i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Leonardo Coutinho

Foto de perfil de Leonardo Coutinho
Ver perfil

Brasil, América Latina, mundo (não necessariamente nesta ordem)

Casa Branca

A última semana de Trump

  • Leonardo CoutinhoPor Leonardo Coutinho
  • 15/01/2021 20:36
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embarca no Air Force One ao retornar de Harlingen, Texas, para a Casa Branca, 12 de janeiro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embarca no Air Force One ao retornar de Harlingen, Texas, para a Casa Branca, 12 de janeiro| Foto: MANDEL NGAN / AFP

A posse do novo presidente dos Estados Unidos está marcada para esta semana. Nesta quarta-feira, Joe Biden – que passou a primeira metade do ano escondido no porão de sua casa – assumirá como o 46º presidente da mais longeva democracia do planeta.

Biden chega à Casa Branca mais como um efeito colateral da pandemia de coronavírus que pelos méritos que tinha como candidato.

Em janeiro do ano passado, Trump estava com o segundo mandato garantido. A crise do coronavírus na China ainda parecia mais um fenômeno local, graças ao comportamento criminoso do Partido Comunista Chinês que escondeu e manipulou as informações sobre a eclosão da doença. Uma tragédia que injustamente é comparada ao que a então União Soviética tentou esconder em Chernobyl. O que o regime de Xi Jinping fez supera em todos os parâmetros aplicados.

Trump perdeu para o vírus, mas também para ele mesmo.

Vacilou por não ter considerado a inteligência sobre a China. Patinou na forma como se comunicou com os americanos e o mundo. Preferindo retrucar a pancadaria à qual foi submetido a mostrar o que fez de bom, como no caso dos incentivos às vacinas e a extraordinária preparação para que elas chegassem não só aos americanos, mas em quase todo mundo.

A derrota de Trump veio acompanhada de uma complexa e potencialmente perigosa crise institucional. Suas suspeitas de fraude têm fundamentos reais que são difíceis de serem aceitos por quem ou simplesmente não gosta do quase ex-presidente, ou por não aceitar que possa se passar nos Estados Unidos coisas bem típicas das repúblicas bananeiras.

Onde há eleição, há gente querendo roubar violando as regras do jogo, seja metendo as mãos nas urnas – com voto impresso ou eletrônico –, seja comprando votos ou manipulando eleitores. A questão é qual é o tamanho e o alcance da fraude.

Nos EUA, negar que houve fraude beira à esquizofrenia. O problema que Trump e seus apoiadores enfrentaram é o de identificar e demonstrar o tamanho do roubo.

Trump e seus eleitores revoltados não souberam a hora de parar, ou pelo menos a forma de seguir em frente. Foram derrotados não pelo roubo, mas por eles mesmos.

Está é a última semana de Trump na Casa Branca. Dono de mais de 74 milhões de votos, ele deixaria a presidência como uma força descomunal. Com a campanha semipronta para colocar os seus planos de disputar a presidência dos Estados Unidos em 2024.

Trump segue como um fenômeno. Líder de um movimento imenso, mas sai encolhido e sob ameaça de ter os seus planos barrados pela baderna no Capitólio.

O processo de impeachment que acaba de chegar no Senado não termina com o fim de seu mandato. Trump será julgado fora da presidência e se for condenado perderá seus direitos políticos. Será o líder de um movimento sem precedentes, com uma votação extraordinária, dono de um governo muito bem-sucedido, mas derrotado. Dupla ou triplamente derrotado.

Muita gente vê os eventos de Washington como uma prévia do Brasil em 2022. Questionamento das urnas, pancadaria e instituições em frangalhos. Não falta entre os grandes democratas brasileiros quem torça para isso. Um sentimento de “eu tinha razão”.

O uso de voto eletrônico no Brasil não tem comparação com o dos Estados Unidos. A maioria das pessoas não sabe, mas na América não existe TSE, tampouco uma eleição uniforme. O presidente é eleito com a soma do resultado de eleições estaduais (50 mais a da capital, o Distrito de Colúmbia). Cada uma com suas regras e modelos eleitorais. Correio, presencial, eletrônico, misto...

A cultura de meme que vai da tiazinha do zap não se difere muito de como parte da imprensa, parlamentares e membros da mais altas cortes do país tratam a questão da segurança do voto no Brasil.

Se eu pudesse dar um conselho ao presidente Jair Bolsonaro, eu diria: Pare já de falar em fraude nas eleições brasileiras. Se eu pudesse dar outro conselho aos ministros do STF eu diria: Parem já de pedir ao presidente Bolsonaro que apresentem provas de fraudes nas eleições brasileiras.

A questão é muito simples. Da forma que foi desenhado, o sistema brasileiro não oferece uma forma de fazer um cotejamento dos dados que saem do interior de uma urna. Cada vez que o auditor imprimir um extrato dos votos que foram contabilizados pela máquina, ele produzirá um espelho do primeiro. Infinitamente. Não importa quantas vezes for requisitado.

Quanto perdeu para Dilma Rousseff em 2014, o tucano Aécio Neves esperneou loucamente gritando fraude. Saiu duplamente derrotado.

Como insiste na teoria da fraude, Bolsonaro coloca em risco uma excelente iniciativa para fortalecer o sistema eleitoral brasileiro. A adoção de voto impresso combinado com o voto eletrônico.

Só não entende quem não quer. A adoção do extrato seria um instrumento complementar que daria a chance de verificação nos mais variados cenários. Seja por causa de uma simples pane ou até mesmo diante de um ataque hacker. Dúvidas seriam dirimidas sem o trauma americano e o modelo eleitoral brasileiro sairia fortalecido.

Erra quem comprara modelos incomparáveis. Quando um diz que sem voto impresso a confusão nos Estados Unidos se repetiria no Brasil, está equivocado. Mais ainda quem diz que a confusão dos Estados Unidos se deu somente por causa do voto impresso.

Os dois modelos e existem e convivem na América. O que aconteceu aqui é algo bem diferente. Voto remoto (pelo correio) e a mais absoluta permissividade de um modelo baseado na confiança onde a maioria dos eleitores não precisa sequer apresentar um comprovante de identidade para votar.

As vulnerabilidade dos Estados Unidos são outras.

A questão brasileira é a seguinte: temos um modelo cuja confiabilidade está totalmente entregue à tecnologia. As eleições municipais por exemplo, as urnas empregadas eram uns dinossauros produzidos entre 2009 e 2015. Os softwares são constantemente atualizados, mas não dá para exigir muito de máquinas com onze anos de idade.

Não vou cair na armadilha que estou denunciado. Não dá para falar em fraudes no Brasil.

Mas, também não dá para dizer que sistemas são invioláveis ou infalíveis. Eleição é coisa séria demais. Um double check deveria ser bem-vindo, mas tem assombrado muita gente.

Por fim, um último conselho geral: Esta é a última semana de Trump na Casa Branca. O novo presidente dos Estados Unidos agora se chama Joe Biden. Lutar contra o óbvio é fazer o mesmo papel daqueles que invadiram o Capitólio. O fortalecimento da segurança eleitoral no Brasil nem de longe tem que ser comparada com os episódios recentes nos Estados Unidos.

25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 0 minutos

    Ótima análise.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      LSB

      17/01/2021 15:09:09

      Excelente artigo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcos Ctba

        17/01/2021 14:59:28

        Mais um ciclo americano a mistura social do leste e oeste no conturbado país em busca de uma identidade . A divisão está apenas começando.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Celso Contaefer

          17/01/2021 13:19:43

          "temos um modelo cuja confiabilidade está totalmente entregue à tecnologia." Preciso lembrar que tecnologia não tem vontade própria? Nosso modelo está entregue a quem define a tecnologia e o processo de votação, apuração e divulgação do resultado.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            MdJ

            17/01/2021 11:18:54

            Análise mais objetiva e sensata que li até agora.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Paulo César de Castro Silveira

              17/01/2021 9:19:26

              Vai ser dada cidadania para 11 milhões de imigrantes. Voto de cabresto garantido. Nunca mais o GOP elege presidente. Vai ser preciso criar um terceiro partido. Os EUA não são a democracia mais longeva do mundo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • H

                Hans R.H.

                17/01/2021 3:01:42

                A respeito da segurança das eleições brasileiras, sugiro uma matéria investigativa que descreva exatamente o processo de gravação, auditoria e preparação das urnas eletrônicas para as eleições no Brasil. Os TREs fazem um bom trabalho que não vem sendo reconhecido. Clamar que o sistema é inseguro é fruto dessa falta de conhecimento. Urnas em papel ou eletrônicas, existem muitos mecanismos de proteção que vão muito além da simples possibilidade de recontagem dos votos. Ora, uma urna em papel que tenha sido adulterada também pode ser recontada infinitas vezes, dando o mesmíssimo resultado errado _ seria uma omissão mal intencionada do Sr. Colunista?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • O

                  Otacilio

                  17/01/2021 0:21:27

                  Dizer que não há provas da massiva fraude que ocorreu nos EUA é coisa de esquizofrênico ou de quem que vive numa caverna. Lisura na democracia não tem preço. É pedir demais que ela seja fisicamente auditável? Quem perde com isso? Nossas urnas são dos tempos dos dinossauros ( de 1a geração), não são mais usadas em lugar nenhum. Em 2014 a Smartimatic venezuelana, da mesma Dominium que atuou nos EUA, contou os votos por aqui (sugiro visitar o site da empresa). Temos que acreditar cegamente em seus softwares? De uma empresa estrangeira? Com ligações com Maduro?Faça-me o favor! O presidente deve pautar isso sim. Segurança nesse caso nunca é demais. Voto auditável já!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • P

                    PARREIRAS RODRIGUES

                    17/01/2021 14:38:16

                    O voto eletrônico não funciona em rede. Hackers sem vez.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marcelo Gurgel

                  16/01/2021 22:04:50

                  Texto equilibrado e sensato.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • P

                    PARREIRAS RODRIGUES

                    16/01/2021 18:00:21

                    Aos bolsonaristas, negacionistas, aqueles que diante da derrota do time põe culpas no tempo, no juiz, no gramado, antes de qualquer comentário sugiro a leitura de Vandalismo constitucional - Oscar Vilhena Vieira, professor da FGV/Direito-SP, mestre em Direito pela Univ. Columbia - EUA e doutor em ciência política - página B3, da Folha paulista de hoje.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • P

                      PARREIRAS RODRIGUES

                      17/01/2021 15:30:41

                      Nove não leram o artigo sugerido. Indico-lhes então "Caras", Amiga"...por ai.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • P

                      PARREIRAS RODRIGUES

                      17/01/2021 14:35:50

                      Sete que não leram o artigo sugerido.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Renata de Paula Xavier Moro

                    16/01/2021 14:45:51

                    De fato, não adianta mais ficar esperneando agora, nem lá nem cá. Todo mau perdedor, com ou sem razão, reclama que foi roubado. Este assunto já se encerrou, ficou pra trás, agora é vida que segue e olho vigilante nos eleitos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      DENISSON HONORIO DA SILVA

                      16/01/2021 15:57:48

                      Impecável seu artigo. Lúcido, sensato e claro. Concordo as eleições tiveram erros mas que não dariam que para influenciar a totalizacao dos votos. Votos por correios, sem exigência de documentos, tudo isso leva a teorias conspiratórias. Agora, seu conselho para o Bolsonaro e STF foi brilhante. Ninguém quer ceder nessa discussão sobre voto impresso. Por que isso? Por que a intolerância de ambas as partes ?Bolsonaro que fique esperto. Apresentarão um pedido de impechmeant contra ele. E até aceito se houver também apresentacão de um pedido contra ministros STF. Ninguém é santo nessa história. Precisamos então reescrever a historia, quero ser um jacobino.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Cleonisio Leite Rodrigues

                        16/01/2021 13:00:12

                        Análise mais objetiva e sensata que li até agora , sobre o tema. Parabéns à Gazeta e ao colunista.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • J

                          Joaquim

                          16/01/2021 13:19:51

                          Esse excelente relato sobre tudo que ocorreu nos Estados Unidos. Nosso sistema eleitoral é muito diferente e homogêneo. Mas houve um caso em 2002, que um candidato a governador no Ceará "Lucio Alcântara do PSDB" venceu o candidato do PT com uma margem de 3500 votos. Um estado que possuía na época uns três milhões de eleitores. É necessário o voto impresso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Eden Lopes Feldman

                        16/01/2021 13:00:16

                        Comentário racional e objetivo. E realmente Bolsonaro deveria aprender com o que ocorreu com Trump e ter cuidado com suas atitudes e comentários. Está na hora. E quem lembra da apuração da eleição de Dilma, vai lembrar que quando todos entendiam Aécio estar eleito repentinamente os números mudaram. Afinal, quem garante que os votos que foram "digitados" na urna eletrônica chegaram ao escolhido? A simples confiança no processo? Pois não existe como comprovar esta remessa de dados. E do jeito que vai, vamos votar pelo celular. Para que sair de casa? Dá no mesmo. Urna eletrônica ou celular. Ambas as situações existem através de um software com identificação e apenas um voto por título.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • I

                          IvoHM

                          16/01/2021 12:17:19

                          Voto auditável já!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • T

                            TIAGO

                            16/01/2021 11:03:28

                            JÁ ESTOU COM SAUDADE

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Llelis

                              16/01/2021 10:07:03

                              Em entrevista ao programa Pingo nos Is de ontem o presidente Bolsonaro já começou a cantinela de fraude nas eleições brasileiras. Quem assistiu à entrevista ouviu ele dizer que havia ganho a eleição para presidente já no primeiro turno. Espero que ele ouça o conselho do Leonardo. Mas na entrevista o presidente fez uma pergunta interessante: Quem tem medo do double check?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                ABFeitoza

                                16/01/2021 9:39:51

                                O voto impresso tornaria um ótimo sistema em um sistema perfeito e inquestionável. Porque não?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  TIAGO SILVA

                                  16/01/2021 7:43:30

                                  Leonardo Coutinho alegando "roubou" nas eleições Americanas, mas sem apresentar nenhuma prova. Isso sim é o que chamamos de loser! Novamente, todos os processos abertos de recontagem por Trump obtiveram o mesmo resultado final. Move on LC, essa sua coluna é um deservico à Direita e a Democracia.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    CSG

                                    16/01/2021 2:32:05

                                    Não acredito que que a queda de Trump agora , assim como de Bolsonaro daqui a algumas semanas seja obra daquilo que vocês chamam de virus chines, eles cairam por conta da sua incompetência mesmo.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Andrea Cotrim

                                      16/01/2021 1:51:03

                                      Opinião sensata! Gostaria q os envolvidos ouvissem os conselhos. O Brasil pode fortalecer nosso sistema adotando o voto impresso combinado com o eletrônico. Mas a SC, pelo q parece, não permitirá! Uma pena! Torcer p q 2024 corra tudo com tranquilidade.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      Fim dos comentários.