• Carregando...
Projeto prevê 15 km de ciclofaixas de lazer em Curitiba
| Foto:
Cesar Brustolin/SMCS
Só para as bikes: plano da prefeitura é implantar 15 quilômetros de vias para uso das bicicletas nos fins de semana.

O projeto de ciclofaixas de lazer da prefeitura de Curitiba prevê a implantação de 15 quilômetros de vias exclusivas para a circulação de bicicletas, com operação todos os domingos e feriados, até o segundo semestre de 2012.

Nessa primeira etapa o chamado Circuito Ciclofaixa terá 4 quilômetros e vai funcionar apenas uma vez por mês.

Na sequência, o circuito será nos dias 27 de novembro; 18 de dezembro; 15 de janeiro; 12 de fevereiro; e 25 de março.

Levantamento da Associação de Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo) mostra que, das 15 cidades do país que já possuem projetos de ciclovaixas de lazer em operação, Curitiba será a única com periodicidade mensal, já que todas as outras operam semanalmente.

“Começaremos a fomentar o respeito do motorista ao ciclista. Temos a total intenção de expandir o circuito. Pela primeira vez vamos regulamentar uma via exclusiva, ainda que voltada exclusivamente ao lazer”, explica o secretário municipal de esporte e lazer, Marcello Richa.

O chefe de gabinete da prefeitura de Curitiba, José Andreguetto, afirma que a prefeitura não tem condições de operar a ciclofaixa de lazer semanalmente por falta de estrutura e pessoal. Segundo ele, agentes de trânsito e guardas municipais já estariam envolvidos com outros eventos do calendário da cidade, o que impediria a operacionalização semanal da estrutura em um primeiro momento.

Segundo Richa, isso deve durar até março do ano que vem, quando o calendário passará a ser semanal.

Até o segundo semestre de 2012, o plano é expandir a malha ciclística de lazer para 15 quilômetros.

Conheça o projeto

Visualizar Ciclofaixa de Lazer – Curitiba em um mapa maior
Em vermelho, a ciclofaixa atual. Em roxo, a rota prevista em projeto.

“É um processo de educação dos motoristas. Haverá uma ampla campanha no mobiliário urbano e campanhas de panfletagem para conscientizar motoristas, ciclitas e pedestres”, garante.

Segundo a prefeitura, não há relação entre a implantação das ciclofaixas de lazer e os planos de ciclomobilidade do municípios — que visam dar condições e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte pela população.

“Nosso plano diretor coloca a bicicleta como veículo viável. Não vai haver 4,8 mil quilômetros de ciclovias [extensão todal da malha viária da cidade]. temos que apostar na convivência pacífica entre carros e motoristas”, afirma.

A prefeitura de Curitiba ainda busca a ajuda de patrocinadores para o circuito ciclístico.

O projeto prevê a veiculação do nome da empresa em todas as peças confeccionadas para o evento. O colete dos monitores também terá a cor e a logomarca dos patrocinadores. A empresa poderá ainda fazer ações promocionais e de merchandising, desde que não haja a comercialização de produto; somente
divulgação e distribuição gratuita.

Segundo Richa, existem conversas “em andamento” com empresas locais e nacionais.

Críticas

A Ciclofaixa de Lazer será inaugurada neste domingo (23), a partir das 8 horas com funcionamento previsto até as 16 horas.

Pela manhã, o movimento Bicicletada de Curitiba convocou um protesto para sinalizar a insatisfação dos usuários de bicicleta com a concepção do projeto. Mais de 400 ciclistas confirmaram presença pelas redes sociais.

_________________________o>°o
Pedale com o blog
Siga as atualizações pelo Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]