i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Leonardo Coutinho

Foto de perfil de Leonardo Coutinho
Ver perfil

Brasil, América Latina, mundo (não necessariamente nesta ordem)

Tensão

A morte do “Maradona” iraniano

    • Leonardo Coutinho
    • 27/11/2020 18:09
    Imagem mostra o carro do cientista iraniano Mohsen Fakhrizadeh, assassinado nesta sexta-feira (27).
    Imagem mostra o carro do cientista iraniano Mohsen Fakhrizadeh, assassinado nesta sexta-feira (27).| Foto: AFP

    O principal cientista nuclear iraniano morreu depois que o carro em que viajava pelos arredores da capital Teerã foi metralhado. Mohsen Fakhrizadeh era o Maradona do programa nuclear iraniano. Ele comandava as pesquisas que o regime dos aiatolás considera fundamental não apenas para sua sobrevivência, mas também para destruição do Estado de Israel. Há 40 anos, os iranianos perseguem o sonho da bomba atômica.

    Em janeiro deste ano, a morte do general Qasem Soleimani, em um bombardeio no Iraque, foi motivo de muito choro e ranger de dentes dos iranianos. Analistas nos quatro cantos do planeta caíram no conto do regime que dizia que a história seria reescrita a partir daquela tragédia militar. O mundo não acabou.

    Em menos de um ano, o Irã perdeu seu maior general e agora seu principal cientista. As duas peças são conectadas, pois Fakhrizadeh não dava expediente para melhorar a vida de compatriotas gerando energia farta e mais barata. Ele era um dos nomes mais importantes do regime teocrático que joga com uma profecia escatológica que prevê que, para o juízo final chegar e todos os crentes (no caso só os muçulmanos) possam gozar dos benefícios da vida eterna, é preciso destruir Israel.

    Em 1979, quando os aiatolás expulsaram o xá Reza Pahlevi e deram início a ditadura teocrática que segue comandando o país, as obras da primeira usina nuclear iraniana foram abandonadas. Nos anos 80, as instalações foram bombardeadas pelo Iraque. Inviabilizada, a usina de Bushehr virou a compulsão dos aiatolás. Era o sonho de Soleimani e uma das missões de Fakhrizadeh. A tecnologia empregada naquela instalação produziria um tipo de rejeito fundamental para construção da arma nuclear. Teerã então entregou a missão para os russos que atravessaram décadas sem conseguir fazer funcionar a usina, cujo projeto original é alemão.

    Em 2007, entretanto, Teerã mudou o jogo. Em uma visita a Caracas, o então presidente Mahmoud Ahmadinejad pediu ao venezuelano Hugo Chávez a intermediação para conseguir na Argentina uma cópia dos projetos da Usina de Atucha, uma usina “gêmea” a de Bushehr. Chávez prometeu ajudar.

    Nunca se provou que o governo que Cristina Kirchner traficou os segredos nucleares para Teerã. Mas um fato temporal é perturbador. Apenas três anos após aquele encontro  entre Chávez e Ahmadinejad em Caracas, o Irã conseguiu colocar para funcionar a instalação nuclear que nos 31 anos anteriores era o maior desafio tecnológico para os planos atômicos dos aiatolás.

    Bem, sem o mapa do caminho os iranianos não teriam avançado em três anos o que não foram capazes de fazer em trinta.

    Em 2010, em um delírio da diplomacia altiva de Celso Amorim, o governo Lula se meteu na esparrela de tentar costurar, com a ajuda da Turquia, um acordo nuclear com Irã. Os aiatolás estavam em plena construção de uma usina com documentos certamente contrabandeados de Buenos Aires, enquanto Lula achava que ganharia o Nobel da Paz negociando com os mestres das dissimulações. Uma idiotice que tinha tudo para dar errado, pois o que o Irã queria – e os turcos e brasileiros ajudaram – era apenas ganhar tempo.

    Naquele ano, prestes a inaugurar Bushehr e fazendo fanfarra com a turma de Lula e Amorim, os iranianos esperneavam para não enviarem para depósito no exterior os 1.200 quilos de urânio pobremente enriquecido que eles tinham em poder. Cinco anos depois, quando Barack Obama fechou o acordo com os iranianos, os estoques de urânio já ultrapassavam as 10 toneladas. Entre a alucinação lulista e a realidade firmada por Obama, o Irã fez seu programa prosperar nas sombras. E, claro, o enriquecimento do urânio já havia atingido outro patamar.

    Recentemente, a Agência Internacional Atômica, que é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), revelou uma das evidências mais fortes de que os aiatolás jamais interromperam seu programa clandestino. Segundo a agência, o Irã tem violado sistematicamente os acordos. Fatos que são há tempos denunciados pelos governos de Israel e dos Estados Unidos, que na administração atual rompeu os acordos com o Irã, por considerar que os persas jamais os cumpriram.

    O atendado de que vitimou o cientista-chefe do programa nuclear iraniano tem mais potencial para elevar a temperatura na região que a morte de Qasem Soleimani. A morte de Fakhrizadeh é um sinal claro de que o seu programa nuclear está (literalmente) na mira.

    18 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 18 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • J

      JOSMAR PORTUGAL VAZ

      29/11/2020 13:53:05

      Viva Israel ! Uma potência militar , sempre, parceira inseparável dos EUA. Esse Biden , vai aproximar os EUA dos países comunistas . Que DEUS nos proteja , sempre. Fico imaginando Luladrão , o mega bandido recebendo o prêmio Nobel da Paz.....que tragédia !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        PARREIRAS RODRIGUES

        29/11/2020 10:20:09

        Ai, Leonardo. Já tinha o seu livro: Hugo Chávez.... Sabe tudo o guri....

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Márcio de Abreu campana

          28/11/2020 21:55:17

          Que o Eterno proteja Israel e o mundo .

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Renatoguz

            28/11/2020 15:44:06

            Muito interessante o Artigo. Faz pensar. Obrigado.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcus Pinheiro Machado

              28/11/2020 14:16:36

              EM BRIGA DE GAVIÃO JACU´NAO PIA

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz

                28/11/2020 12:55:01

                Como se diz por aí: metam-se com os israelenses e verão o que é bom pra tosse, né? Os cabras são machos. Bem como "usmaricanus", hein? Bobeou, eles vão lá mandam pros ares tudo. Meu medo Coutinho, é esse tal Biden, fazer o que o Obama fez, dar corda para o terrorismo religioso iraniano - lembram do EI? - que quer fazer sua bombinha de qualquer jeito. Isso pra jogá-la nos israelenses, americanos ou mesmo no Ocidente, que querem destruir impondo-nos sua visão de mundo na marra.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Antônio Soares de Mendonça

                  28/11/2020 11:42:56

                  É um artigo digno de justificar o cancelamento da minha assinatura. Em que mundo vivem os "jornalistas" de hoje? O Irã pedindo ajuda da Venezuela para conseguir uma cópia de um projeto nuclear da Argentina? É tão verdadeiro como uma nota de três reais. Ora, eu tenho mais o que fazer!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  5 Respostas
                  • R

                    Reinaldo Gusmão

                    29/11/2020 14:03:26

                    Antonio.... cancela mesmo!!! E aproveita o tempo para ler um pouco o que acontece no mundo! Tá precisando tirar a b.... do sofá e deixar de ser alienado. Tchau

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Jonsimar Tadeu Catapan

                    29/11/2020 13:26:00

                    Amigo Mendonça! Se é por falta de adeus, então tchau! Já foi tarde. Como disse o amigo Luiz, vai lá assinar tua "Falha", digo, Folha...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Roberto Garcia

                    29/11/2020 3:21:05

                    Muito coerente o artigo com tudo que se sabe até agora, tudo bate. E muitíssimo interessante.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • T

                    TIAGO

                    28/11/2020 16:28:21

                    Assim que o establishment gosta. Bem adestradinho. Tudo que ele não tem capacidade para entender coloca na conta de teoria da conspiração.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luiz

                    28/11/2020 12:56:22

                    Tem certeza que saber ler, prezado? Interpretar então? Vai lá pra Falha, ops Folha então, valente?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  josewammes1@hotmail.com

                  28/11/2020 11:32:51

                  Brasil, Turquia, PT, Lula, Amorim, .... Otários. Imagine que os iranianos, dariam de mão beijada um troféu destes a amadores. Jogo de gente grande, experiente, calejada, com muita bala na agulha. Pólvora, saliva....kkk Precisa átomos, plutônio, nêutrons, capacidade gerencial, tecnológica, grana, cientistas e um projeto de nação e de poder. Brasil, pobre Brasil com lideranças analfabetas por todos os cantos e rincões. Continuaremos a ser capachos como sempre fomos.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Destemido

                    28/11/2020 10:00:02

                    Lula e Obama 2 **** tolos

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Paulista

                      28/11/2020 9:35:49

                      Muito boa sua comparação Leonardo, nenhum dos dois acrescentou nada de útil aos seus conterrâneos, com certeza não farão falta.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • T

                        TIAGO

                        28/11/2020 3:31:57

                        Me lembro quando Soleimani morreu que os datilógrafos da imprensa previam retaliação. Assim como existe pós-verdade deveria existir pós-parcialidade para enquadrar essa galera q elege presidentes como inimigo e só publica achismos e delirios que supostamente provam a incompetencia de presidentes. Dessa vez como não foi ordem presidencial q matou ccientista os profetas do caos ainda nao se manifestaram. Será que perceberam o erro grosseiro com Soleimani? Eu duvido.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • J

                          JÚLIO CEZAR Leite De lima

                          28/11/2020 11:49:59

                          NO CASO SULEIMANI....OS AIOTOLAS DERAM MAIOR APOIO..... AIATOLÁ, COMO, PETISTA, NÃO GOSTA DE ADVERSÁRIO... IMAGI A UM HERÓI NACIONAL, FAZENDO SOMBRA AOS DITADORES ??, MELHOR MORTO !!!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • D

                        DENISSON HONORIO DA SILVA

                        28/11/2020 2:37:43

                        Provavelmente teve ajuda do Mossad. Mas quem matou o cientista foram os iranianos. Talvez imaginando que o regime teocrático iria longe demais. O que num primeiro momento é correto. Desestabilizaria uma região altamente complicada para as grandes potências. Como o PT foi tolo e negligente na diplomacia do Oriente Médio!! Apenas por uma ideologia nefasta, se fez cego para essa transmissão de capacidade nuclear através dos argentinos. Lástima.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.