Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

“Os Simpsons” inspira curso de filosofia em universidade

Tem se falado muito em “Os Simpsons” nos últimos dias. Em meados de outubro, um dos produtores da série, David Silverman, afirmou que a série nunca terá um fim. Já em novembro, o seriado ficou em alta novamente – ou alguma vez não esteve? – por ter previsto, na década passada, que Donald Trump seria presidente dos Estados Unidos um dia. Agora, outra notícia internacional dá destaque ao desenho: as peripécias de Homer Simpson, seus amigos e família vão virar curso de filosofia na Universidade de Glasgow, na Escócia.

via GIPHY

Batizado de “D’Oh! Os Simpsons Introduzem a Filosofia”, o curso terá a duração seis horas e acontece no próximo mês de janeiro.

Segundo a universidade, a série é um “dos melhores produtos culturais do mundo moderno porque é repleta de filosofia. Aristóteles, Kant, Marx, Camus e tantos outros grandes pensadores têm suas ideias representadas naquela que é, indiscutivelmente, a mais pura das formas filosóficas: o desenho animado”.

Leia também: As dez frases de “Os Simpsons” que melhor explicam a eleição americana

Para o doutor em filosofia John Donaldson, que vai ministrar as aulas, Homer Simpson é um personagem “complexo em vários níveis”, afirmou à BBC. “Ele é guloso e pode ser bastante violento e egoísta. Mas, ao mesmo tempo, é uma figura fácil de se gostar”.

De acordo com o professor, um dos tópicos de estudo, inclusive, discutirá se Homer poderia ou não ser considerado virtuoso de acordo com os conceitos de Aristóteles.

As inscrições podem ser feitas no site da universidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.