• Carregando...
Prefeito de Ponta Grossa institui “Sexta sem Carro” para todo o secretariado
| Foto:
Prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel: de bike todas as sextas-feiras.

Prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel: de bike todas as sextas-feiras.

O prefeito de Ponta Grossa, na Região dos Campos Gerais, Marcelo Rangel (PPS), instituiu a “Sexta-feira sem Carro” na administração pública municipal. A partir da próxima sexta (15), o chefe do Executivo e todo o secretariado terão de ir dar expediente a pé, de bicicleta ou de ônibus. O compromisso foi anunciado ontem (8), após decisão colegiada, e valerá até o fim deste ano, podendo ser “renovado” em 2014. Os secretários e o prefeito só ficam desobrigados de cumprir o compromisso em caso de chuva.

“Estou há tempos pensando em estabelecer uma rotina de vir à prefeitura de bicicleta, mas os compromissos oficiais muitas vezes não permitiam essa escolha. Agora conseguimos um consenso com os secretários e tomamos a decisão de fechar o estacionamento executivo: secretários virão ao trabalho de bicicleta, a pé ou de ônibus”, justificou o prefeito, que é descrito pela assessoria de imprensa da prefeitura como “um ciclista apaixonado, com muitos quilômetros e alguns raros tombos no currículo, que pedala todos os finais de semana pela região dos Campos Gerais”.

381284_246191168778193_1492624456_n

Após pressão do movimento cicloativista de Ponta Grossa, ciclovia de Uvaranas vai virar realidade.

De acordo com o prefeito, a iniciativa é obrigatória apenas para os secretários municipais, mas todos os demais servidores e assessores também podem aderir voluntariamente à iniciativa. “Temos condições propícias para isso e, com o horário de verão, o retorno para casa, ao final do expediente, será ainda mais prazeroso”, justificou afirmando que a iniciativa fará bem não apenas às pessoas, mas também a cidade.

De acordo com o site da prefeitura de Ponta Grossa, o secretário de Planejamento, João Ney Marçal Filho, a iniciativa é parte de uma estratégia para mudar a mentalidade do “carro obrigatório”. “Todos nós podemos fazer muitas das atividades cotidianas sem usar o carro. Mas pouco pensamos nisso. Muitas vezes as pessoas, nós todos, na verdade, pegam o carro para ir praticamente até a esquina para comprar pão, por exemplo”. Já o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alessandro Lozza de Moraes, pretende aderir às pedaladas durante toda a semana.

Plano cicloviário

Prévia das rotas da estrutura cicloviária de Ponta Grossa - em 11/2013 As cores representam as etapas de implementação Nota: a parte laranja escuro inferior não faz parte do plano preliminar mas foi adicionada para

Prévia das rotas da estrutura cicloviária de Ponta Grossa – em 11/2013
As cores representam as etapas de implementação
Nota: a parte laranja escuro inferior não faz parte do plano preliminar
mas foi adicionada para “fechar” o anel cicloviário ao redor da cidade.

A administração do prefeito Rangel abriu um canal de diálogo com o movimento cicloativista de Ponta Grossa. Na última semana, o Instituto de Planejamento (Iplan) junto com o ProCicloviasPG, apresentou um plano para implantação de 100 quilômetros de ciclovias na cidade. O projeto foi desenvolvido de forma horizontal e colaborativa, ouvindo essencialmente a sugestão dos ciclistas pontagrossenses.

De acordo com o movimento ProCicloviasPG, a intenção foi incorporar as sugestões priorizando as interligações e conexões com as escolas, colégios, faculdades e universidades. A implantação do plano deve ocorrer em cinco etapas. A primeira delas deve contemplar a tão sonhada Ciclovia de Uvaranas, que conecta o Centro até o bairro universitário. O projeto prevê ainda a implantação de bicicletários e paraciclos logo na primeira.

“O importante agora é manter a mobilização e organizar um grupo para que possa continuar fazendo as cobranças. Com eu sempre digo, o trabalho somente estará terminado quando todos pudermos pedalar com segurança nas ruas de Ponta Grossa e nossa cidade tornar-se verdadeiramente amiga das bicicletas e dos ciclistas, dos pedestres e cadeirantes”, define o movimento cicloativista de Ponta Grossa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]