• Carregando...
Disputa pelo cargo de procurador-geral tem cinco membros do Ministério Público na disputa. Entre eles estão o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, e o atual ocupante do posto, Ivonei Sfoggia (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)
Disputa pelo cargo de procurador-geral tem cinco membros do Ministério Público na disputa. Entre eles estão o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, e o atual ocupante do posto, Ivonei Sfoggia (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)| Foto:

O Ministério Público do Paraná divulgou nesta quarta-feira (28) a lista de candidatos ao cargo de procurador-geral do Estado. Ao todo foram cinco inscritos, entre eles está o procurador Leonir Batisti, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que tem liderado as investigações de casos de grande repercussão, como as operações Quadro Negro e Publicano.

O atual procurador-geral, Ivonei Sfoggia, que atualmente está licenciado, também disputa a indicação ao cargo. O vencedor do pleito comandará o MP-PR até 2020.

Os outros candidatos são a promotora de Justiça Fernanda Nagl Garcez; o procurador de Justiça Marcos Bittencourt Fowler; e a promotora de Justiça, Maria Aparecida Mello da Silva Losso.

A eleição acontece no dia 14 de março e podem votar todos os membros do Ministério Público Estadual. O voto é direto, secreto e cada eleitor poderá votar em até três candidatos.

Atribuições do cargo

O procurador-geral de Justiça é o chefe máximo do Ministério Público Estadual, com mandato de dois anos, permitida uma recondução. Além de conduzir administrativamente o Ministério Público Estadual, imprimindo-lhe a política institucional, é do PGJ a competência originária para propor alguns tipos de ações, como as que envolvem juízes, promotores de Justiça, deputados, prefeitos, governador, dentre outras autoridades do Estado.

Acompanhe o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]