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João Frey

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Infraestrutura

Acordo com a Rumo e novo estudo aumentam capacidade ferroviária do Paraná

  • João FreyPor João Frey
  • 02/02/2020 15:07
Trecho ferroviário administrado pela Ferroeste, em Guarapuava.
Trecho ferroviário administrado pela Ferroeste, em Guarapuava.| Foto: Jaelson Lucas/AEN-PR

O governo do Paraná e a Rumo Logística fecharam um acordo que vai permitir que a Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A.) amplie a capacidade de escoamento da safra da região Oeste do Paraná em direção ao Porto de Paranaguá. Pelo acordo, as duas companhias passarão a compartilhar cargas em trechos em que são responsáveis pela concessão.

Atualmente, a Rumo é responsável pela operação de cargas no trecho ferroviário entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá. Já a Ferroeste, é responsável pela ligação entre Cascavel e Guarapuava.

Segundo o secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, o volume de produtos transportados na malha ferroviária que liga Cascavel a Guarapuava passará de 1,1 milhão de toneladas por ano para cerca de 2 milhões/ano.

Além do aumento da capacidade operacional da Ferroeste, o governo contratou estudos para novas concessões na área ferroviária, com foco na ligação entre a malha atual e o Mato Grosso do Sul.

Em 2019, o governo contratou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica dos projetos da Nova Ferrovia, que ligará Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e do ramal ferroviário Cascavel a Foz do Iguaçu. O custo dos estudos é de R$ 6 milhões e o financiamento é parte de um contrato de financiamento do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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Comentários [ 19 ]

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  • L

    LIX

    ± 1 dias

    Parabéns ao eficiente Secretário Sandro Alex e à RUMO e à Ferroeste.

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  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    ± 1 dias

    Antes tarde que nunca. Mas o país precisa, desesperadamente, mudar do modal rodoviário para o ferroviário. O mundo leva cargas por trem, não sobre caminhões. É mais que chegado o momento disso começar a mudar.

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  • P

    Pedro tenvia

    ± 1 dias

    O que é surpreendente é se esperar algum lucro ou racionalidade, o trem pega a carga em cascavel e entrega em Guarapuava outro trem pega esta carga em Guarapuava e entrega em Paranaguá, patético, neste tempo o caminhão pegou a carga em foz e descarregou em Paranaguá tres vezes..

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    • L

      LIX

      ± 1 dias

      Caminhão pode até ser mais rápido. Mas são precisos 3 caminhões para levar a carga de um vagão. E tem composições indo a Paranaguá com mais de 100 vagões...

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      Thiago_MR

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      Pedro, leia a matéria...

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    • J

      JULIANO MACHADO OLIVETTE

      ± 1 dias

      Os trens da Rumo já vão direto a Cascavel, e de lá até Ponta Grossa. Foi esse o principal ponto de acordo com a Rumo.

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  • M

    Marcelo

    ± 1 dias

    Incrível que ignoram um simples gargalo chamado serra do mar e travessia pela região metropolitana de Curitiba...,,

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  • D

    Diz

    ± 2 dias

    Absurdo até hoje não haver ligação ferroviária com Mato Grosso do Sul. Estamos nas trevas em questão de trem.

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    Pedro Zanoni

    ± 2 dias

    muito bom para o Paraná mato Grosso do sul e Brasil. Pois exportar é o que importa.

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  • S

    Sr. Walker

    ± 2 dias

    E aparece que agora vamos chegar ao nível dos países europeus em transporte ferroviário. Meu Senhor! Somos patéticos.

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  • J

    JULIANO MACHADO OLIVETTE

    ± 2 dias

    Antes tarde do que nunca...Esse acordo é mais do que necessário para dar sobrevida à Ferroeste, afinal o Gov. do Estado opera só uma parte do techo, e não tem meios rodantes suficientes para a demanda de carga da região Oeste.

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    MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

    ± 2 dias

    Vão aumentar a bitola ou continuarão com a do século retrasado?

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    • J

      JULIANO MACHADO OLIVETTE

      ± 1 dias

      MARCOS SABEDOTTI BREDA: Não vejo necessidade alguma de refazer todos os trechos! Seria o maior desperdício de dinheiro da história! Hoje um ES43BBi ou Dash 9 (ambas bitola métrica), desenvolvem em mais de 50 km/h, e ambas com mais de 4.000 HP de potência!

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    • M

      MARCOS SABEDOTTI BREDA

      ± 1 dias

      JULIANO MACHADO OLIVETTE: Manter bitola métrica é permanecer no atraso, o negócio e reiniciar com bitolas que permitem maiores velocidades e estabilidade.

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    • ██

      ± 2 dias

      JULIANO MACHADO OLIVETTE: A gazeta não cobre mais os acidentes.

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    • J

      JULIANO MACHADO OLIVETTE

      ± 2 dias

      Sr. Walker: Meu caro, pesquise os níveis de acidentes pós 2015 no Paraná! São baixíssimos! A via permanente vem sendo praticamente refeita no Norte do Estado, inclusive com a troca por trilhos TR 60, permitindo maior estabilidade e velocidades próxima a 60 Km/h. Sugiro sair nas ruas e dar uma olhada nas obras que vem sendo feitas...O período ALL se foi, novo material rodante e investimentos pesados na via permanente vem sendo feitos.

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    • S

      Sr. Walker

      ± 2 dias

      E a manutenção da Via Permanente? Traçados do tempo de D. Pedro II são a maior causa de acidentes. Com enormes perdas financeiras pois a logística é toda integrada. Quando um elo se parte a cadeia produtiva toda perde.

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    • J

      JULIANO MACHADO OLIVETTE

      ± 2 dias

      A bitola métrica é usada no sul inteiro, não faz o menor sentido rebitolar a Ferroeste, que focaria sem conexão com o restante dos Ramais.

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