i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

J.R. Guzzo

Foto de perfil de J.R. Guzzo
Ver perfil
Demissão

MPT se volta contra o trabalhador e inventa nova razão para justa causa

  • J.R. GuzzoPor J.R. Guzzo
  • 15/02/2021 16:38
Ministério Público do Trabalho recomenda demissão de trabalhador que se recusar a tomar a vacina contra a Covid.
Ministério Público do Trabalho recomenda demissão de trabalhador que se recusar a tomar a vacina contra a Covid.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

É pouco provável que exista no aparelho público do Brasil alguma repartição tão hostil à liberdade econômica, à iniciativa privada e às empresas (de qualquer tamanho) que criam empregos, renda e impostos quanto o Ministério Público do Trabalho. Não tem erro: a cada vez que o órgão se manifesta sobre alguma coisa, podem ter certeza de que os seus atuais proprietários vão fazer uma agressão qualquer às empresas. O MPT diz que trabalha a favor do trabalhador. Conversa. Ele trabalha contra o empregador, isso sim; está convencido de que o direito ao lucro, claramente estabelecido em lei, é uma doença social.

É curioso, assim, que o MPT anuncie uma posição oficial fixando as regras que entende serem as mais adequadas para um novíssimo tipo de demissão por justa causa — a demissão do trabalhador que, por alguma razão, não queira tomar vacina contra a Covid-19. É isso mesmo: os procuradores — não as empresas — estão dizendo que o sujeito, a partir de agora, vai ser demitido do emprego por motivos sanitários. Mas eles não são contra praticamente todo o tipo de demissão, o tempo todo? São, mas hoje em dia também militam no “distanciamento social” — e, nesse caso, sua fé na “quarentena” e nos seus anexos é mais forte que as suas convicções em prol “do trabalhador”.

Está tudo planejado. O empregado que não queira se vacinar, segundo a bula expedida pelo MPT, vai se submeter a um processo em três fases. Na primeira, será chamado para “uma conversa”. Na segunda, receberá uma “advertência”. Na terceira, será posto no olho da rua.

Ficamos assim, então: a Ford, que acabou de fechar suas fábricas no Brasil e não produz mais nem um para-choque de carro, não pode demitir os seus operários, embora eles não tenham absolutamente nada a fazer nas linhas de montagem. Mas está obrigada a demitir o empregado que não tomar vacina – esse mesmo que, segundo o entendimento da Justiça Trabalhista, não tem mais trabalho, mas deve manter o emprego.

O mundo da “legislação trabalhista”, das “conquistas sociais” e da proteção ao trabalhador é isso aí.

31 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 31 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    maryyapaz

    ± 0 minutos

    Mas ñ se assuste. Se esses órgãos forem desativados, todos os funcionários serão aposentados precoce e integralmente por conta do contribuinte. É só esperar e conferir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      José Tadeu Araujo

      19/02/2021 22:07:52

      Já deixei, há muito tempo, de tentar entender a justiça do país. Temos justiça do trabalho que, porém, trabalha justamente contra o trabalho. Um STF que trabalha, diariamente, contra a consituição que deveria defender. É revelador os tribunais serem chamados de palácios da justiça. Sobram palácios e falta justiça. Temos justiça para tudo, menos uma justiça a trabalho da justiça.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Ana Cristina Pinho Mendes Pereira

        19/02/2021 20:59:11

        Preciso, como sempre. Saúde e vida longa a vc, Guzzo!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Camargo

          18/02/2021 14:29:56

          Realmente a contradição salta aos olhos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • N

            Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

            18/02/2021 13:41:31

            A situação é tão surreal que parece fakenews!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              FRANCISCO

              18/02/2021 13:39:08

              Só não enxerga que não quer ver, JÁ ESTAMOS COM O COMUNISMO IMPLANTADO FAZ TEMPO.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                PTRLC

                18/02/2021 0:24:05

                Inacreditável! Desejaria saber o que esses procuradores fazem quando não estão atrapalhando? Trabalhar não é com eles, são uns patetas travestidos de autoridades. Guzzo você está totalmente correto, mais uma vez denunciando esses malandros.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  José Luiz A. C.

                  17/02/2021 18:18:55

                  Tratar o empregador como explorador da mão de obra é cultural no Brasil, principalmente, a CLT que desequilibra a balança da justiça a favor do empregado. Contraditoriamente, a CLT e a Justiça do Trabalho são o principal fator do desemprego no Brasil. Uma das causas do alto custo-Brasil.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • I

                    Inô Gazotti

                    16/02/2021 21:12:02

                    Isso não é falta de inteligência. É burrice pura.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Meg Litton

                      16/02/2021 21:05:28

                      Bando de lunáticos!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Paulo H.

                        16/02/2021 20:46:32

                        Guzzo acerta na mosca, digo, no MPT. Realmente o MPT (PGR e DPU não ficam muito atrás) é uma das instituições mais comprometidas, mais aparelhadas da República. É, por assim dizer, um órgão doente. E aqui - diferentemente do que ocorre no STF - tem-se aquele aparelhamento clássico, gramsciano, que começa na universidade pública (quando não vem dos cueiros) e culmina nessas posições em órgãos de Estado. Neste caso esses ... conseguiram se superar, ou seja, lograram prejudicar não só empregadores como empregados, sem falar na insegurança jurídica que geraram. Não poderiam ter feito pior.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Edson

                          16/02/2021 19:54:06

                          Nos anos 90 existiam os "juízes classistas" na Justiça do Trabalho, que foram extintos pelo então Senador da República Antonio Carlos Magalhães (o avô). Ninguém sentiu falta e se extinguirem o MPT e a Justiça do Trabalho, enviando os pleitos para a Justiça Comum, também ninguém sentirá falta. Aliás, o custo anual da Justiça do Trabalho é maior que a soma de todos os pleitos que tramitam nela, e ainda não nos constrangemos em fazermos piadas com outros povos...O MPT e a Justiça do Trabalho são duas jabuticabas, caras e podres.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • M

                            maryyapaz

                            ± 7 minutos

                            Mas ñ se assuste . Se a fecharem essas entidades todos serão aposentados precocemente e mandados para casa com gordos vencimentos vitalícios.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Camila Cristina Anello

                          16/02/2021 15:18:10

                          Caro Colunista, imagine que seu neto, uma criança, seja contaminada por um atendente de lanchonete que recusou a vacina. É razoável admitir a recusa, considerando que inexiste, por ora, a possibilidade de vacinação de menores de 16 anos e imunudepressivos?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          4 Respostas
                          • F

                            FRANCISCO

                            18/02/2021 13:40:42

                            Tu és BURRA DE NASCENÇA, ou os COMUNISTAS TE DEIXARAM ASSIM?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • W

                            WONKA

                            18/02/2021 12:49:22

                            Se enfia numa bolha de plástico e não sai de casa

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • I

                            Inô Gazotti

                            16/02/2021 21:13:14

                            Além do covid, outros vírus podem ser transmitidos. E como se previne disso?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Paulo H.

                            16/02/2021 20:55:54

                            Há outros fatores a considerar. O assintomático praticamente não transmite. Se estiver sintomático não deve trabalhar. A letalidade da COVID19 em menores de 16 anos é quase nada. E para imunodeprimidos a COVID está longe de ser o único risco, de modo que a depender da lanchonete talvez não seja o melhor lugar para eles.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • M

                          marco Aurelio Bittencourt

                          16/02/2021 14:57:00

                          Nunca foi tão apropriado o ditado popular: uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            mup

                            16/02/2021 13:31:12

                            Guzzo, Só uma perguntinha: Será que na Coreia do Norte, na Venezuela ou Cuba tem MPT? Aqui tudo fazem para que sejamos como aqueles "paraísos". Lucro, progresso, investimentos e geração de emprego e possibilidade de carreira são palavrões aos ouvidos dos nossos "cumpanheiros" do ministério Partido dos Trabalhadores...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • T

                              T-I-T

                              16/02/2021 13:29:53

                              O MPT é hoje um dos principais fatores de risco para o empreendedorismo. Integrado, na maioria, por militantes que desconfiam do capitalismo e da livre iniciativa, tornou-se trincheira da caquética luta de classes. Incapaz de conhecer o limite de suas atribuições, aumentam o risco Brasil e, ao fim e ao cabo, contribuem para gerar mais insegurança jurídica, desemprego e pobreza. Lamentável!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • G

                                GR

                                16/02/2021 14:25:55

                                Concordo 100%.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • G

                                GR

                                16/02/2021 14:25:55

                                Concordo 100%.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • M

                              MAURO FONSECA DE MACEDO

                              16/02/2021 13:15:26

                              Sou advogado há 28 anos e ainda me pergunto qual a utilidade pública do MPT. Até hoje não encontrei a resposta! Fora combater algum tipo de trabalho escravo nos confins do Amapá, Pará, etc.., cuja realidade não se assemelha em nada com a dos Estados das regiões sul, sudeste e centro-oeste, não consegui encontrar finalidade alguma para o MPT, que não seja consumir os recursos do Erário Público,

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • W

                                WILLIAM MARCELO BONFIM DE OLIVEIRA

                                16/02/2021 13:08:43

                                Quando eu vejo as ações desses militantes disfarçados de servidores públicos, o sentimento que me vem, é de total desesperança e falta de fé nas instituições no Brasil, não vejo nenhuma possibilidade de uma saída pacífica e democrática, vamos ver até quando haverá saliva.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  MOMENTO

                                  16/02/2021 13:03:05

                                  A própria existência do MPT e da Justiça do Trabalho já é, em si, uma piada pronta. Esse dinheiro, remetido para altos salários e inacreditáveis regalias, poderia ser usado para salvar crianças em hospitais e escolas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luiz

                                    16/02/2021 12:33:05

                                    O ex presidente Temer, só de ter tirado a obrigatoriedade da contribuição(???) sindical dos trabalhadores merece uma estátua em Brasilia. A industria do litigio empregador/empregado acabou. mas eles são teimosos. Advogados, sindicatos pelegos, MPT, etc , estão sempre querendo que as coisas voltem aos tempos do lulismo, né?Tempos em que eles davam as cartas. Ui ui como eles "protegem" o trabalhador, hein?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • N

                                      Nelson Gonçalves Santana Junior

                                      16/02/2021 12:11:39

                                      Esta casta do funcionalismo público, que se distanciou da realidade da população brasileira, entende que tem o direito a legislar sobre temas que eles desconhecem, como emprego, empreendedorismo e trabalho.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • T

                                        Tenaz

                                        16/02/2021 11:02:00

                                        Isso se chama coação, ameaça. Idiotas com phoder resulta nisso. Ditadores sem visão além de sua bolha de M.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Macuxi

                                          16/02/2021 1:14:25

                                          E as ações pelo lockdown? MP tem se perdido! Em breve virá a fatura!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • W

                                            wilmar scoz

                                            16/02/2021 0:26:33

                                            É uma arbitrariedade, violação do direito individual. A ameaça ao trabalhador é coisa de extremista. Esse burocratas do estado, só atrapalham a vida dos empreendedores e trabalhadores. Não é mais justiça, e sim asneira dos coletivismo. Nossa dita justiça, está a serviço do socialismo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.