• Carregando...
Lula e Flávio Dino
O presidente Lula e o ministro da Justiça Flávio Dino.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Levado mais uma vez por seu piloto automático, que entra em ação sempre que os gatos gordos de Brasília se veem diante de alguma dificuldade, o governo Lula acaba de passar um novo recibo. O Ministério da Justiça, logo ele, enrolou-se num caso de convívio amistoso com o crime organizado. Uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, recém-publicada, revelou que a mulher do chefe do Comando Vermelho no Amazonas foi recebida duas vezes no edifício sede do ministério, este ano, por dois secretários e dois assessores do ministro Flávio Dino.

Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de J.R.Guzzo

É coisa que não tem desculpa. Como uma dirigente de organização criminosa (a polícia aponta a visitante, que, aliás, está condenada a 10 anos de cadeia, como a gerente financeira do grupo) poderia circular livremente pelos gabinetes do Ministério da Justiça? Ao invés de pedir desculpas, porém, e de tomar alguma providência contra os responsáveis, o governo Lula declarou guerra aos fatos. Apresentou-se como vítima dos “fascistas” e de fake newsuma mentira flagrante que só serve para sugerir que existem, mesmo, problemas sérios nas relações entre governo federal e crime organizado. Se não existissem, por que tanto esforço para ocultar a realidade?

O que fica de indiscutível, nessa história toda, é o miserável fracasso do Ministério da Justiça no combate ao crime organizado.

Lula, após dois dias de dúvida sobre o que fazer, fez a coisa errada – soltou um irado manifesto de apoio ao ministro Dino, que segundo ele sofreu “acusações absurdas” e “ataques artificialmente plantados”. É falso. A reportagem não diz, em nenhum momento, que o ministro recebeu a “Dama do Tráfico”; informa, apenas, que quatro de seus funcionários receberam, um fato acima de qualquer dúvida. Não se acusou ninguém e não se “plantou” nada; absurda, na verdade, é a declaração do presidente.

O ministro dos Direitos Humanos, que também foi flagrado no caso pagando diárias para a gerente do CV ir à Brasília, afirmou que os responsáveis pela divulgação dos fatos são “próceres do fascismo à brasileira”. Quem é “prócer do fascismo”? O jornal? Os jornalistas que fizeram a reportagem? O ministro não diz. O próprio Dino, enfim, achou conveniente comparar Israel ao Rei Herodes da Bíblia, e os palestinos à Sagrada Família em fuga para o Egito; imaginou que assim estaria desviando o assunto.

O que fica de indiscutível, nessa história toda, é o miserável fracasso do Ministério da Justiça no combate ao crime organizado – uma de suas funções essenciais. Após quase um ano inteiro de governo, tudo o que o governo Lula tem de concreto para apresentar no assunto são as visitas da “Dama do Tráfico”. O resto é pura fumaça. O ministro anuncia milhões e bilhões para a polícia. Acha que falando de verbas, a respeito das quais não se sabe nada, mostra para o público que o problema está resolvido – mas resultado, mesmo, não houve nenhum até agora.

No último dos seus surtos, colocou o Exército a controlar malas em aeroportos. É, além de jogar dinheiro público pela janela, pura simulação de atividade: as pessoas ficam vendo os soldados, mas a possibilidade de que eles façam alguma coisa útil olhando as esteiras de bagagem está entre o zero e o duplo zero.

A atuação do Ministério da Justiça na área da segurança pública é uma ficção. O ministro, pouco depois de assumir seu cargo, fez uma visita a uma favela do Rio de Janeiro que sabidamente é governada pelo crime. Está perpetuamente atrás dos clubes de tiro ao alvo – que segundo ele são um fator essencial da criminalidade no Brasil. Faz solenidades em série para anunciar planos e campanhas. Fica contra a polícia nos estados em que a oposição governa. Propõe “políticas de desencarceramento”. Não foi capaz de apresentar um único projeto de lei para auxiliar o combate ao crime e aos criminosos. Por fim, vê assessores do Ministério da Justiça enrolados com a “Dama do Tráfico – e a sua única reação é denunciar “a direita”. É mais um passo na construção de um país pró-crime.

Conteúdo editado por:Jocelaine Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]