• Carregando...
Parte do sistema de câmeras instalado na Ponte da Amizade.
Parte do sistema de câmeras instalado na Ponte da Amizade.| Foto: Divulgação/ABDI

Nesta segunda-feira (16), será inaugurado em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná, um dos projetos de segurança que integram as ações de controle da região de fronteira prometidas pelo governo federal. O Fronteira Tech é uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ligada ao ministério da Economia – e a Receita Federal.

Na entrada e saída da Aduana e ao longo da Ponte da Amizade haverá 33 luminárias inteligentes, com duas câmeras em cada uma delas, totalizando 66 equipamentos com capacidade de fazer reconhecimento facial e identificar placas de automóveis. Outras quatro câmeras fixas com as mesmas tecnologias ficarão em pontos estratégicos. Além disso, serão 15 luminárias de LED com telegestão – sobre as quais o operador recebe informações em tempo real – e GPS. Na região serão instalados também 11 sensores de tiro, que captam o áudio de disparos de arma de fogo e a partir disso calculam a localização do tiro e repassam a informação às forças de segurança.

Segundo informações da ABDI, se um carro for roubado e passar pelo local, o sistema é capaz de identificar rapidamente a placa do veículo e emitir um alerta. O mesmo ocorre com a identificação facial para procurados da justiça, por exemplo.

LEIA MAIS: O que muda com a concessão do Parque Nacional do Iguaçu à iniciativa privada

Os equipamentos instalados custaram R$ 5 milhões e foram testados no Living Lab inaugurado em janeiro de 2019 em parceria entre a ABDI e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). O Living Lab – que está instalado em Foz do  Iguaçu – foi montado para demonstrar e avaliar soluções para cidades inteligentes.

Segundo o presidente da ABDI, Igor Calvet, as tecnologias implantadas tornarão mais eficiente o trabalho da Receita Federal na região de fronteira. Com o mesmo número de servidores, o órgão conseguirá aumentar sua capacidade de fiscalização e controle.

Ainda de acordo com Calvet, a ideia do governo é que o projeto implantado na região de Foz também seja instalado em outros pontos de fronteira do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]