras 14 cidades, em oito estados e no Distrito Federal aderiram ao projeto. Criado em Medellín, na Colômbia, o “Bicis por la Vida” recebeu o prêmio “Cycling Visionaries” de 2013, durante o Velo City, principal congresso de ciclomobilidade do mundo, realizado no mês de junho em Viena, na Áustria.

Veja as fotos da Marcha

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]