i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

J.R. Guzzo

Foto de perfil de J.R. Guzzo
Ver perfil
Sessão "presencial"

Sugiro aos deputados que voltem a bater ponto em Brasília

  • J.R. GuzzoPor J.R. Guzzo
  • 08/02/2021 17:22
Sob a nova direção de Arthur Lira (PP-AL), Câmara dos Deputados discute a retomada das sessões presenciais apesar da pandemia de Covid-19.
Sob a nova direção de Arthur Lira (PP-AL), Câmara dos Deputados discute a retomada das sessões presenciais apesar da pandemia de Covid-19.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

De volta às atividades para mais um ano legislativo, e agora sob nova gerência, a Câmara do Deputados dá a impressão de que vai examinar – pelo menos examinar – a possibilidade de reabrir o estabelecimento para sessões “presenciais”, a palavra da moda para definir se alguma coisa está sendo feita de verdade ou não. Uma reunião “presencial”, por exemplo, é uma reunião que realmente acontece, com a presença de seres humanos. Uma reunião “não presencial” pode ser qualquer coisa. Em geral não é nada: não requer a presença de pessoas de carne e osso, e tem funcionado desde o início da epidemia de covid como um excelente recurso para a simulação de atividade.

A Câmara, e mais um monte de gente, está sem trabalho “presencial" há quase um ano; os senhores deputados estiveram entre os primeiros brasileiros a fugir do serviço e se converter à religião do “#fique em casa”. Mantiveram intactos, é óbvio, os seus salários, benefícios, passagens aéreas, apartamentos “de função”, funcionários dos gabinetes, carros, motoristas e cada tostão que o regulamento permite. Em troca, vão de vez em quando para a frente do computador e ali apertam uma tecla qualquer para cumprir com suas obrigações parlamentares.

Parece estar em discussão, agora, uma proposta para a Câmara voltar às sessões "presenciais”, ou seja, voltar ao trabalho. Nem é preciso dizer que a ideia foi recebida a pedradas por deputados que militam na "Confederação Nacional da Quarentena pelo Tempo que for Necessário". Segundo eles, não haveria condições de garantir a “segurança sanitária” de suas excelências. É mais uma prova, entre tantas que aparecem na vida diária, do sistema de castas que governa este país de forma cada vez mais absoluta – para quem está em cima, como os deputados, tudo, sempre; para quem está em baixo, como 90% da população, nada, nunca.

Não passa pela cabeça dos parlamentares brasileiros (nem dos professores, funcionários públicos de alta linhagem, etc.) que todos os dias quase 8 milhões de pessoas se apertam no metrô e nos trens urbanos de São Paulo, por exemplo, porque precisam trabalhar para ficar vivos. E no resto do país? E em todas as milhares de atividades que não permitem o “trabalho online”? Onde está o precioso “distanciamento social” para eles? E a sua “segurança sanitária”?

A mensagem dos deputados que exigem “sessões virtuais” para si próprios – e de todos os mandarins que pensam como eles – é a seguinte: quem tem de trabalhar que vá para o diabo que o carregue. Eles que se virem e continuem trabalhando dia e noite para garantir o nosso delivery.

Talvez seja melhor, para o seu próprio bem, que os senhores deputados e congêneres não continuem mais muito tempo fora do trabalho. Já não aparecem no local de serviço há um ano. Se quiserem ficar em casa mais um ou dois, ou sabe-se lá quantos, vão deixar o público se acostumar de vez com a sua ausência. Não é uma boa ideia.

33 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 33 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    MANOEL H NAGATSUYU

    ± 0 minutos

    Que os senhores deputados fiquem em casa, e a população acorde de vez para verem que não precisamos de todos eles por lá, então quem sabe os brasileiros acordem e façam pressão para diminuir o número de deputados para só cinco representantes por estados e de um senador por estado para diminuir as despesas e cortar todos os privilégios e viverem como cidadãos comuns como nós.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Ana Cristina Pinho Mendes Pereira

      19/02/2021 21:16:27

      Tão lúcido que chega a emocionar. Obg, Guzzo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Manuel J O Guerra

        19/02/2021 14:31:14

        Ótimo, vemos uma ditadura na cara dura, um deles chama ao presidente de genocida, e até de dar palpites em todo que não lhe compete, além de soltar a todos os corruptos e desviadores do erário (os que lhe convém) Que faz que ninguém serio acredite na justiça! Quem foi eleito para governar o pais? Se fosse uma corte isenta e proba, até?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          roberto gomes

          10/02/2021 15:26:29

          JR Guzzo cada dia seus textos são incríveis. Mostra a hipocrisia política do povo #FicaEmCasa. É nojento ver a defesa pela midia militante. O FICA EM CASA GOURMET não se incomoda com o povo brasileiro que paga impostos e trabalha. #Vergonha

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            Jose antonio gaitan guzman

            10/02/2021 0:29:26

            Excelente. Já nem lembro quem são os excelentíssimos representantes do MS. Não estão fazendo falta.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Mário Gonçalves Sammarco

              09/02/2021 19:03:15

              Parabéns! Brilhante, como sempre! Lamentávelmente, há poucos jornalistas como esse!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Spartacus

                09/02/2021 18:31:17

                Caro Guzzo. Esses cretinos não gostam de trabalhar. A maioria passa a semana em casa e de terças as quintas ficam em Brasília com as amantes pagas com o nosso dinheiro

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Paulo Roberto Pinheiro

                  09/02/2021 15:44:06

                  É isso aí, J.R.. O Brasil é, talvez, a única democracia em que os congressistas são os maiores entusiastas da ideia de "fechar o Congresso".

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    CESAR SABBAGA

                    09/02/2021 18:24:00

                    Esse comentário foi removido pelo usuário

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Freitas

                      09/02/2021 12:53:32

                      Prova clara e evidente de que o Congresso não executa tarefas consideradas essenciais. Vejam o absurdo: a "população" do Congresso nacional é maior que a da maioria das cidades brasileiras. "Apenas" 28.000 funcionários, considerando os concursados, apadrinhados e terceirizados.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • K

                        Klin

                        09/02/2021 12:52:18

                        Desde quando estes caras estão preocupados com os trabalhadores brasileiros? Nem por isso deixaram de gastar a verba de representação, passagens, combustível etc, etc. REFORMA POLÍTICA E REDUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO NO CONGRESSO A 1/3 DA ATUAL, JÁ!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Marcos

                          09/02/2021 12:35:21

                          Os nossos funcionários no CN, são o maior exemplo de que realmente brasileiro não sabe votar.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Maria Sueli de Almeida

                            09/02/2021 12:28:42

                            maria sueli de almeida; Passagem aérea ????? para ficar em casa??????

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Ricardo

                              09/02/2021 12:24:41

                              Certeiro, prezado Guzzo! No fundo, no fundo, estamos nessa "pandessua" (deles, não minha) deste há muito tempo (1989/90?), e de lá pra cá ainda fomos "premiados" com dois grandes Títulos de Idiotas Úteis (TIU), que usamos somente por obrigação, mas não servem para nada: título de eleitor e, agora, essa máscara.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                FERNANDO LUIZ POZZOBON

                                09/02/2021 12:12:13

                                Garanto que se os nobres deputados forem convocados a trabalhar presencialmente usarão sim as máscaras. Mas não para se pretegerem, mas sim para esconderem a cara de pau.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Paulo Santos

                                  09/02/2021 12:10:07

                                  Gostei, aula não presencial, finge que dá aula, trabalho remoto, finge que trabalha.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    João Mauricio

                                    09/02/2021 11:45:00

                                    Um bando que se aglomerou na festa da comemoração do atual presidente da câmara, Lira, em torno de 300 pessoas, quase todos sem máscaras, prova que tem condições de voltar ao trabalho (se podemos assim chamar!) de forma presencial.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • A

                                      Abílio Lima Filho

                                      09/02/2021 13:37:01

                                      Pra festinha não é necessário a tal "segurança sanitária" para os nobres deputados mas para trabalhar para e pelo povo sim. É muita hipocrisia!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luiz

                                    09/02/2021 11:29:08

                                    Boa Guzzo! foi logo na garganta desses patriotas mamadores do "fique em casa" com seus privilégios imorais. É isso,seria melhor que esses pseudos moralistas sanitaristas/ hipócritas tomassem vergonha na cara e voltassem o trabalho. Ou então ficassem em casa para sempre. Com bem diz o Guzzo, daqui a pouco ninguém notará mais suas ausências, né não? Será que não seria uma boa para o nosso Brasil varonil?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      CLAUDIA FREIRE

                                      09/02/2021 10:51:50

                                      Eu fico me perguntando quando será nossa revolução francesa...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • H

                                        Hélio

                                        09/02/2021 10:44:13

                                        Gostaria de saber se os gastos do nosso legislativo com energia, combustíveis, passagens aéreas, etc. caíram, com todo esse laborioso povo em casa. Sim, porque eles não podem andar por aí, seja qual for a atividade que apareça. E o pessoal dos cargos de confiança contratado sem concurso para trabalhar nos gabinetes vazios, foi reduzido em quanto por cento nesse ano ?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          joão José Augusto Mendes

                                          09/02/2021 9:46:51

                                          Eles já são um lixo porque querer segurança sanitária?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • L

                                            LH

                                            09/02/2021 11:20:53

                                            De fato. Com todos lá em Brasília, quem sabe eles não contaminam o COVID?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          EDGAR ALBERTO PERIN

                                          09/02/2021 9:41:16

                                          Correto, Guzzo! Os únicos servidores que são dignos de respeito, são os ligados à saúde. Já deputados, assessores, comissionados, aspones.... não fazem falta alguma. Poderiam ser reduzidos a 10%. Corja de sanguessugas! Inúteis!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • L

                                            LH

                                            09/02/2021 11:22:37

                                            Discordo! 10% ainda é demais!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          Luiz Alberto

                                          09/02/2021 9:28:18

                                          Que final feliz! A gente vai terminar se acostumando e confirmando a inutilidade desse tipo de representação. Churchill disse que "a democracia é a pior forma de governo excetuando todas as demais que foram tentadas". Concordo mas que a nossa democracia está precisando de uma lanternagem, lá isso está. E urgentemente! É cara demais, todo mundo manda e ninguém obedece, uns se apropriando e privatizando o erário, socializando os prejuízos, uma legislação complicada, tosca e sabidamente esperta, pra uns!! Tá na hora de dar um freio de arrumação nesse pandemônio e botar um mínimo de ordem e respeito.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Pindorama

                                            09/02/2021 9:55:19

                                            O tempo de afastamento do trabalho real será diretamente proporcional à importância que cada segmento se atribui(que é inversamente proporcional ao que produz e diretamente ao que gasta). Nesta matemática perversa o último a retornar será quem? Minha aposta: o judiciário.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Adilson Teixeira Teodoro

                                              09/02/2021 0:00:16

                                              Parece que as únicas profissões que não fugiram da raia, foram os da saúde mesmo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • L

                                                LH

                                                09/02/2021 11:24:32

                                                Os políticos também não fugiram. Continuam aí, roubando normalmente.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Eden

                                              08/02/2021 23:59:17

                                              O Guzzo é o melhor articulista do Brasil falou o óbvio para toda classe A,B,C ,em sua maioria no geral .Todo mundo deve trabalhar nestas classes .Os onibus e trem têm de ser organizados . No mais tristeza .A Quimica fina e a Biologia fina das fundações que quando jovem estudante de Medicina ,Prf Dr Isaias R(H)aw .Poxa te deixaram morrer na penúria cientifica,.Nso sabemos nem copiar .**** de SUS SUBFINANCIADO ,SIM , mas também sub trabalhado mentamente pelo EX MINISTRO PADILHA que acabou com a Ciências. Bozo nesta área ruim ,mas FHC RUIM e PT Pior Eramos em PIB pior ,mas a elite científica que alavancou o país melhor ha 45anos.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                EDY MARY FERREIRA IVO

                                                08/02/2021 22:04:30

                                                Guzzo como sempre, primoroso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • R

                                                  Rodolfo Moraes

                                                  08/02/2021 22:58:26

                                                  Concordo. Mas o maior desaforo ainda é a greve de professores pra continuar a receber sem ir às aulas

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                LUIZ EDGARD SOMMA

                                                08/02/2021 20:47:41

                                                Perfeito como sempre. Tudo muito claro é bem explicado.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.