i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

J.R. Guzzo

Foto de perfil de J.R. Guzzo
Ver perfil
Eleição americana

Brasil ainda não parabenizou Biden pela vitória. E que diferença isso faz?

  • J.R. GuzzoPor J.R. Guzzo
  • 09/11/2020 15:52
Joe Biden foi eleito o 46º presidente dos EUA, segundo a imprensa americana. Brasil aguarda posicionamento de Trump sobre derrota para parabenizar o democrata.
Joe Biden foi eleito o 46º presidente dos EUA, segundo a imprensa americana. Brasil aguarda posicionamento de Trump sobre derrota para parabenizar o democrata.| Foto: Jim Watson/AFP

Prepare-se para recarregar a pilha da sua paciência, pois essas eleições americanas ainda parecem longe de dar sossego para o público em geral. Já é meio esquisito em circunstâncias normais, pois a apuração dos votos não tem propriamente uma hora ou dia de encerramento. Não existe o anúncio oficial sobre o que mais interessa – quem ganhou? – como no Oscar ou nas eleições no Brasil. Isso fica para mais tarde, possivelmente no dia 14 de dezembro, quando o colégio eleitoral de 538 membros que formalmente escolhe os presidentes dos Estados Unidos se reúne para bater o martelo.

Normalmente isso não causa nenhum ruído, pois o colégio apenas valida a vitória de quem teve mais “votos eleitorais” – os votos em bloco de cada um dos 50 estados, cujo número varia segundo o tamanho do eleitorado local, num processo em que o candidato vencedor num estado leva todos os votos atribuídos a ele. Só que dessa vez não ficou certo, até agora, quais foram os números finais da votação. Seis dias depois das eleições, acredite se quiser, a apuração ainda não acabou.

O problema central é que o presidente Donald Trump, derrotado por seu opositor Joseph Biden nas contas feitas até agora, está dizendo que a eleição foi roubada – como acontecia antigamente em países como Guatemala, Bongobongo do Norte e outros lugares assim. Nos Estados Unidos, quem conta os votos é a máquina de apuração de cada estado, cada um com as suas regras, leis e prazos. Em geral vale o que está escrito, como no jogo do bicho, mas dessa vez complicou, pelas acusações de fraude.

Como dizia o dr. Einstein, não adianta você se preocupar com o futuro, pois ele virá de qualquer jeito – com ou sem a sua autorização. No caso, esse futuro tem uma data certa: 20 de janeiro de 2021. Nesse dia, aconteça o que tiver acontecido, alguém terá de entrar na Casa Branca com um papel dizendo que ele é o presidente da República. Em 244 anos de história americana, nunca deixou de haver alguém para ocupar o cargo; não é agora que vai acontecer. Até lá a única solução é a que foi sugerida no início: ter paciência.

Essas ocasiões são uma maravilha para o surgimento e procriação das falsas questões. Uma das mais cômicas das que estão hoje na praça é o fato de que o presidente Jair Bolsonaro ainda não cumprimentou Joseph Biden pela vitória. “Como é possível uma coisa dessas”, pergunta-se com excitação indignada na mídia, nas redes sociais e nos meios político-intelectuais. Bolsonaro, pelo que se pode supor, está esperando que o próprio Trump cumprimente Biden primeiro – se nem ele, que é o presidente dos Estados Unidos, reconheceu o resultado, quem é o coitado do Brasil para dar palpite?

Além do mais, cerca de 100 outros chefes de Estado, incluindo os de dois países que parecem razoavelmente importantes, China e Rússia, estão esperando a poeira baixar – além do México, que é vizinho, interessado diretíssimo no resultado e governado por um presidente do campo popular-progressista-operário etc.

Além disso, naturalmente, há a desimportância prática sem limites do cumprimento de Bolsonaro e do “reconhecimento oficial”, por parte do Brasil, de quem é o novo presidente. E quem é que está ligando, nos Estados Unidos e no resto do mundo, se Bolsonaro cumprimenta Chico ou se cumprimenta Francisco? A noção de que o Brasil possa não reconhecer o novo governo americano, então, nem chega a ser uma noção – é apenas um absurdo, como o sujeito ferver o ângulo reto a 90 graus ou um homem fazer os 100 metros rasos em 5 segundos.

O medo, segundo se diz, é que Biden fique bravo com o Brasil e passe a perseguir a gente depois de assumir a presidência. É curioso: a salada da esquerda e da “oposição” não gosta que o Brasil tenha boas relações com os Estados Unidos; agora está dizendo que também não vai gostar se as relações forem ruins. Elas não serão uma coisa nem outra. Países não tem amigos, embora possam ter inimigos; apenas têm interesses. O Brasil não é inimigo de ninguém, nem tem cacife para se meter nesse tipo de jogo. Sobram os interesses – e esses vão seguir o rumo natural das coisas.

117 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 117 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Montenegro

    ± 23 horas

    Parabéns! Muito bem colocada a questão. Muito alarde por nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Montenegro

    ± 23 horas

    Parabéns! Muito bem colocada a questão. Muito alarde por nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Vallim de Medeiros

    14/11/2020 22:45:18

    Não entendi. Cumprimentar antes da confirmação? Soa até **** , ou puxa-**** de ianque.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    13/11/2020 0:56:29

    "Em declaração conjunta divulgada nesta quinta (12) à noite, o Conselho de Coordenação Governamental da Infraestrutura de Eleições e os Comitês Executivos de Coordenação da Infraestrutura de Eleições disseram que não há evidências de fraude na eleição presidencial dos EUA. Os dois órgãos que monitoraram a segurança do pleito são ligados à Cisa, a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura americana –que, por sua vez, responde ao Departamento de Segurança Nacional da gestão de Donald Trump."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gisa

    12/11/2020 14:34:29

    Para quem não se porta com inteligência e bom senso não faz a menor diferença cumprimentar ou não. É o padrão, afinal pau que nasce torto até a cinza é torta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    11/11/2020 23:07:41

    DESGOVERNO TOTAL >>> "Nomeados para cargos de gestão no Ibama não têm qualificação na área, dizem técnicos do TCU. Decreto de 2019 estabelece critérios para postos de direção e chefia; dos nove casos apontados, sete são de militares. "

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Otacilio

    11/11/2020 20:26:45

    Brilhante!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    fernando jorge da silva fogageiro

    11/11/2020 19:47:17

    Muito bem colocado. Ótimo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alex

    11/11/2020 17:10:53

    Parabéns Guzzo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    11/11/2020 16:13:34

    É PIADA? >>>> O Ministério da Defesa publicou nesta quarta-feira (11) no Diário Oficial o Calendário de Vacinação Militar. “As vacinas e os períodos estabelecidos no Calendário de Vacinação Militar serão obrigatórios”, diz o texto, assinado pelo ministro Fernando Azevedo e Silva. O militar “terá o prazo de seis meses, após a sua incorporação, para ter o seu comprovante de vacinação militar atualizado”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    11/11/2020 14:21:02

    Entre abril de 2014 e agosto de 2018, Flávio Bolsonaro e sua mulher, Fernanda, receberam R$ 295,5 mil em dinheiro vivo, por meio de 146 depósitos “sem origem conhecida”. O dinheiro foi usado para pagar parcelas de um apartamento na Barra, no Rio. A informação está na denúncia apresentada pelo Ministério Público sobre o esquema de rachadinha no gabinete do filho do presidente na Alerj.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BENJAMIN GONZALEZ MARTIN

    11/11/2020 13:03:59

    excelente como sempre sr Guzzo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    11/11/2020 11:36:35

    O New York Times entrou em contato com as principais autoridades eleitorais dos 50 estados americanos. Não houve uma única denúncia de fraude. Nenhum caso suspeito foi assinalado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    11/11/2020 11:36:14

    EUA batem recorde com 202 mil casos de Covid em um dia. País é o mais afetado pela pandemia, com cerca de 240 mil mortos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCO ANTONIO MENDONÇA FARIAS

    11/11/2020 10:10:19

    Por que Bolsonaro deveria dar importância a um novo presidente dos EUA? Só porque 30% das nossas exportações de produtos industrializados vão para la'? Ora, quem se importa se perdemos novos negócios? Serão só alguns milhões de empregos que perderemos, outros milhões de famintos a se somarem aos atuais. E', manter boas relações com o EUA não são importantes. Acordem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    11/11/2020 0:34:28

    Pesquisa da Reuters e do instituto Ipsos sobre o resultado da eleição nos EUA afirma que quase 80% dos americanos, incluindo mais da metade dos republicanos, reconhecem o democrata Joe Biden como o vencedor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    10/11/2020 23:49:02

    ANVISA INDEPENDENTE? >>> https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/presidente-anvisa-bolsonaro-atos-brasilia/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    10/11/2020 23:48:20

    15.03.2020 >>> O diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em ato pró-governo neste domingo (15), em Brasília. Na companhia do médico e contra-almirante da Marinha, Bolsonaro se aproximou dos manifestantes, fez selfies com o rosto colocado e tocou nas mãos das pessoas. A presença do diretor da Anvisa na manifestação causou perplexidade em técnicos da área da saúde do governo. Para eles, a ida de Bolsonaro ao ato acompanhado de Barra tira crédito da campanha de prevenção ao coronavírus que vinha sendo feita e confunde a população.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Regina Célia Baldin

    10/11/2020 20:41:55

    Impecável!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Murilo Menin Flores

    10/11/2020 19:17:53

    Excelente, Guzzo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Afonso Celso Frega Beraldi

    10/11/2020 18:58:51

    Brilhante como sempre, a analise do Guzzo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    10/11/2020 17:15:37

    A briga é entre duas visões de mundo antagonistas. Simples assim!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    10/11/2020 17:14:49

    Guzzo, escreve bem. Mas a mentalidade ainda é da geração dos anos 50!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      MARCO ANTONIO MENDONÇA FARIAS

      11/11/2020 10:13:25

      Na década de 50 se acreditava em historias da Caroxinha. Como Guzzo tenta nos iludir

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Elbio Pellenz

      10/11/2020 19:55:57

      Década de 50 quando as pessoas para sair da escola com diploma tinham que saber pelo menos ler e escrever. Agora a geração freirinha sabe tudo de tudo, plena de certezas. Só não sabe ler e somar trem com crem...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Samir Santos

      10/11/2020 19:00:35

      Sua mentalidade do século 21 corroída pelo modismo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristiano Quaresma da Silva

    10/11/2020 16:48:46

    No momento certo e quando realmente tudo estiver esclarecido Bolsonaro cumprimentará o presidente eleito, que por hora, ainda não está decidido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Eduardo

    10/11/2020 15:46:34

    Al Gore demorou muito mais para reconhecer a derrota para George W. Bush.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Paranaense

    10/11/2020 15:06:40

    Jairzinho tá deprimido, tadinho. Ficou sem chefe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Miguel Bersano

    10/11/2020 15:05:17

    Guzzo, este é mais um factoide criado para desviar a atenção das pessoas sobre o que realmente importa... Típico!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose Orlando Melo de Azevedo

    10/11/2020 14:15:05

    Excelente texto mais uma vez. Parabéns Guzzo. Como se diz na minha querida Bahia, "Rápido e rasteiro".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Sueli de Almeida

    10/11/2020 14:01:24

    maria sueli de Almeida . É ter paciência e mais paciência ,principalmente com os arautos do apocalipse. obrigada Guzzo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mario Nascimento

    10/11/2020 13:45:41

    Muito bom mesmo, principalmente quando cita a crítica da mídia por Bolsonaro ser amigo dos Usa com Trump e agora crítica a falta de reconhecimento da vitória de Biden temendo que o Brasil fique inimigo dos Usa com Biden.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Amaral

    10/11/2020 13:19:05

    Guzzo, sensato e objetivo como sempre. E pra usar um linguajar caro a eles, tem um povo nessa terra que adora problematizar tudo, o que não passa de desgaste inútil e perda desnecessária de energia intelectual.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    10/11/2020 13:08:22

    Pô, é só mandar uma cesta de frutas tropicais, como bananas, açaí, guaraná, castanhas e um cartão de parabéns. E pronto! a cortesia até poderia ser interpretada como deboche, mas é o que estão merecendo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    10/11/2020 15:02:17

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      10/11/2020 15:02:21

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    10/11/2020 12:55:25

    É UM PSICOPATA GENOCIDA OU NÃO? >>> "Jair Bolsonaro comemorou a suspensão dos testes da vacina chinesa por parte da Anvisa." >>> Em entrevista, o presidente do Instituto Butantã disse se tratar da morte de um voluntário que não teve relação com a vacina e, portanto, na visão dele, não há justificativa para a paralisação dos testes. "Primeiro, a Anvisa foi notificada de um óbito, não de um efeito adverso. Isso é um pouco diferente. Nós até estranhamos essa decisão da Anvisa, porque é um óbito não relacionado à vacina. Como são mais de 10 mil voluntários neste momento, podem acontecer óbitos. O sujeito pode ter um acidente de trânsito e morrer", disse o presidente do Butantã.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • F

      Freitas

      10/11/2020 22:30:18

      Afonso Celso Frega Beraldi: E desde quando sou obrigado a comentar no "quadradinho" que você quer, Beraldi? Coloco meus comentários onde o "gado vem beber água".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Afonso Celso Frega Beraldi

      10/11/2020 19:01:16

      O que seu post tem a ver com o que o Guzzo escreveu, o Freitas? Escreve na reportagem certa pelo menos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eurico Schwinden

      10/11/2020 15:47:19

      ... psicopata genocida pode. Comprar vacina de quem criou o vírus é um ato de patriotismo. Freitas é um fascio-lulopetista que não aprendeu nada. E chora como bebê cheio de gases porqu perdeu sua boquinha na República Pelega. E o preço da mortadela aumentou barbaridade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sérgio Guerra

    10/11/2020 12:31:32

    Boa e antes de ler eu já tinha em.mente o seu epílogo. A esquerda detestava ou detesta os yankes imperialistas. Agora o Bolsonaro na opinião deles deve comprimentar o biden Laden. Ora vai catar coquinho

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis Coladel

    10/11/2020 12:11:24

    Bem isso, sem mais nem menos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eurico Schwinden

    10/11/2020 12:08:23

    Título infeliz. Por isso mesmo, a leitura do artigo é dispensável. Até os grandes jornalistas cometem esta gafe. E só temos de lamentar o tom de deboche com que as autoridades brasileiras são tratadas. Que fique o colunista com o filho de Cesar Maia, com Dória, Collor e tantos outros baluartes da soberania. Só como curiosidade, este senhor ainda trabalha numa certa revista semanal, que troca de dono como troca de boteco...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    10/11/2020 12:08:11

    IvoHM: >>>>> LIVE: >>>>> Joe Biden (D) is leading by 12,338 votes. An estimated 100 percent of votes have been counted. (Georgia)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    10/11/2020 12:06:12

    É a mídia progressista, prezado Guzzo, e suas pautas asquerosas. Jornalismo? O que é isso Guzzo? No seu tempo podia existir. Agora? É só militância, né? Mas, eu diria o seguinte, vela lá quem cumprimentou o Biden e terás uma ideia do que representa a vitória desse defensor de drogas e do abortamento. Fora o resto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANTONIO CARLOS JANINI FRANCO

    10/11/2020 11:32:16

    É isso ai. Ok.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reinaldo de Oliveira

    10/11/2020 11:28:40

    Sábias palavras Guzzo !! Infelizmente a mídia brasileira trabalha suas pautas numa única vertente de pensamento e isso empobrece muito os debates. Prazer em ler um texto que provoca o contraditório. Obrigado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    10/11/2020 11:24:14

    Ótimo Texto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO VIEIRA LOPES DA SILVA

    10/11/2020 11:17:48

    Mestre

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PTRLC

    10/11/2020 11:03:32

    Mais uma vez um excelente artigo do Guzzo!!! A nossa mídia através dos seus jornalistas militantes sabe ser ridícula por se achar ainda com importância e influência nos seus parcos leitores, mas um dia a máscara cai.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gerson Luis Maciel

    10/11/2020 10:33:18

    Disse tudo. Parabéns, articulista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gerson Luis Maciel

    10/11/2020 10:31:32

    Disse tudo. Parabéns, articulusta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elisangela alves laranjeira

    10/11/2020 10:22:11

    O jornalista não deve mesmo saber a ordem das coisas!!! Educação, sensatez, polimento, etc, etc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • K

      Kátia Fraga

      10/11/2020 12:06:30

      SE o resultado atual fosse o contrário, Trump à frente, e Bolsonaro o cumprimentasse, essa mesma mídia futriqueira diria que foi precipitadamente. Você não entende que o problema, para a mídia e esquerda revoltosa, não é o que, mas quem?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      10/11/2020 11:09:24

      Sabe muito bem. Educação, sensatez e polimento para com o atual ocupante da Casa Branca, que, ao contrário do que foi determinado pela mídia, não pela Justiça, AINDA é o ocupante da Casa Branca.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arys

    10/11/2020 10:10:13

    Não faz diferença nenhuma. O que há é mais um pretexto para esta "imprensa" nojenta, vendida e aparelhada falar mal do presidente ELEITO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos fastruck

    10/11/2020 9:03:25

    De fato não faz a menor diferença, Bolsonaro cumprimentar ou não Biden, até porque Biden também não está muito preocupado com isto, ele quer mesmo é tomar nossa amazônia. Gafe de Bolsonaro seria puxar o **** do Biden e depois numa possível reviravolta se descobrir que bateu continência para o presidente errado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson Jose Rebello

    10/11/2020 9:02:44

    Comentário perfeito, alem disso, do jeito que as coisas andam por la elas estão complicando pro Biden....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antônio Carlos

    10/11/2020 1:50:15

    Estes caras não entendem que é uma questão de tradição e cortesia. O Biden está mais preocupado com o café da manhã dele do que com o Brasil. O colunista defende a tese do pobre mas orgulhoso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    10/11/2020 15:02:25

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • N

      Nm

      10/11/2020 15:02:32

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      10/11/2020 15:02:28

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • T

      TIAGO SILVA

      10/11/2020 6:53:00

      Perfeito! Na vdd, GP tem apenas colunista nessa linha, isso e realmente uma pena pela tradicao do Jornal. Fiuzza, Constatino e esse aqui so tem voz na GP e na JP..... mas isso vai mudar, ja esta mudando! Ate a Fox news esta mudando nos US...... isso vira, no matter what....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    10/11/2020 1:25:00

    Já fez a diferença! Brasil é um estado-párea!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ale

    10/11/2020 1:16:31

    Perdeu 10 ações na justiça, 10! Nem a Fox, nem os republicanos estão sustentando essas acusações sem provas de um sistema que funciona assim desde sempre. Acabou, quase 5 milhões de votos a mais, essa choradeira não vai reverter nada, o Bozo não se refez do baque, vai morrer abraçado com os húngaros e poloneses, nenhum chefe de estado de potencia conhecida ainda visitou o Brasil individualmente, nem Bolsonaro visitou nenhuma potência (só Trimp), ficará completamente isolado sem seu dono

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alfredo Augusto Lima de Aguiar

    10/11/2020 1:03:47

    Tudo bem, atire na sua nação mais uma vez, baby. Sim, oh, enterre-a.....Ah, tudo bem Você sabe que eu te peguei brincando com a China....Yeah, estou descendo para atirar na minha velha terra.....Você sabe eu te peguei fornicando com a China, velho ladrão. Hey Joe, para onde você vai correr agora? ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alfredo Augusto Lima de Aguiar

    10/11/2020 1:02:24

    Hey Joe, eu ouvi que você atirou em sua nação Você atirou nela agora Hey Joe, eu ouvi que você atirou em sua senhora, sim. Você atirou nela no chão...Hey Joe, aonde você está indo com esse voto ilegal em sua mão? Hey Joe, eu disse, aonde você vai com essa fraude em seus ombros?... Oh, eu estou descendo para atirar na minha velha nação.....Você sabe, eu te peguei fornicando com a China.....Yeah, eu estou descendo para atirar na minha velha terra....Você sabe que eu te peguei brincando com a China, velho ladrão Huh, e isto não é elegante......

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alfredo Augusto Lima de Aguiar

    10/11/2020 1:01:15

    Alright Shoot your NATION one more time again, baby Yeah Oh, dig it Ah, alright You know I caught you messin' 'round with China Yeah I'm goin' down to shoot my old land You know I caught you messin' 'round with China, old stealer Hey, Joe Where you gonna run to now?…

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alfredo Augusto Lima de Aguiar

    10/11/2020 10:23:12

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alfredo Augusto Lima de Aguiar

    10/11/2020 0:55:58

    Que maravilha ! Em breve, Creepy Joe, entre outros tantos feitos, vai descriminalizar a pedofilia, e incentivar/impor o mesmo para outros países, liberando inclusive sua passagem e trânsito irrestrito pelo mundo, visto que é adepto inveterado dessas "práticas" tão nobres e edificantes, para toda a humanidade, considerando o que faz com a sua própria neta. Avante, Estados Unidos Degenerados da Fraude Eleitoral e da Democrachina !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    10/11/2020 0:51:09

    Parabéns Guzzo! Show!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Andre Aragao Brito

    10/11/2020 0:17:40

    Opinião muito realista. Vejo outros jornais fazendo disso algo absurdo e sugestionando que o Brasil pode sofrer consequências por Bolsonaro não cumprimentar Biden, mas como bem disse o jornalista países têm interesses e o Brasil não é inimigo de ninguém.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Ju Costa

    10/11/2020 0:09:22

    Parabéns a Gazeta pelo trabalho de todos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.H.O

    10/11/2020 0:04:13

    Brasil está do lado do México, Turquia, Russia e Coreia do Norte. Os paises que nao reconheceram Biden.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lúcia Helena Leinig

    10/11/2020 0:03:58

    Tenho a certeza q o Biden nem vai dormir a noite de tão chateado pq não recebeu os cumprimentos de JB kkkkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    09/11/2020 23:31:31

    O Trump será eleito !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      RPM

      10/11/2020 9:24:39

      Comentário bobo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CSG

      10/11/2020 0:56:38

      Sim...eleito presidente da associação dos excluidos pelo voto popular, Bozo será o vice.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ESTORVO

    10/11/2020 10:23:02

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ESTORVO

    10/11/2020 10:22:57

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    09/11/2020 23:14:28

    Guzzo, sempre o arauto da lucidez.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    09/11/2020 22:53:58

    306 x 229. O resto é resto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • F

      Freitas

      10/11/2020 22:31:45

      IvoHM: Uai, você não afirmou que "tinha virado"? Quando é desmentido, vem com essas baboseiras?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      10/11/2020 13:04:03

      Freitas: Daí, vão tirar uns 7 mil mortos, 4 mil votos em duplicidade e mais umas 15 mil viradas de software, e virou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      10/11/2020 11:21:29

      IvoHM: LIVE: Joe Biden (D) is leading by 12,338 votes. An estimated 100 percent of votes have been counted. (Georgia)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      10/11/2020 11:02:39

      Já virou na Georgia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    waldir rodrigues de morais

    09/11/2020 22:45:00

    Todos os jornais do Brasil,inclusive a "Folha de Timbucutu", fazem esta pergunta: quando que Bolsonaro ira se pronunciar sobre as eleições americana e se não houver este pronuncionamento não poderá ter posse presidencial na Casa Branca!!!!! É o Brasil se impondo perante o mundo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tarcisio Dias da Rocha

    09/11/2020 21:54:18

    Boa !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELMOR

    10/11/2020 15:02:36

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Joaquim

      09/11/2020 22:30:03

      O Joe Balde mostrou que não gosta do Brasil. Antes de vencer já estava nos ameaçando. Portanto, quero que se possível tenha um infarto e vá para os quintos dos infernos. Já temos problemas demais com uma esquerda anarquista corrupta, que tentou matar nosso hoje presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO

    09/11/2020 21:06:05

    Alguém paga assinatura da Gazeta aos jornalistas da Lamestream Media pq eles estão precisando ler esse artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    09/11/2020 20:59:32

    Simples e sucinto caro Guzzo! Dá gosto ler as coisas que o senhor escreve!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wilson Sade

    09/11/2020 20:54:09

    Boa ,Guzzo !!! O povo americano está tremendo de medo pelo que o resto do mundo dirá das besteiras que eles( povo americano ...) periódicamente fazem ... Lembram de Nixon ? De George Bush ? De Obama ? Pois é ...Povo sábio ,até parece que aprendeu a votar com os brasileiros dos últimos 20 anos...Hehehehe....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JÚLIO CEZAR Leite De lima

      10/11/2020 10:49:28

      Lá como cá....quem manda no país e o agro-negócio, os grandes conglomerados financeiros, os mega-oligopolios.... O resto é lixadeira da periferia das grandes cidades, ou seja, A massa DE manobra, tanto la como ca.... ACORDA POVO BESTA !!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Scaramuzza

    10/11/2020 15:02:39

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    09/11/2020 23:05:59

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    09/11/2020 20:41:52

    O governo brasileiro perdeu completamente o timing. Ficou pra trás na América do Sul. Falamos mal do Paraguai e da Argentina, mas somos pior que os 2 países juntos. Perdeu o timing. E o futuro governo americano já sabe disso. O Bozo jogou a âncora no mar e nos amarrou a ela. Simples assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      PTRLC

      10/11/2020 11:11:47

      Vá procurar a sua turma ou então rolas no canavial.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    humanitatis

    09/11/2020 20:39:10

    Então Gazeta do Povo quando vc irá demitir o Rodrigo Constantino.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • P

      PTRLC

      10/11/2020 11:16:12

      Ô abestado, você tem mais é que aceitar que é um eterno perdedor e procurar a sua turma de esquerdiotas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      10/11/2020 11:00:43

      animalatis: Quando você entender o que é fascismo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos Alberto da Silva Lopes

      09/11/2020 23:13:21

      Paula Asinelli: Acho que vai ter que desenhar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paula Asinelli

      09/11/2020 23:06:47

      Nunca!!! #mulherescomconstantino!! Entendeu a MSN? Ou tem q desenhar??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Adalberto Dias

      09/11/2020 20:40:51

      Quando o Luladrão voltar pra cadeia, pode ser???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valdenize

    09/11/2020 20:34:02

    Muito bom, Guzzo! Cada coisa no seu tempo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    09/11/2020 20:27:37

    A extrema imprensa no geral só quer um motivo para criticar o Bolsonaro. Ainda bem que temos opiniões diferentes aqui na Gazeta do Povo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Joaquim

      09/11/2020 22:34:59

      A turma da Gazeta do Povo expõe a verdade, e não fuxicos de jornalecos pessimistas ultrapassados dessas revista Veja, Isto é, O Globo, e Folha de São Paulo que recebiam bilhões pra não criticar a roubalheira do Lula, e Cia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    09/11/2020 20:26:59

    A extrema imprensa no geral só quer um motivo para criticar o Bolsonaro. Ainda bem que temos opiniões diferente aqui na Gazeta do Povo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • I

      IvoHM

      10/11/2020 10:59:09

      DJ4NHO3: Falou o discípulo da Marcia Tiburi.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Bingo Two

      09/11/2020 20:42:29

      Vai ouvir Olavo de Carvalho. É de graça!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juliander Januario Placido

    09/11/2020 20:18:32

    Como é bom ler matérias descentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    09/11/2020 19:44:50

    O que importa é a diferença entre o fogo e o extintor de incêndio. Um veio para apagar e o outro para torrar mais ainda a nossa impaciência com o ruivinho das discórdias. Ainda bem que mesmo nesta bagunça eleitoral, Biden vai passando a frente!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Roberto Pinheiro

    09/11/2020 19:19:40

    JR sempre mostrando aquilo que todo mundo já devia ter notado. Hoje a Maju alertou que o presidente eleito nos EUA é contra a politica do atual governo para a Amazônia, insinuando que esta última terá que mudar.Só faltou dizer que o que é bom para os EUA é bom para o Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      MGarcia

      10/11/2020 13:13:07

      Vc ainda assiste redebobo? Vai ler bula de remédio ou revista colega: tem mais credibilidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    09/11/2020 19:10:52

    Para pessoas como vc ou Bolsonaro nenhuma , afinal educação é coisa em falta em vocês.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Maquiavel

      10/11/2020 15:02:42