i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Leonardo Coutinho

Foto de perfil de Leonardo Coutinho
Ver perfil

Brasil, América Latina, mundo (não necessariamente nesta ordem)

China e Brasil

O panda e o curupira

  • Leonardo CoutinhoPor Leonardo Coutinho
  • 25/12/2020 17:46
panda curupira china
Imagem postada na conta de Instagram da Embaixada da China no Brasil mostra um panda de Papai Noel e um sorridente curupira a espera dos presentes| Foto: Reprodução/Instagram/Embaixada da China

A imagem que ilustra esta coluna foi postada na conta de Instagram da Embaixada da China no Brasil. Ela mostra um panda disfarçado de Papai Noel e um sorridente curupira a espera dos presentes. Não há representação melhor sobre a relação da China com o Brasil, a América Latina e de certa forma o mundo.

O fofíssimo panda está cheio de mimos. Regalos de todos os tamanhos e gostos para fazer feliz quem está na lista daqueles que se comportaram bem ao longo do interminável 2020.

O curupira, diz a lenda, é a criatura de cabelo de fogo, que tem corpo de criança e pés voltados para trás. Protetor da natureza e com fama de malandro. Engana caçadores, mas cai facilmente em armadilhas como um simples emaranhado de barbantes, que atrai a sua curiosidade e o desvia de sua missão de defensor da mata.

Como pode-se constatar, para China, o Brasil é o curupira.

Metáfora perfeita para uma elite política e empresarial imediatista. Que, geralmente, por focar nos próprios pés acha que está caminhando para frente, mas tem dados passos largos para trás.

Se somos uma pátria de curupiras, não deveríamos nos esquecer que os nosso passos não nos levam para onde parecem levar. Por isso, não podemos deixar de olhar para frente. Bem para frente. Caso contrário, quando notarmos estaremos à beira do abismo.

Seja no Brasil, na Argentina, Peru ou México, a trampa é exatamente a mesma. Dinheiro, negócios, facilidades, importação. Por meio da dependência, Pequim cria as condições para a chantagem quando questionada em suas práticas predatórias.

Recentemente, o panda virou um dragão quando a Austrália vetou as redes 5G da Huawei em seu território. Na Argentina, o ex-presidente Mauricio Macri aprendeu da melhor forma como uma série de acordos mal costurados com os chineses dinamitou a soberania do país. Yang Wanming, que atualmente é embaixador da China no Brasil, mostrou os dentes para os argentinos quando eles ousaram revisar os contratos de uma base de satélites controlada pelo exército chinês em território argentino.

Os curupiras brasileiros têm se revelado muito entretidos com os presentes chineses. Tão distraídos que parecem não prestar atenção para a direção que estão seguindo.

O ano novo tem previsto o leilão das frequências de 5G. A chinesa Huawei que foi barrada nos países mais sérios do planeta, tirou do saco a tese de que, sem ela, os consumidores vão pagar mais caro pela tecnologia. A tese ganhou eco entre os curupiras – que tentam de todas as maneiras ignorar o que se conhece sobre os riscos relacionados ao sistema chinês – e insistem a nos guiar para um cipoal do qual talvez jamais consigamos sair.

Os curupiras importaram milhões de doses de vacina antes mesmo de os chineses conseguirem provar a sua eficácia. A torcida é para que o imunizante funcione, mas a confiança cega nos chineses é um sintoma de como funciona a sedução dos pandas. O caso é tão agudo que os órgãos reguladores ficaram superados. Se a China aprova, por que deveríamos ter um processo independente de aprovação?

Os pandas são gulosos. Comem. Comem. Comem.

O território deles não é capaz de garantir segurança ou soberania alimentar. A população chinesa é a maior e a mais dependente de comida do planeta. Embora esta seja a sua maior fragilidade, a China tem conseguido disfarçá-la como sendo a sua maior força.

A China comprar estoques colossais de alimentos por mais pura dependência. Mas manipula preços de mercados para virar a mesa e transformar a abundância dos fornecedores em sua própria armadilha. Quase todo mundo pensa que depende da China porque ela absorve as maiores quantidades de alimentos oferecidos pelo agronegócios, seja no Brasil ou na Argentina. E a China faz isso porque soa melhor. Sabe que do lado de cá do planeta, todo mundo mira o presente. Ou como sugere o cartão de Natal, os curupiras do Ocidente são incapazes de olhar além dos próprios pezinhos invertidos.

A fome dos pandas os tem obrigado a invadir águas territoriais de diversos países. Pilham os oceanos com sua pesca predatória. Avançam justamente sobre aqueles países que pouco fazem além de reclamar baixinho nos jornais. O endividado Equador tem assistido passivamente a destruição dos estoques pesqueiros nos arredores de Galápagos.

Chile e Peru idem. Os navios pesqueiros chineses circundam seus limites territoriais, tirando do mar os recursos naturais que são uma das principais fontes de renda desses países e uma das mais importantes fontes de proteína.

Nesta semana, o site Defesanet chamou a atenção para o que pode ser o ponto de partida para o mais brutal avanço sobre os estoques pesqueiros da costa brasileira. Eles querem convencer os gaúchos a montar um entreposto para um frota de pesca de arrasto de pelo menos 400 embarcações. Algo sem paralelo na região.

A quantidade de peixes pescados na costa brasileira é uma incógnita. A falta de dados oficiais, entretanto, não impede de perceber que algumas espécies já sofrem com a sobrepesca. Os pescadores de sardinha viram os estoque minguar na última década.

Os chineses querem capturar com suas redes 500 toneladas diárias de pescado para exportação. Embora os números sejam colossais em si, eles nem de longe representem o problema real que seria a abertura das águas brasileiras para a mais devastadora e destrutiva das práticas de pesca, que a China não tem o menor pudor de esconder.

Os pandas oferecem um monte de facilidades. Mas quando chegar a hora de os curupiras reclamarem terão que conversar com o dragão.

17 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 17 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    claudio lisboa

    03/01/2021 18:14:55

    Excelente! Nova versão dos “espelhos” doados pelos colonialistas europeus. Esse artigo é uma exceção na imprensa brasileira pois apresenta reflexões pertinentes sobre os riscos de uma submissão à China. Parece que parcela da grande da imprensa, bem como outros segmentos, foram cooptados ou estão sendo pelo United Front System do PCC. A questão é complexa e o Brasil tem ser hábil para se posicionar perante à “Great Power Competition” em prol de seus interesses. Muitos pensam que uma China hegemon vai ser boazinha com o mundo ocidental ... esquecem da história e de como os chineses pensam. Dica de leitura: “ Deceiving the Sky: Inside Communist China's Drive for Global Supremacy” de Bill Gertz

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      D. L. Paiva

      29/12/2020 19:58:49

      Perfeito!!! A frase final resume a relação da china com o mundo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo Eduardo Mattos

        28/12/2020 1:15:50

        O que me deixa incomodado é a postura de nossos políticos que vendem suas consciências sem um mínimo de pudor, não pensam no futuro do país, além do passividade do executivo ante a tudo isto.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • N

          Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

          27/12/2020 13:12:53

          Excelente artigo! Nossa esperança é que os curupiras brasileiros acordem antes de serem devorados pelo dragão!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            DIVINO APARECIDO SOUTO DE PAULA

            27/12/2020 11:56:04

            Excelente texto Coutinho! Vem-me à cabeça a pergunta: "cadê a turma da esquerda que sempre bateu forte no imperialismo americano?" O que a China vem empreendendo, sobretudo nos países mais vulneráveis, não é imperialismo ?!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Arthur Ant

              26/12/2020 20:06:57

              Parabéns ao Leonardo Coutinho. Uma leitura gostosa, clara e informativa. Tenho receio que nossos governantes não tenham a sensibilidade suficiente para equilibrar a situação com a China. Imediatistas e ideológicos, são capazes de estancar o comércio causando um grande reboliço na balança ou continuar o comércio desenfreado causando um caminho sem volta.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcelo Gurgel

                26/12/2020 18:10:11

                Os paises que se submeterem à China predadora irão deixar de existir. Devemos lembrar que a China depende muitíssimo mais do resto do mundo do que os demais paises dependem da China.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  LIESSE CHICRE MELIM ABOU REJAILE

                  26/12/2020 14:25:06

                  Esse imbróglio de mundo globalizado ainda vai acabar mal,vide caso emblemático da Covid 19.Yes, nós temos banana, banana pra dar e vender... querem comprar? Tudo bem!Não querem comprar? Comeremos as bananas!O Brasil não depende da China.Parabens pelo artigo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    FRANCISCO WELLINGTON FRANCO DE SOUZA

                    26/12/2020 12:05:12

                    Parabéns pelo excelente artigo. Não é de hoje que o fofo panda chinês vem comprando o apoio de curupiras que só enxergam os próprios pés. É triste ver a hipocrisia e cegueira de políticos, empresários e grande mídia em relação às relações comerciais predatórias chinesas.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      DENISSON HONORIO DA SILVA

                      26/12/2020 11:34:41

                      Se lermos qualquer livro de relações internacionais ou de estratégia militar perceberemos que, sim, estamos diante de um inimigo não tão disfarçado. Houve uma época que o inimigo estava um pouco mais abaixo de nós e com franqueza de ambas as partes e também por descalabros econômicos criaram o Mercosul. Nem tampouco os EUA são o nosso melhor amigo, mas é um país democrático, comunga de valores que forjaram também o nosso país. Eu sei de que lado devo ficar.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Momento Fletor

                        26/12/2020 10:10:33

                        De uma coisa não me arrependo um milímetro, não coloquei um único filho neste mundo. Sabe-se lá qual será o nosso futuro.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Fabiano

                          26/12/2020 3:56:51

                          Excelente texto Leonardo! E tem curupira de calça apertada que se acha o rei dos espertos, mas que vai sentar no colo do dragão na hora que a conta chegar.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • D

                            D. L. Paiva

                            29/12/2020 20:00:31

                            kkkkkkkkk

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Paulo Eduardo Mattos

                            28/12/2020 1:22:56

                            O pior é que a conta vai chegar para todos os brasileiros, e a moçoila de calças justas estará refugiada em algum paraíso fiscal. Fico imaginando o quanto (US$) o Macri não embolsou para praticamente vender parte do território argentino para o Dragão.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • J

                          João Martins Donizete

                          26/12/2020 1:36:40

                          Pior de tudo Leonardo é que os políticos curupiras e a imprensa mainstream aparelhada há anos por essa cambada de incompetentes e muitos deles corruptos ainda criticam os dissidentes que ousam discordar deles. Mais: as agências checadoras de notícias controladas por esses grandes meios de comunicação dizem que é fake e etc. Jornalistas como você Leonardo hoje são poucos. Infelizmente.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zequinha

                            25/12/2020 21:23:07

                            Ou o mundo acaba com a China ou a chinesada comunista acabará com o mundo

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • S

                              Saber é poder

                              25/12/2020 21:51:56

                              Maquiavel, você voltou. Tamo junto, amigão. Que a esquerdalhada seja eliminada na raiz.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          Fim dos comentários.