• Carregando...
Tristão e Los 3
| Foto:

EM SEU SITE INFOBOLA.COM.BR, PROF. TRISTÃO É RETRATADO COM UMA CARICATURA, QUE TENTEI REPRODUZIR ACIMA. SEU ROSTO É TÃO ENIGMÁTICO QUANTO SEUS NÚMEROS.

Hola, chicas y chicas.

O professor Tristão Garcia, signatário do site Infobola, já é uma figura folclórica e emblemática no meio futebolístico.
Todo final de campeonato lá vem ele, com seus números de probabilidades, pra horrorizar ainda mais quem já está em pânico ou entusiasmar quem já está feliz com o desempenho do seu time.

Seus números são um tanto enigmáticos. Às vezes não muda muito de uma rodada pra outra, independente se o time venceu, empatou ou perdeu. Outras vezes dá um salto assustador, ou pra cima ou pra baixo.

No caso do Corisco, por exemplo, que antes do empate com o Goiás no Couto estava com 10% de chances de conquistar uma vaga na Libertadores, acordou no dia seguinte com uma merreca de 4%. Perdeu 6%. Se tivesse vencido, com quantos estaria hoje? Como o alviverde perdeu 6%, no caso de vitória os mesmos 6% seriam somados aos 10%?
Não, não é bem assim.

Em seu site, Tristão diz que “O InfoBola é um site dedicado ao processamento inteligente dos resultados do futebol. Utilizando ferramentas matemático-computacionais de última geração e técnicas de inteligência artificial, o InfoBola oferece uma riqueza de informações sem precedentes no futebol brasileiro. Durante os jogos, o InfoBola é atualizado automaticamente”.

Claro, não vai entregar o ouro pros bandidos quanto a sua metodologia, que não deve ser nenhum grande mistério. Afinal, matemática é matemática.
E a matemática do professor é aplicada à realidade de cada time. Os cálculos levam em conta o histórico, seu desempenho dentro e fora de casa, basicamente. Ou tem mais coisa? Num sei…

O fato é que a probabilidade de cada um pode mudar abruptamente. Veja também o caso do Paranito: depois da seqüência de 4 jogos sem perder, com um empate e três vitórias (tô com preguiça de levantar os jogos agora) estava lá em cima da tabela, já sonhando com uma vaguinha no G4 do acesso.

Bastou o fiasco na Vila Capanema, frente ao Brasiliense, pra roçar a bunda na ZR, hoje gozando de 21% de chances de cair. É muito! Cuidado aí, magrão.

Já o Atleticon vive o assombro de nada menos do que 74% de possibilidade de se juntar a Paranito ano que vem.

Vencendo o Cruzeiro, na Baixada, cai pra quanto sua porcentagem de bancarrota? Não dá pra saber. Vai depender também de outros resultados, por supuesto.

Enviei email pro prof. Tristão pra arrancar algo sobre sua metodologia e o link do contato estava em manutenção.
Bem… se alguém quiser dar seus pitacos sobre como o prof. Tristão chega a seus números, sua validade ou veracidade, comente aí na caixinha abaixo.

Hasta la vista.
(Ah, Lostreca no final desta semana!)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]