i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

J.R. Guzzo

Foto de perfil de J.R. Guzzo
Ver perfil
Reeleição

O “golpezinho” de Maia e Alcolumbre deu errado

  • J.R. GuzzoPor J.R. Guzzo
  • 07/12/2020 15:49
Presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre: Supremo barrou tentativa dos dois de buscar a reeleição no comando das duas Casas.
Presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre: Supremo barrou tentativa dos dois de buscar a reeleição no comando das duas Casas.| Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O Congresso Nacional só não viveu nesses últimos dias o pior momento de sua história por uma razão: os seus momentos ruins se sucedem com tanta frequência com seus momentos horríveis que fica tecnicamente impossível, na hora da verdade, dar a medalha de ouro ao pior de todos. No caso, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados tentaram um golpezinho grosseiro e pedestre — foram pedir de joelhos que o Supremo autorizasse a ambos violar expressamente o que está escrito no artigo 57 da Constituição e, com essa licença no bolso, pudessem disputar mais uma reeleição para os seus cargos.

Não deu certo — o STF não topou. Pode haver desastre mais humilhante? O sujeito vai ao STF pedir uma vigarice e nem o Supremo— esse STF que topa tudo para atender aos desejos e necessidades de seus clientes — aceita fazer o serviço. É como se dizia antigamente: vergonha é roubar e não poder carregar. O senador Davi Alcolumbre e o deputado Rodrigo Maia acabam de fazer precisamente isso.

O senador Alcolumbre ainda teve um arranco heroico de cachorro atropelado, como dizia Nelson Rodrigues, e foi um pouco mais adiante do que o deputado Maia. Conseguiu que o novo ministro Kassio Nunes Marques, o querido do presidente Bolsonaro e do Centrão, já desse o primeiro dos muitos votos sem pé e sem cabeça que promete dar em sua carreira — declarou que o errado para um era certo para o outro e deu a Alcolumbre o direito que negou a Maia. Não adiantou nada, porque o senador ainda assim perdeu de 6 a 5, enquanto Maia ficou com 7 a 4 contra. Foi a cereja no bolo desse desastre.

A desculpa tida como “jurídica” em benefício dos chefes do Legislativo — sempre se arruma uma desculpa dessas no Supremo — ficou a cargo de você sabe quem: o ministro Gilmar Mendes. Num voto longuíssimo, pretensioso e irracional, ele veio com a história de que se a Constituição permite a reeleição do presidente da República, então tinha de permitir a mesma coisa no Senado e na Câmara. O que o joelho tem a ver com a gravata? A reeleição do presidente é legal porque está escrito na Constituição que é legal. A reeleição de Alcolumbre e Maia é ilegal porque está escrito na Constituição que é ilegal. Qual é o problema com essa gente?

Mais uma vez tentaram mandar a lógica para o diabo; mas desta vez calcularam mal a munição que tinham e acabaram de cara quebrada. A um certo momento dessa palhaçada, o governo imaginou que poderia levar na mão e na contramão: Alcolumbre, o amigo do Palácio do Planalto, seria autorizado a bater a carteira, mas Rodrigo Maia, o inimigo, seria proibido. Na avaliação da maior parte da mídia, ao serem apresentados os primeiros votos , era isso o que iria dar. Mas ficou no 6 a 5, que pode ser aquilo que se chama no futebol de derrota honrosa, mas que para efeitos práticos vale tanto quanto zero.

O Brasil e os brasileiros sempre perdem, em episódios desta espécie. É bacana ganhar uma, para variar.

47 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 47 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • Á

    Álvaro

    20/12/2020 18:19:05

    Tenho vergonha de ser advogado e explicar que o Direito é um ciência. Não é, pelo menos no Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • G

      Gilson de Andrade

      13/12/2020 19:14:12

      Irracional não é só o voto do GM, irracional é tudo que essa excrescência humana tem feito nos últimos tempos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Spartacus

        11/12/2020 13:39:42

        E tem gente que estudal na faculdade de direito de Gilmar Mendes. Vão aprender tudo errado

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Plinio Gustavo Prado Garcia

          11/12/2020 12:48:05

          Parabenizo Roberto Jeferson por ter levado o seu partido (PBT) ao Supremo contra a pretensão de Maia e Alcolumbre. Pena que o resultado pela procedência da ação se tenha dado por voto de desempate pelo Presidente da Corte. Deveria ter sido procedência total, por unanimidade dos 11 ministros.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Alexandre Paranaense

            10/12/2020 21:38:10

            O que você me diz do voto do Kassio? O Alcolumbre pode mas o Maia não. E o problema era o STF.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              JLOC

              10/12/2020 14:47:21

              Guzzo, eu quase concordo com o conteúdo do seu texto, exceto pelo voto do novo ministro Kassio. Ao acompanhar a votação, eu também achei a princípio o voto daquele ministro de uma total incoerência, por outro lado, o voto dele foi impregnado de uma sutileza, que após uma análise mais profunda, eu sou quase levado a acreditar, que tal sutileza foi proposital. No voto do Kassio, que foi dado quando o placar estava favorável a reeleição, ele deixou claro que se a interpretação fosse pela reeleição do Maia, então pelo mesmo critério tal princípio poderia ser aplicado à eleição presidencial. Será que sob a "ameaça" de um 3o. mandato do Bolsonaro, isto não influiu no voto dos demais ministros?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • G

                Gilson de Andrade

                13/12/2020 19:23:38

                Não creio que ele seja tão maquiavelicamente inteligente assim, mas talvez por via indireta tenha favorecido Bolsonaro. Ao tentar salvar Alcolumbre (o menos ruim), talvez em acerto com Bolsonaro, ele permitia que o mesmo ficasse em uma situação mediana com o DEM, pois "demonstrava" que não tinham nada contra o partido. No final ficou a defenestração dos dois ficou por conta do STF e o Bolsonaro ficou bem na fita.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • M

              Marco Aurelio Justus

              10/12/2020 14:05:26

              Perfeito , as vezes o vômito é contido e seguimos adiante

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                R Koga

                10/12/2020 12:10:29

                Perfeito Guzzo!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Paulo Z

                  10/12/2020 2:08:41

                  Genial este artigo do Guzzo. Escreveu com um humor impagável sobre um assunto tão delicado que é esta falta de vergonha das nossas Casas e de alguns membros do STF. Ri muito.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Júlio

                    10/12/2020 0:22:37

                    Brilhante! Como sempre!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      RUY

                      09/12/2020 19:57:58

                      Ganhamos o que ? Esperem pelos substitutos, que estão sendo gestados por Calheiros, Kassab, Ciro Nogueira, et. caterva. Quem viver verá !

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Eliana Vieira de Aguiar Bernardo

                        09/12/2020 12:12:36

                        Guzzo é um gigante do jornalismo. Artigo perfeito!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • I

                          Itamar Piffer

                          09/12/2020 10:16:34

                          O problema dessa gente é a possibilidade maior de impeachment tanto no STF quanto no Senado. Diminui-se a possibilidade fazendo uma leitura de analfabeto funcional do artigo 57

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Arys

                            09/12/2020 3:21:45

                            O "sem pescoço", que tenta esconder o seu prenome esquisito que começa com K, já mostrou a que veio - lacaio sem qualquer convicção ou fundamento... VERGONHA! Obs: votei no Bolsonaro e votarei novamente se a opção for a única contra a ESQUERDA IMUNDA. Não significa que eu seja GADO. Bolsonaro, tenha vergonha na cara e escolha o próximo ministro decente, não uma desgraça destas...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

                              08/12/2020 20:11:40

                              Se , ao invés de tomar cafezinho e fazer conchavos , tivessem votado uma PEC , nada contra. Agora,superado este Problemão da Nação , talvez deem andamento às votações pendentes. Trabalhem pelo que são régiamente pagos.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Juarez Waltrick Kohler

                                08/12/2020 18:08:04

                                Os Gemeos METRALHA !!! Cairam do cavalo !!! kkkkkkkkk ELES NOS CONSIDERAM COMPLETOS **** (NÓS, OS CIDADÃOS BRASILEIROS PARA OS QUAIS ELES TRABALHAM)

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • G

                                  Gilson de Andrade

                                  13/12/2020 19:31:57

                                  Ainda bem que o jogo fica empatado pois nós os consideramos uma b*$t@ e uma m£*d@.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Alerta

                                08/12/2020 17:24:02

                                A Constituição também é claríssima ao afirmar que ninguém pode ser discriminado por sua cor de pele. Mesmo assim, as organizações de treinamento de executivos, como a FDC, defendem a contratação exclusiva de pessoas de uma determinada cor, fechando as portas às demais.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  JOAO BATISTA SILVANO

                                  08/12/2020 16:25:59

                                  ja que falou em futbol, quando tem a intençao de falta, o juiz da a falta, uma berraçao dessa contra a constituiçao, deveriam ir presos, o maia e alcolumbre.....

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Manoel Cesar Romero

                                    08/12/2020 16:13:27

                                    Muito bom Guzzo, quem faz palhaça são palhaços e o STF é um circo.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Freitas

                                      08/12/2020 15:40:10

                                      E o voto do Kassio Nunes, hein? Que beleza de absurdo. Que indicação perfeita de Jair Bolsonaro. Estamos fuzilados...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • D

                                        Deocy França

                                        08/12/2020 15:00:55

                                        A caixinha de supresas do STF, deu zebra.Alguns ministros mais sérios,entenderam a constituição.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          CSG

                                          08/12/2020 14:12:28

                                          STF afinou

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            JOAQUIM DIAS

                                            08/12/2020 13:43:17

                                            "Bacana ganhar uma para variar" será mesmo? Vai depender e muito dos candidatos que serão ofertados ao sufrágio dos ilustres "representantes" do povo e do estado. Caso outros maias e alcolumbres ganhem o direito de presidir as casas teremos seis de meia dúzia. Ou o governo arregaça as mangas e trabalha bem em torno de bons nomes ou o povo **** do Brasil pagará a conta novamente.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • D

                                              Darci Grava

                                              08/12/2020 15:59:42

                                              Os nomes vindouros podem até ser piores, porém não rasgar o que está claramente escrito na constituição é imprescindível. Nao podemos, jamais, admitir que se mudem as leis pelos nomes que concorrem a um cargo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Luiz

                                            08/12/2020 13:11:36

                                            Ficou perfeitamente clara a formação daquele grupinho político no STF ... são aqueles já muito bem conhecidos ... corremos o risco real de instaurar uma condição de insegurança jurídica total no país, afugentando os investimentos ... se os caras interpretam "vedado" como "permitido", então pode tudo ... uma grande bagunça

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Ciro Santos

                                              08/12/2020 12:44:52

                                              Em matéria de desfasatez Gilmarzão se supera a cada dia.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • Y

                                                Yang Michael Ruu Long

                                                08/12/2020 11:58:57

                                                Seria interessante verificar o prejuizo financeiro de Mendes e sua patota com a rejeição da tese. Quanto será que estava valendo?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  All Jr

                                                  08/12/2020 11:25:27

                                                  Vergonhoso esse STF! Sem dúvidas a pior composição da história desse Tribunal! Acorda Brasil!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Alcir Carlos Sereni

                                                    08/12/2020 11:19:00

                                                    para que serve o STF?, NINGUÉM ME CONVENCE QUE NÃO SERVE PARA NADA. Em caso de férias coletiva do dito tribunal, valeria o que esta escrito no artigo 157. Ponto

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • N

                                                      Nm

                                                      08/12/2020 11:07:13

                                                      STF apenas evitou o pior! apenas 6 Ministros, parecem saber português suficiente para ler a Constituição!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        joão José Augusto Mendes

                                                        08/12/2020 10:54:54

                                                        Não foi STF coisa nenhuma, fomos nós que botamos a boca no trombone e virou o voto de dois, que era dado como certo na defloração mais uma vez da constituição. Esse Nunes não foi indicado pelo Catacumba?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • R

                                                          RPM

                                                          08/12/2020 10:21:58

                                                          Deixa claro a relação que existe entre o congresso e o senado x STF " Uma mão ✋ lava a outra".

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • N

                                                            Neto

                                                            08/12/2020 10:19:12

                                                            Não importa quem provocou o STF. O Brasil precisava de uma definição, visto que Maia e Alcolumbre já estavam articulando as próprias reeleições na penumbra da informação. Sim... era necessária uma manifestação do STF em sentido contrário antes que aqueles dois abutres tomassem o poder de assalto.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              Ricardo Bellodi

                                                              08/12/2020 8:44:08

                                                              Uma coisa jornalista não pode fazer: brigar com a verdade. Então vamos restabelecê-la: quem foi ao STF foi PTB, do Roberto Jefferson, agora bolsonarista desde sempre. Quase atira no próprio pé. Então a partir da verdade é melhor escrever outra coluna que essa está viciada.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • M

                                                                Mário Assis Causanilhas Rodrigues

                                                                10/12/2020 19:42:23

                                                                Observação pertinaz, RB. Seria, exatamente, o comentário que iria fazer. De resto, o texto é muito bom.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Carlos fastruck

                                                              08/12/2020 5:42:19

                                                              Não devemos nos esquecer que Gilmar e Moraes, votaram por seus cargos, pois sabem muito bem que dependendo de quem assumir a presidência do Senado, eles muito provavelmente serão destituídos, espero mesmo que isto aconteça, com Moraes principalmente.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                ABFeitoza

                                                                08/12/2020 3:22:35

                                                                Esse ataque frontal e descarado contra a constituição deveria ser alvo do inquerito dos atos anticonstitucionais.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • A

                                                                  Aroldo

                                                                  11/12/2020 13:29:44

                                                                  Não poderia concordar mais! É um tremendo absurdo "juizecos " do supremo que estão lá pra defender a Constituição a rasguem votando frontalmente contra o que está nela escrito!! Tremendo absurdo!!! Tem que haver algum tipo de punição pra isso!!!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • M

                                                                MARCELO DE PAOLA

                                                                08/12/2020 2:23:12

                                                                É sempre um prazer ver o boca de sapo quebrando a cara. Nem que seja por pouca diferença. Agora temos que aguardar a próxima canalhice do grupo que adora rasgar a nossa já carcomida CF, porque eles estão sempre prontos para uma nova patifaria. Isso é certo.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • I

                                                                  Inô Gazotti

                                                                  08/12/2020 0:16:17

                                                                  o placar só virou pela repercussão. a intenção era aprovar. mesmo com este placar, e pela intenção, foi tão feito quanto.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • M

                                                                    Marilena lopes cavalheiro

                                                                    07/12/2020 23:28:22

                                                                    Guzzo como sempre, é um prazer lê-lo

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • N

                                                                      natalino giacobbe

                                                                      07/12/2020 22:45:19

                                                                      perfeito. Do lado 'constituição, ora a constituição' os mesmos de sempre. Os legisladores de capa preta. Bom vê-los vencidos pela lógica e pela lei.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.