• Carregando...
Detalhe de retrato de Erasmo de Roterdã pintado por Hans Holbein o Moço.
Detalhe de retrato de Erasmo de Roterdã pintado por Hans Holbein o Moço.| Foto: Wikimedia Commons/Domínio público

Devo aos amigos brasileiros uma das minhas descobertas linguísticas: “isentão”. Assim falam eles de quem não toma partido ou posição política, sobretudo quando o mundo conspira para que sejamos maniqueístas e simplórios. Talvez sem saberem, essas almas laicas repetem a injunção bíblica contra os mornos, vomitando-os com a mesma fúria divina. Se pudessem, lançariam todos os neutros para o inferno, tal como Dante o fez na sua Divina Comédia.

Defendo-me como posso: a isenção, a recusa em participar na lama, a náusea perante “o estado a que isso chegou”, também é uma escolha. Uma nobre escolha. Não se convencem e, pior, imagino que nas próximas eleições brasileiras, se não surgir uma terceira via decente entre Lula e Bolsonaro, o ódio ao isentão só vai crescer. Para eles, só posso aconselhar a maravilhosa biografia que Stefan Zweig escreveu sobre um conhecido sábio humanista. Intitula-se Triunfo e Tragédia de Erasmo de Roterdão (Assírio e Alvim, tradução de Maria Elsa Neves e Maria José Diniz). O destino dos isentões é mesmo um triunfo e uma tragédia.

A isenção, a recusa em participar na lama, a náusea perante “o estado a que isso chegou”, também é uma escolha. Uma nobre escolha

Comprei o livro depois de ler um texto inspirado da Economist que recomendava Erasmo para os nossos tempos de polarização ideológica. Uma bela recomendação. E ninguém melhor do que Stefan Zweig para captar essa urgência: o livro sobre Erasmo foi escrito em 1934, quando os totalitarismos devoravam a Europa, e é evidente que Zweig, olhando para Erasmo, estava sobretudo a olhar-se no espelho. Ali estava um intelectual humanista e cosmopolita que a história arrastara para a perdição dos fanatismos.

Mas, antes da perdição, o que interessa a Zweig é apresentar Erasmo como o produto de um tempo em que os homens, libertos da submissão religiosa e feudal da Idade Média, cultivam pela primeira vez a experiência da individualidade. Entre esses homens está Erasmo, um sacerdote da igreja que, no entanto, apenas deseja responder perante si próprio. “Nulli concedo”, eis a divisa latina de Erasmo, que pode ser traduzida como “não me rendo a nada”.

Importante lição: o “isentão”, longe de ser um covarde, assume a posição corajosa de ser senhor da sua liberdade interior, sem procurar os confortos de um partido, de uma facção, de uma causa.

Claro que essa liberdade interior não o exclui do debate público. O seu Elogio da Loucura é uma das mais refinadas sátiras contra a hipocrisia temporal e religiosa do seu tempo – e Stefan Zweig afirma, com razão, que a sensibilidade da reforma protestante nasceu com um panfleto de um sacerdote católico.

Mas o temperamento de Erasmo é reformista, tolerante, aberto à discussão racional; nada o preparava para o furor teutonicus de Lutero e seus seguidores, dominados pela certeza dogmática, e até blasfema, de que tinham Deus do seu lado. Eis o dilema que estilhaça Erasmo: de um lado, Roma apela à sua lealdade contra o diabólico de Wittenberg – “Em frente, em frente pela causa divina! Utiliza os teus maravilhosos dons para honrar a Deus!” Do outro, Lutero espera que Erasmo se junte à luta contra a decadência material e moral do papado.

O isentão não é um covarde; ele assume com coragem a sua liberdade interior

Perante dois fanatismos gêmeos, Erasmo quer ser integrum, ou seja, distanciar-se da cegueira de Roma e da violência de Lutero, depois de tentar uma reconciliação frustrada. “Sou um gibelino para os guelfos e um guelfo para os gibelinos”, dirá, em referência culta às lutas que dilaceraram Florença.

Mas o tempo não está para erudições. Como escreve Stefan Zweig em passagem que poderia ter sido produzida hoje, “ninguém quer compreender o seu vizinho; cada um quer impor ao outro, pela violência, as ideias do seu partido, a sua doutrina; e infelizes daqueles que queriam manter-se à parte ou permanecer fiéis às suas próprias opiniões: os que desejariam manter-se entre os partidos ou acima deles são objeto de um duplo ódio!” Duplo, de fato: Erasmo é escorraçado de Lovaina pelos católicos e é escorraçado de Basileia pelos protestantes. Acaba só, mas de alma intacta, contemplando sem surpresa uma Europa de sangue e ruína.

O triunfo e a tragédia do isentão está aqui: ele sabe que o fanatismo acabará por destruir-se a si próprio; mas também sabe que a recusa em participar nessa orgia será o princípio do seu calvário pessoal.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]