• Carregando...
Ciclofaixa da Marechal será alterada para evitar acidentes com Ligeirinhos
| Foto:
ACN/Gazeta do Povo
Trecho da ciclofaixa próximo ao terminal do Carmo receberá sonorizador, lombada, placas e espelho convexo para alertar ciclistas sobre passagem do ligeirinho.

Para evitar risco de acidentes envolvendo ciclistas e ônibus, o trecho final da ciclofaixa da Marechal Floriano, próximo ao terminal do Carmo, será alterado para o lado direito da pista, substituindo o estacionamento de veículos no local.

No traçado previsto originalmente, com a ciclofaixa do lado esquerdo, há uma situação de risco envolvendo os ciclistas e os Ligeirinhos que convertem sobre o traçado para acessar o terminal.

Técnicos da URBS responsáveis pela execução do projeto estiveram no local na última semana para avaliar o trecho. Enquanto estiveram ali, eles presenciaram vários motoristas de ônibus que passaram acelerando e invadiram a área de circulação das bicicletas. Esse risco havia sido informado pelo blog Ir e Vir de Bike.

A solução apresentada pela prefeitura foi a transposição da ciclofaixa para o lado direito da pista, de forma a evitar a situação de conflito naquele trecho. O mesmo será feito na pista contrária, no sentido bairro-centro.

Assim, o ciclista deverá fazer a conversão no cruzamento da avenida Marechal Floriano com a rua Antônio Schiebel, quando o semáforo estiver fechado para os veículos que trafegam pela Marechal.

Um pouco mais a frente, o traçado volta para o lado esquerdo e a conversão é feita paralelamente à faixa de pedestres que dá acesso ao terminal.

Apesar do Código Brasileiro de Trânsito garantir a preferência das bicicletas sobre os veículos motorizados (Art. 29 § 2º), os técnicos da URBS entenderam que o risco de manter a via compartilhada naquelas condições colocaria a vida dos ciclistas em risco.

A sugestão de instalação de um sinaleiro exclusivo para ciclistas, ativado por acionamento, foi descartada por ser considerada inviável.

Segundo os técnicos da URBS, a mudança do traçado ainda deverá ser debatida entre a Administração Regional do Boqueirão e os comerciantes do local.

Ainda de acordo com eles, as oito vagas de estacionamento serão remanejadas dentro de um projeto de reforma da Igreja do Carmo, a menos de 100 metros do local.

Veja como ficará o trecho final da ciclofaixa da Marechal Floriano:


Visualizar Ciclofaixa Marechal em um mapa maior

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]