Assim como vêm conquistando espaço nas ruas e no debate sobre o futuro das cidades, as bicicletas também estão ganhando destaque no mundo da moda e nas vitrines de lojas físicas e virtuais.
Esse processo é impulsionado por empreendedores que percebem que, mais que simplesmente um produto da moda, o veículo de duas rodas é um estilo de vida que envolve conceitos como liberdade, sustentabilidade, cidadania e atitude.
Em Curitiba, a DPR Lojas, que tem nove estabelecimentos em shoppings e no centro da cidade, abraçou a causa da magrela e vem ajudando a divulgar o VotoLivre.org.
A iniciativa busca assinaturas de apoio a um projeto de iniciativa popular que pede mais ciclovias e coloca a bicicleta com um modal de transporte.
Além de cartazes divulgando o projeto, a rede também usou a bike como tema de sua promoção de Natal e está sorteando nove bicicletas para os clientes da loja. Cada R$ 50 em compras dá direito a um cupom para concorrer a uma das bicicletas Caloi SK 26.
Usuário da bicicleta nos fins de semana, o proprietário da DPR, Marcelo Maria, conta que a iniciativa surgiu como forma de contribuir para a causa das bicicletas em Curitiba. “Muitos clientes estão comentando e mesmo os que não pedalam acabam apoiando a iniciativa da campanha”, relata.
A loja também criou uma “camiseta social” com o slogan “Pedale na Moda” e o desenho de uma bike. Metade da renda obtida com as vendas da peça, que custa R$ 30, será revertida ao hospital Pequeno Cotolengo, na compra de um tipo especial de leite em pó usado na alimentação de crianças em tratamento. O objetivo é conseguir 300 latas, cada uma custa cerca de R$ 20.
Outras empresas também resolveram colocar a bicicleta em evidência usando como vitrine a internet e as redes sociais. O site My Bike Shop aposta especialmente no público feminino, com brincos, pingentes, colares e pulseiras que tem a bicicleta como tema.
Já a Bike Forever, que tem sede em São Paulo, desenvolveu uma linha de produtos focadas no bike style que vão de camisetas à obras de arte.
A empresa do publicitário Martin Montingelli busca na arte uma forma de divulgar e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. “Junto conosco estão artistas do Brasil e de vários países com vontade de mostrar para todo mundo que é em cima de uma bicicleta que a gente vai encontrar o caminho certo para um planeta mais simples, mais saudável e mais humano”, diz o site da empresa.
***
Enquete
O Ir e Vir de Bike quer saber: para você, qual foi a maior conquista do movimento cicloativista de Curitiba no ano de 2011?
Participe. Responda pelo Facebook.
-
Fuga de outros não pode ser pretexto para prender acusados do 8/1, dizem juristas
-
Lula emplaca reoneração nas empresas, mas enfrenta resistência das prefeituras
-
Podcast repercute aprovação do projeto que pune invasores de terra e mira o MST
-
Moraes proíbe punição de médicos por realização de abortos após 22 semanas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião