i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Leonardo Coutinho

Foto de perfil de Leonardo Coutinho
Ver perfil

Brasil, América Latina, mundo (não necessariamente nesta ordem)

Cuba

Praias, Caribe, mojitos e vacinas

  • Leonardo CoutinhoPor Leonardo Coutinho
  • 12/02/2021 15:33
Cuba anunciou que turistas que visitarem a ilha poderão ser vacinados contra a Covid-19
Cuba anunciou que turistas que visitarem a ilha poderão ser vacinados contra a Covid-19| Foto: YAMIL LAGE / AFP

A indústria cubana de turismo já se prepara para oferecer um novo produto para quem viajar para lá. Vacina contra a Covid-19. A ditadura está a todo vapor para terminar os testes da “Soberana 2”, como se chamará o imunizante que Havana quer vender para quem aterrissar por lá. O regime não aplicou sequer uma dose na população, mas já faz campanha em ganhar dinheiro vendendo doses para estrangeiros que se dispuserem a despejar uns dólares por lá. Por meio da rede bolivariana Telesur, o regime anuncia: “Praias, Caribe, mojitos e vacinas, tudo em um só lugar”.

A iniciativa é uma versão 2.0 do turismo médico promovido pela ditadura cubana. As visitas de pacientes de todo mundo são uma importante fonte de receitas para o regime e uma excelente peça de propaganda. Muita gente acredita que Cuba é o idílio onde a saúde pública gratuita e de “excelência” é uma das suas maravilhas. Com a mais absoluta escassez de vacinas no mundo, a “Soberana 2” vai atrair quem não estiver disposto a esperar a sua vez nas filas em seus países.

O quesito confiabilidade é o menos problemático para o regime. Cuba é religião. Por causa disso é garantido que o pessoal vai embarcar com fé para o combo perfeito. Praias, Caribe, mojitos e vacinas. No Brasil, por exemplo, não falta quem idolatre a medicina cubana.

Para ocultar a contradição, o regime afirma que será capaz de produzir 100 milhões de doses em um ano. Nove vezes mais do que o necessário para imunizar toda a população. Vai sobrar tanta vacina que Cuba vai vender o imunizante como se fosse o famoso drink da campanha publicitária.

Mas Cuba é o lugar onde coexiste a falta algodão nas unidades de saúde e onde o cubano comum não consegue ter acesso a antibióticos com instalações de elite dedicadas aos oficiais do regime e aos turistas que contratam alguns tipos de tratamento na ilha.

Aqui vai um exemplo. Em 2013, fiz um orçamento no Cimeq, o prestigiado Centro de Investigaciones Médicas Quirúrgicas. Mandei uma mensagem dizendo que queria fazer um check-up para um problema de saúde X. Por e-mail a atendente mandou um orçamento bem camarada. Uma prévia de 2.700 dólares pela avaliação médica, que incluía hospedagem de até dez dias no hospital, refeições, exames clínicos e uma ressonância magnética. Uma pechincha para quem vivia no Brasil, convenhamos. Mas uma fortuna que superava em mais de 8 anos de salários de um médico em atividade em Cuba.

Nada diferente da mais-valia. ¡Viva la revolución!

A carta do Cimeq vinha com alguns alertas que chamavam a atenção. O mais relevante: “Você deve vir preparado financeiramente”. Os resultados do check-up indicariam a necessidade ou não de novos procedimentos e, portanto, um salto significativo na conta.

Estar “financeiramente preparado” para os cubanos significava carregar consigo um montão de dólares para cobrir não só os exames adicionais, como também remédios, possíveis cirurgias e qualquer outra taxa adicional. Dinheiro vivo era preferido, mas havia uma alternativa. Aceitavam cartões de crédito de bandeiras americanas, exclusivamente. Um belo baile nas sanções impostas pelos Estados Unidos.

Cuba não usa a sua fama na área de saúde apenas para atrair turistas, como agora planeja com a vacina contra a Covid-19. Nunca é demais lembrar que o principal produto de exportação da ilha não são charutos, açúcar, rum ou seus maravilhosos medicamentos. O que mais rende dólares para o regime é a exploração da mão de obra de médicos cubanos que são exportados pelo mundo, com a mesma lógica de quem vende açúcar, rum ou charutos.

Em abril do ano passado, quando a pandemia já dava sinais de sua profundidade e amplitude, o ministro de Comércio Exterior de Cuba usou os canais oficiais do regime para anunciar o seu principal produto de exportação: seres humanos. “Hoje dispomos de mais de 90 mil médicos bem preparados, o que nos permite enfrentar a Covid-19 e colaborar com outros países”, disse Rodrigo Malmierca.

Colaborar, no dicionário do regime significa vender. Foram firmados contatos com pelo menos quinze países desde então. Médicos cedidos a preço de mercado internacional e remunerados com salários de fome padrão Havana. Escravidão com a cumplicidade de um monte de países não muito familiarizados com a democracia, mas que tem ganhado a simpatia e abertura de suas fronteiras como a Itália, por exemplo.

Em 2019, o regime reconhecia ter aproximadamente 30.000 cubanos atuando no exterior. Médicos explorados ao redor do mundo segundo regras que não se diferem em nada das da escravidão.

No Brasil, nunca é demais recordar, mais de 15.000 cubanos foram explorados ao longo de mais de cinco anos com a ajuda da Organização Panamericana de Saúde (Opas). A entidade não só serviu de cobertura para a escravidão cubana no Brasil, foi sócia da exploração da mão-de-obra deles, quando confiscava 5% de seus salários como a bizarra “taxa de administração”. Um bom ingrediente modernizador da velha e conhecida escravidão.

Por falar em Opas, não me surpreenderia que a entidade que se esforça para negar na Justiça dos Estados Unidos a sua participação na escravidão dos médicos cubanos no Brasil se coloque no papel de intermediária da venda do excedente da “Soberana 2”, que é a vacina em estágio mais avançado, segundo o regime. O número “2”, indica que há ainda uma outra “soberana”. Esta, que leva o número 1, embora tenha sido iniciada antes, está emperrada por lá.

Do jeito que a maioria das pessoas estão topando qualquer coisa que atenda pelo nome de vacina, é provável que o regime cubano embolse uma fortuna e fortaleça a sua influência e reputação com seu imunizante que começou a ser vendido no combo praias, Caribe e mojitos. E não soaria estranho um PT, PSOL ou seus assemelhados entrando no Supremo com uma ação que obrigue o Brasil a incluir a Soberana no seu cardápio de vacinas. Vai ser de doer.

16 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 16 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    eduardo

    17/02/2021 16:08:23

    SERÁ QUE ISTO TEM A VER COM A DECISÃO DO STF, QUE TENTA LIMITAR A ATUAÇÃO DA ANVISA NA CERTIFICAÇÃO DE VACINAS? É MAQUIAVÉLICO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      eduardo

      17/02/2021 16:08:23

      SERÁ QUE ISTO TEM A VER COM A DECISÃO DO STF, QUE TENTA LIMITAR A ATUAÇÃO DA ANVISA NA CERTIFICAÇÃO DE VACINAS? É MAQUIAVÉLICO!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        D. L. Paiva

        16/02/2021 20:44:12

        Será que o lula não se vacinou por lá?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          Fernando Fernandes

          14/02/2021 0:09:23

          Absurdo mesmo!! Como todos sabemos e o nosso presidente falou, esta pandemia trata-se de uma "gripezinha", o uso de máscaras é desnecessário, assim como evitar aglomerações. E estas vacinas podem nos transformar em jacarés! Mas seria uma excelente ideia, aqui na Bozolândia, incentivarmos os gringos a virem para cá para tomar cloroquina e gastarem seus dólares e euros, já que nos Estados Unidos o uso desta droga foi BANIDO para a Covid pelo FDA e a agência de saúde da Europa tb não recomenda seu uso, aliás NENHUM PAÍS DO MUNDO RECOMENDA, além de estarmos com um estoque encalhado de milhões de comprimidos que o Bozo mandou produzir!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • J

            José Eduardo Marra de castro

            20/02/2021 11:54:17

            Canhotos cloroquinianos

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • D

            D. L. Paiva

            16/02/2021 20:46:01

            Aham! Tem gente nos EUA comprado clororquina e ivermectina no mercado negro, importando até!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          Manuel Figueroa

          13/02/2021 20:13:23

          Leonardo Para um globalista da ONU pragmático não importam os meios.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo Roberto Pinheiro

            13/02/2021 16:13:41

            No periodo colonial, Cuba importava escravos e exportava açúcar; hoje Cuba importa açúcar e exporta escravos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • P

              ProfGeraldinho

              ± 0 minutos

              Excelente definição!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • J

            João Martins Donizete

            13/02/2021 15:47:09

            A esquerdalha raiz da cúpula é só narrativa. Defendem essa aberração, mas na hora "h" vão tomar vacina de linhagem. É igualzinho aqui. Os "bonitões" têm uma enxaqueca correm para o Ciro Libanês e outros hospitais de referência. Lula, FHC, os deputados e senadores todos correm, correrão ou correram para os hospitais de renome. Pior: não pagam por isso. Já o povão o SUS e a crença. Quero ver o Boulos que falou desta vacina Tomá-la. Aposto que não. Essa turma, repito, só narrativas, mentiras e engodo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz

              13/02/2021 17:16:48

              A fina-flor da esquerda tupiniquim deve correr mais que depressa lá pras bandas do Caribe, hein? Peguem seus jatinhos, Boulos, Addad. Luciano Huck, e tutti quanti da esquerda caviar, pousem na ilha paradisíaca e humanitarista, Cuba, e tomem a vacina milagrosa feita pelos Castro. Boa sorte.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • M

                Manuel Figueroa

                13/02/2021 20:13:55

                Que fiquem por lá.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • R

              RPM

              13/02/2021 12:58:20

              Ótimo texto. Parabéns.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Fábio

                13/02/2021 12:17:52

                Espetáculo texto

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Magaly

                  13/02/2021 10:45:53

                  grande dúvida: Onde está a OMS? Não apita nada em cuba?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • P

                    Paulo Roberto Pinheiro

                    13/02/2021 16:16:07

                    Claro que não, Magaly. Você nunca ouviu falar do "genocídio do bem"?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.