i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Leonardo Coutinho

Foto de perfil de Leonardo Coutinho
Ver perfil

Brasil, América Latina, mundo (não necessariamente nesta ordem)

Cuba, o regime parasita, encontrou um novo hospedeiro: a China

  • Por Leonardo Coutinho
  • [17/04/2020] [16:24]
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da China, Xi Jinping, se encontram em Pequim
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da China, Xi Jinping, se encontram em Pequim| Foto: Reprodução

No início de março, uma notícia maravilhosa incandesceu o coração revolucionário de alguns. A epidemia de coronavírus, que já paralisava o mundo e colocava em risco a vida de milhões de pessoas, estava com os dias contados. Cuba havia descoberto uma vacina. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que por sinal é médica, vibrou: “Viva o povo cubano!”. O ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania) vislumbrou os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro se curvando diante dos socialistas cubanos. E o destacado administrador de imóveis Guilherme Boulos (Psol) não perdeu a oportunidade: “De tanto gritarem ‘vai pra Cuba’ acabarão indo todos...”.

A descoberta não passava de uma ficção gestada dentro da máquina de propaganda cubana. Aliás, mais uma mentira entre as várias que fazem de Cuba uma ilha da fantasia.

Quem, por exemplo, nunca ouviu que Cuba tem os melhores indicadores de saúde do continente? Segundo as estatísticas oficiais cubanas, as taxas de mortalidade infantil da ilha são mais baixas que as dos Estados Unidos e do Canadá. Um milagre que se explicaria pelo espírito revolucionário de seus médicos diante da escassez de insumos provocado pelo bloqueio econômico que a ilha sofre (sobre o qual tratarei mais adiante).

Um estudo publicado em 2018 desvendou a engenharia dos maravilhosos números cubanos. O sistema de registro de óbito em Cuba recorre a uma artimanha grotesca. Mortes neonatais, que são aquelas registradas na primeira semana de vida da criança, são cadastradas como sendo fetais. Ou seja, como tendo ocorrido antes ou durante o parto.

Ou seja: um número importante de óbitos ocorridos nos primeiros dias de vida dos cubaninhos simplesmente desaparece. Ou melhor aparecem em um tipo de estatística bem conveniente para ilha e que quase ninguém presta atenção. A taxa de mortes fetais está entre uma das mais altas do mundo, chegando a ser seis vezes maior que a neonatal.

Esse número é impactado por uma prática assombrosamente tolerada pelo mundo. Para prevenir um impacto negativo nos números de saúde, o regime impõe o mais amplo programa de abortos forçados do planeta. Em Cuba são realizados 72,8 abortos para cada 100 nascimentos. Entre os motivos que levam o Estado a decidir interromper uma gestação é a identificação no pré-natal de gestações de riscos ou fetos com poucas chances de sobrevivência. Mas além dessa explicação, Cuba usa a interrupção massiva de gestações como método anticonceptivo. Algo tão trivial que alguns médicos chegam a comparar com uma “vacina contra gripe”.

Matando os bebês ainda no ventre das mães, Cuba mantém a boa imagem de suas estatísticas de saúde.

No ano passado, o regime cubano anunciou ter 100.000 médicos ativos em seus quadros. O que daria a ilha a maior proporção médico por 1.000 habitantes em todo planeta. Nada mais nada menos que nove. O triplo que disponível nos desenvolvidos Canadá, Reino Unido e França. O dobro do registrado na Finlândia, Alemanha e Austrália. Um espetáculo.

A conta, entretanto não leva em consideração que metade do contingente não está na ilha servindo aos cubanos. Esses médicos formam o principal produto de exportação de Cuba e prestam serviços em dezenas de países gerando receitas bilionárias para o regime, que em casos mais extremos chega a confiscar 90% dos salários.

No Brasil, a semiescravidão levava o nome de “Programa Mais Médicos para o Brasil” criado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff em conluio com Organização Panamericana de Saúde (Opas), que pela intermediação do contrato embolsava 5% do salário dos mais de 15.000 médicos que passaram pelo Brasil.

A OPAS, por sinal é a entidade que dá o selo de qualidade para os números fajutos de Cuba. Braço da Organização Mundial de Saúde, a entidade não se difere da OMS. É uma colcha de retalhos composta por representantes indicados pelos estados membros. Imagine só que beleza.

Geralmente interpretados como entidades de onde se emana o que há de melhor, organismos como a Opas, a OMS, FAO e a própria Organização das Nações Unidas foram transformadas em cabides de emprego de luxo para diplomatas e amigos do poder.

A Bolívia de Evo Morales teve por anos uma amante de um dos ministros lotada em Nova York. Maduro despachou para ONU a filha mais velha de Hugo Chávez. Em 2017, o Brasil “vendeu” o voto em favor do polêmico Tedros Adhanom Ghebreyesus pelo direito de indicar alguém para uma das diretorias.

Nesta semana, o presidente Donald Trump anunciou a suspensão dos repasses americanos para OMS devido às falhas da entidade, mas em evidente retaliação ao alinhamento cada vez mais evidente de organização com os interesses chineses. Um erro.

Os Estados Unidos deveriam usar o poder financeiro que têm dentro dessas organizações. OMS, Opas e suas congêneres funcionam à base de dinheiro – para pressionar para um ajuste de proa dessas entidades. E não só os EUA. Trump deveria ser capaz de liderar uma reforma dos sistemas multilaterais que capengam em um mundo muito diferente daquele que emergiu do pós-guerra.

E se Trump insistir no remédio errado tenderá a ajudar a China na sua marcha para o Ocidente.

No início da semana, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, avançou sobre a sucursal da Opas no Brasil para tratar de “ações conjuntas” na região. Ele não avisou quais seriam, mas sua conta pessoal no Twitter exaltou a competência de Cuba em lidar com a epidemia.

Cuba é um estado parasita que não é capaz de seguir em frente sem um patrono. Foi assim durante três décadas em que foi sustentada pela então União Soviética. Quase veio a colapso nos anos 90 em uma década de solidão que ganhou o nome de “período especial”. Depois, passou a ser alimentada por Hugo Chávez que desviava os petrodólares do povo venezuelano para encher os bolsos do regime castrista. Chegou a enviar a título de doação/pagamento pelos serviços dos médicos-escravos 100.000 barris diários de petróleo para os Castro.

Quando as coisas ficaram ruins para os chavistas, que em 2012 mergulharam na em uma espiral de crise que os trouxe ao colapso atual, Cuba colou no Brasil. Embolsou bilhões de dólares surrupiados dos médicos escravizados no Brasil. Como a torneira fechou no final de 2018, a ilha voltou os olhos para o Oriente. A China está se consolidando como a nova babá dos gerontocratas cubanos. Ou tecnicamente falando, o novo “Estado hospedeiro”.

Cada vez mais influente nos sistemas internacionais, Pequim vê em Cuba um “porto” para ampliação de influência na região. Para Cuba uma redenção, para China uma oportunidade. A exportação de médicos é um poderoso instrumento da “diplomacia” dos dois países. Para Cuba, nutre a ilusão de que a ilha é um celeiro educacional. Para China, uma forma de limpar a imagem arranhada pela flagrante responsabilidade no alastramento do coronavírus pelo mundo.

O parasita não vive sem um hospedeiro. Não enfrentar a questão de forma correta só permitirá que o problema se agrave e se alastre. O tempo está acabando. Se o Ocidente não entender e agir de forma inteligente, o contágio será inevitável e poderá não restar mais vagas na UTI.

40 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 40 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • L

    Luiz Teodoro

    ± 54 dias

    Coutinho, sempre conciso, pontual, desconcertante!! Adoro seus artigos!! Parabéns!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 102 dias

    Uau, fenomenal.. parabéns. Amei seu artigo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    helio

    ± 102 dias

    Muita gente não gosta dos americanos. Por isso elogiam Cuba. Inimigo do meu inimigo é meu amigo. Gostei do artigo. Só não sei como o articulista chegou aos números de bilhões de dólares no caso do mais médicos. Chutou? Não é muito? Gostaria de ver os cálculos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mauricio

    ± 102 dias

    Leonardo Coutinho, por que vc não defende a baixa do embargo feito a Cuba, que sufoca aquela população, e deixem aquele País praticar o livre comércio?? Ele ficariam dependente de quem, se poderiam ter um livre mercado? Até hj não entendo porque tantas pessoas apoiam e insistem no embargo. Já está provado que o povo não irá fazer uma revolução para tirar o governo, mas mesmo acima o mundo se curva aos americanos e deixam aquela gnt perece de muitos produtos, muitas vezes básicos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Meg Litton

      ± 102 dias

      Dizem que "cada povo tem o governante que merece": será que, no caso cubano, o ditado procede?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 102 dias

      Eles querem o livre mercado pro indivíduo também, mas a ditadura escravagista não permite. E culpar o embargo é cinismo, já que a própria URSS, no seu auge, padecia de tudo o que Cuba tem: desabastecimento, carência alimentar, opressão, isolamento etc. So a nomenklatura vivia bem, assim como os knalhas da elite política cubana.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos Giublin Junior

    ± 102 dias

    Excelente artigo. Como sempre. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 102 dias

    Muito bom texto. Rico, preciso e fiel aos fatos. Entendo o que cobras dos EUA, mas lá existem diversos problemas tal qual como no nosso Brasil. Lembrando o legado que vem sendo deixado na sociedade americana, desde 1935, pela Escola de Frankfurt junto à Universidade de Columbia. Quero dizer com isso que todos Estados que vem sendo prejudicados pelo avanço territorial comunista (PCC) via corrupção dos seus principais líderes, devem tomar suas providências antes de se tornarem dependentes da economia chinesa. O Brasil luta desesperadamente para ganhar um mínimo de corpo para poder lutar contra, mas a carga de ignorantes, comprados e alienados ainda pesa muito para nossa movimentação!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro tenvia

    ± 102 dias

    Que o Kennedy foi morto por uma encomenda de Fidel Castro, disto não tenho dúvidas, qualquer um que leia a história de forma imparcial sabe deste fato, Kennedy tentou matar Fidel várias vezes e bastou Fidel tentar uma única vez o resto é Dallas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Gurgel

    ± 102 dias

    Pelo andar da carruagem, a China será o grande flagelo do mundo ocidental neste século.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduard Fontcuberta

    ± 102 dias

    Muito bom! Nenhuma surpresa, na verdade... Cuba só sobrevive às custas de mesada

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Havner Muniz Soares da Silva

    ± 102 dias

    Excelente artigo! Um verdadeira aula sobre as relações internacionais cubanas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Viro

    ± 102 dias

    Sensacional texto! Nos mostra uma outra realidade que não sabíamos! Parabéns sempre com textos muito bem escritos! Esclarecedores!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 102 dias

    E os parasitas ptistas aloprados endeusando cuba e essa china que assassinaram milhares desde o hitler chinês mao tse tung. São paises das mentiras

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    HERMES CARLOS BOLLMANN

    ± 102 dias

    Porque A ""REDE GLOBO LIXO"" Não divulga Isso em JORNAL NACIONAL? Porque a BAND NÃO FAZ O MESMO? Estão recebendo RECURSOS DA CHINA CLARO

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 102 dias

    Artigo irretocável, perfeito. E essa farsa Cubana já é de conhecimento comum por todos, apenas a extrema esquerda daqui não consegue seguir a vida e admitir isso. A Cuba é uma das muitas âncoras ideológicas que mantem uma parcela enorme da esquerda Brasileira com a cabeça firme no passado, incapaz de chegar no presente nem deslumbrar possibilidades de futuro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE Z. NETO

    ± 102 dias

    Uma descrição perfeita do "modus operandi" da seita dos comunistas, mentira, controle e restrição das liberdades individuais. Pessoas são meros objetos usados pelo partido.Parabéns, excelente artigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alderijo Bonache

    ± 102 dias

    Coisa feia, este colunista escrevendo abóbrinhas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo Ricardo Costa Pinto

      ± 102 dias

      Coisa feia é você sendo comunista. Vai se tratar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOAO EDSON PERES CAVALCANTE

    ± 102 dias

    Excelente texto! Apontou claramente o que é o comunismo parasita da ilha da fantasia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    luiz

    ± 102 dias

    Excelente texto. Em tempo o livro Hugo Chaves o espectro deveria ser lido por todos os brasileiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Akollyka

    ± 102 dias

    Com tantos fatos e evidências é de se admirar a quantidade de indivíduos que ainda apoiam os hediondos regimes totalitários comunistas. Tive a oportunidade de conversar com uma médica escrava do regime cubano. Quando o assunto era sobre a vida na ilha paraíso ela falava apenas sobre a paisagem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    ± 102 dias

    Então, Kennedy foi morto pelo regime Cubano. Eles entraram no Brasil pelo Araguaia e os EUA eliminaram a máfia do Governo. Aqui estamos nos EUA de 1950 e 60. A china virou a nossa União Soviética. Bem-vindo ao pós-guerra onde deixaram Churchill no ostracismo e criaram o tal do Welfare. Como medo da ascensão veloz de Churchill na mente da Direita eles estão sendo ameçados. Na minha visão já foram detruídos mas ainda usam a Estratégia do Piquenês latir para os idiotas acreditarem. Viva Trump e Bolsonaro. A América e o Ocidente serão preservados!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 102 dias

    Mais um excelente texto do Sr. Leonardo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sandra do rego barros

    ± 102 dias

    Gostei do texto! Lerei todos os seus artigos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      luiz

      ± 102 dias

      Leio o livro Hugo Chaves o espectro , deixa tudo bem claro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 102 dias

    Coreia do Norte tambem e' um exemplo: nenhum caso de vitima do virus de Wuhan. ZERO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 102 dias

    É isso Coutinho, pôs o dedo na ferida. Trump tem de agir. Só os gringos tem poder e patriotismo pra isso. Bolsonaro deus sinais também. Mas por aqui, tem uma luta maior, enfrentar os Boulos e Jandiras da vida e essa esquerda va ga bunda que destruiu o país. Por falar em Boulos -gostei dessa Coutinho, "o administrador de imóveis", rsrsrs - que tal ir pra Cuba cumpanheiru?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Gonçalves

    ± 102 dias

    BUUUUU!!! O coronavírus é uma conspiração sino-cubana que, dominando os organismos internacionais (OMS, ONU, OPAS....), vão implantar o comunismo e destruir a civilização judaico-cristã no Ocidente!! Não, não é roteiro de filme “C” de Hollywood e nem um programa do Casseta & Planeta: é a síntese do texto do colunista Coutinho.... Haja ****!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Paulo Ricardo Costa Pinto

      ± 102 dias

      Diga-me, Guilherme, como é ser um completo retardado?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 102 dias

      Cara, és muito burro, hein? O prezado, faz o seguinte, refute os argumentos do articulista? Buuuu! Pra vc seu otá rio. Ah sei, vc sabe ler mas interpretar? Hummm...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Roberto Pinheiro

    ± 102 dias

    Na peça "Um bonde chamado desejo", de Tennessee Willians, a protagonista confessa que "sempre dependeu da bondade de estranhos". Se países fossem personagens, Cuba seria a Blanche Dubois do Caribe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 102 dias

    Parabéns Coutinho! Mais um texto antológico! Como sempre, uma brilhante análise do contexto atual!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis Falqueto

    ± 102 dias

    Coutinho é um dos melhores jornalistas internacionais que já vi. Parabéns a ele e a Gazeta do povo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 102 dias

    Ótimo artigo. Com fatos e números para emudecer a platéia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raphael Vianna Teixeira da Costa

    ± 102 dias

    Excelente artigo !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arnoud Sartori

    ± 103 dias

    Excelente artigo . É um alento constatar que ainda temos JORNALISTAS, no Brasil. Não são mocinhos que chegam das faculdades , com cérebros tomados de ideologia nefasta e não conseguem nem mais pensar ou criminosos (travestidos de "jornalistas" que procuram fazer apologia a políticos e politicas (de esquerda) que lhes facilite ao acesso ao dinheiro público, como é praxe nesse espectro politico no mundo todo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JULIO CESAR DA SILVA

    ± 103 dias

    É lamentável a admiração que uma parcela significativa da humanidade nutri pelas corruptas ditaduras de esquerda! Nós não podemos permitir que o comunismo venha a dominar o nosso país!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 103 dias

    Nós precisamos abrir os olhos , estarmos atentos porque esses comunistas bandidos trabalham dia e noite tentando desestruturar as economias de países como o Brasil onde as instabilidades políticas são imensas e estão acontecendo a todo os momentos. É muito melhor estarmos alinhados aos EUA onde a liberdade , o livre mercado e o direito de ir e vir são fatos concretos e não fatos virtuais como assistimos nas repúblicas comunistas . Por muito pouco eles não tomaram o poder . Quem pensa que eles estão mortos e desarticulados está completamente enganado. Todo o cuidado é pouco, muito pouco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    D. L. Paiva

    ± 103 dias

    No meu modo de ver, Trump não conseguiria mudar os rumos de oms, onu, opas sozinho; por isso lançou mão da alternativa que tem em mãos: fechar a torneira do dinheiro. Até porque os referidos órgãos não tem servido para fins úteis mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.