• Carregando...
Dedicação ao voto consciente
| Foto:
Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

Mesmo com a correria dos estudos para o vestibular, muitos alunos não deixaram de acompanhar as campanhas políticas e discutir sobre as eleições para garantir um voto consciente. A repórter Bruna Bill conversou com alguns estudantes do Pré-Vesti­­bular Expoente para saber como eles participam da política.

“Tenho interesse porque penso que posso mudar alguma coisa com o meu voto. Acompanhei as campanhas pela televisão, pela internet e também conversei bastante com a minha família. Nós debatemos, mas cada um é livre pra escolher o seu candidato. Infelizmente, o interesse dos jovens não é tão grande. Poderia ser diferente.”

Caio Medina, 17 anos, vai prestar vestibular para Medicina. (foto 1)

“Não tive tempo de tirar o título de eleitor, mas, mesmo não votando, me interesso por política. Vi os debates na televisão e acompanho os candidatos na internet. Acho que no primeiro turno houve mais interesse dos jovens, porque agora os candidatos estão apenas se acusando sem apresentar propostas para resolver os problemas do Brasil.”

Laura Torres, 17 anos, vestibulanda de Engenharia Ambiental. (foto 2

Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

)

“Foi uma consequência do que aprendemos no colégio, onde sempre discutimos. É importante começar a pensar sério nisso o quanto antes. Com a internet, acompanhei muitos blogs, em que os assuntos são mais aprofundados do que na televisão, que é mais superficial. Pela quantidade de votos nulos, a gente percebe que falta opção de bons candidatos.”

Mariana Duma, 17 anos, vestibulanda de
Engenharia Elétrica.
(foto 3)

“Eu já havia votado dois anos atrás e me interesso por política. Acho que a escolha que eu fizer vai ser importante para o meu futuro e o da minha família. No colégio fizemos um grupo de estudos e debates. Conversamos bastante e ouvi muitas opiniões diferentes. Não tivemos as melhores opções de candidatos, mas agora temos de acompanhar o que eles vão fazer.”

Priscila Grabowski, 19 anos, tenta uma vaga no curso de Enfermagem. (foto 4)

“Fiz meu título mesmo sem
ser obrigada a votar. Acho
que é uma questão de comprometimento com o futuro do país. Assisti às propagandas na televisão e vi algumas propostas. Ainda tem muita gente que não se interessa por política ou perdeu o interesse porque os candidatos não estão mais apresentando propostas.”

Daiana Vieira Santos, 17 anos, vai tentar o curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar. (foto 5)

Interatividade:

E você, teve tempo de analisar as propostas dos candidatos?

Deixe seu comentário no blog
Língua Solta www.gazetadopovo.com.br/vestibular

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]