• Carregando...
Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu
Imagem de 2013 mostra como a vegetação já havia tomado a Estrada do Colono, que voltou a ser alvo de discussão em Brasília.| Foto: Christian Rizzi/Arquivo/Gazeta do Povo

Lideranças políticas do Paraná estão pressionando para acelerar a tramitação de um projeto de lei que está no Senado Federal e permite a reabertura da Estrada do Colono – caminho que corta o Parque Nacional do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Desde setembro de 2019 o texto está na Comissão de Meio Ambiente, sob relatoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), contrário à aprovação da matéria.

Na semana passada, durante um encontro no Show Rural de Cascavel, um grupo composto por prefeitos, integrantes do primeiro escalão do governo estadual e deputados estaduais aprovou um texto de apoio ao projeto que será encaminhado a todos os senadores.

Numa conta pouco precisa, o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), disse que 99% dos deputados estaduais apoiam a reabertura da estrada.

“Agora nós vamos fazer uma mobilização junto aos senadores, porque não depende só dos três senadores do Paraná, afirmou Traiano, que disse ainda que o presidente Jair Bolsonaro tem uma visão diferente sobre o meio ambiente e o setor produtivo, e acredita que com a aprovação do Senado, o presidente irá “sancionar a lei que permita a reabertura da estrada em uma nova modelagem de estrada-parque”.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e seu secretário de Meio Ambiente também são favoráveis à proposta. Na visão do governador, “além de aproximar duas regiões importantes, a estrada vai trazer riqueza para o estado, porque vamos atrair turistas do mundo todo para conhecer essa maravilha que temos nessa região”.

Um dos poucos deputados contrários à abertura da estrada, Goura (PDT), presidente da Comissão de Meio Ambiente na Assembleia Legislativa, tem buscado integrar forças de oposição ao projeto.  No fim do ano passado promoveu um encontro, em Foz do Iguaçu, do qual participaram o senador Contarato, relator da matéria, e membro do Ministério Público Federal, que têm apontado diversos riscos na possível reabertura da estrada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]