i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Luciano Trigo

Foto de perfil de Luciano Trigo
Ver perfil

A universidade com partido e a pluralidade de um lado só

  • Luciano TrigoPor Luciano Trigo
  • 24/07/2020 10:09
A universidade com partido e a pluralidade de um lado só
| Foto:

Começou no dia 14/07 e termina hoje o Festival do Conhecimento, evento online realizado para comemorar os 100 anos da criação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Fundada em 1920, com o nome Universidade do Rio de Janeiro, e reestruturada em 1937, quando passou a se chamar Universidade do Brasil, a UFRJ atende pelo nome atual desde 1965.

A lista de convidados destacados no site oficial do evento dá uma ideia da pluralidade e da diversidade de pensamento que hoje reinam no ambiente acadêmico: como se vê, a presença de Dilma Rousseff, Fernando Haddad, Marcelo Freixo e Jandira Feghali, representando a esquerda, é amplamente equilibrada por... ninguém. Os artistas da lista, incluindo uma cantora trans, também são de esquerda, vejam vocês.

É a pluralidade de um lado só. Alguém ficou surpreso?

Ocupada e aparelhada há décadas pela esquerda, a universidade pública é hoje uma das principais trincheiras de uma guerra de narrativas criminosa, que divide a sociedade entre “nós” e “eles” e joga brasileiros contra brasileiros. Sua função hoje, sobretudo na área de Humanas, não é ensinar nem capacitar para o mercado de trabalho, é doutrinar e formar militantes.

Como a maioria das universidades federais, se não todas, a UFRJ é claramente uma universidade com partido. Seus alunos aprendem que a política é uma disputa entre o bem e o mal, e que o mundo se divide entre esquerdistas e fascistas. Em uma fase da vida na qual a necessidade de aceitação e pertencimento ao grupo é enorme, os estudantes são uma presa fácil dessa narrativa.

Não surpreende, portanto, que qualquer evento promovido pela UFRJ convide exclusivamente políticos, intelectuais e artistas de esquerda.  Só tem um porém:  sendo pública, ou seja, bancada pelos impostos pagos por todos os brasileiros – aí incluída a maioria do eleitorado que votou contra a esquerda nas últimas eleições – a UFRJ deveria ser mais ecumênica na celebração do seu centenário.

Não apenas por uma questão de honestidade intelectual. Convidar somente políticos do campo derrotado nas urnas para a celebração do centenário de uma instituição bancada pelo povo é nada menos que um tapa na cara de 58 milhões de eleitores, em sua imensa maioria pertencentes às camadas populares da sociedade – ou Bolsonaro foi eleito pelas elites? Fazer pouco dessas camadas populares é apenas uma burrice, em termos de estratégia política.

Depois não entendem por que perdem apoio a cada eleição. Aguardem novembro para ver o desempenho da esquerda. Aliás, um dos seus luminares, o governador do Maranhão Flavio Dino, fez esta semana uma previsão: e esquerda deve perder em todas as capitais, mesmo em um contexto de crise econômica e pandemia.

De qualquer forma, por curiosidade e dever de ofício, tentei assistir a algumas atrações do Festival do Conhecimento. Devo dizer que muitos painéis, sobretudo aqueles ligados à área da Saúde, tinham gente séria e trataram de temas relevantes, ainda que muito específicos. Mas todas as mesas voltadas para um público mais amplo - foco deste artigo - foram um festival de pensamento único e lacração esquerdista, como veremos a seguir.

Na programação do dia 15/07, a primeira mesa que chamou minha atenção foi “Bolsas de pesquisa: reajuste de valor, extensão de prazo e outras lutas”, um tema mais do que relevante. Afinal de contas, muitos graduados em militância não têm como se sustentar fora da bolha da academia, depois de formados. Eles têm um diploma, mas, coitados, só foram capacitados para lacrar e praticar o ódio do bem nas redes sociais.

Depois de passar quatro anos tendo seus estudos pagos pelo povo (que, repito, elegeu Bolsonaro), é um direito deles continuar sendo bancados pelo dinheiro do povo, que está interessadíssimo nas pesquisas que resultarão dessas bolsas (a própria “Gazeta do Povo” listou algumas monografias bancadas com dinheiro público nesta matéria de 2017, entre elas "Fazer banheirão: as dinâmicas das interações homoeróticas na Estação da Lapa e adjacências", “Mulheres perigosas: uma análise da categoria piriguete" e "Erótica dos signos nos aplicativos de pegação: processos multissemióticos em performances íntimo-espetaculares de si."). O sofrido povo brasileiro certamente apoiará essa luta por extensão de prazo e reajuste do valor das bolsas.

No mesmo dia, o painel temático “A ascensão da extrema-direita em perspectiva internacional: contribuições a partir da leitura do Pós-Fascismo” partiu da premissa de que pertencem à “extrema-direita” todos os governos de direita e/ou conservadores eleitos nos últimos anos pelo voto popular. Como se sabe, o povo só tem razão quando elege os candidatos que a esquerda apoia; caso contrário, estará apoiando o Fascismo e destruindo a democracia, porque toda derrota da esquerda é uma ameaça à democracia.

Também constava na programação do dia uma “apresentação cultural” da Mídia Ninja.

No dia seguinte, 16/07, mais do mesmo: no painel “Reconfigurações do Fascismo” (a fixação na palavra “Fascismo” é quase sexual), tentou-se mais uma vez demonstrar que a única alternativa ao projeto da esquerda no Brasil e do mundo é o Fascismo, e que todos que estiverem à direita de Stálin são fascistas que desejam o aumento da desigualdade e o extermínio dos pobres (os mesmos pobres que a esquerda despreza e ofende, por terem votado em Bolsonaro).

Queria ter assistido à mesa “Barbosão: Futebol, resistência e lazer”. Segundo entendi, é uma galera que se reúne para jogar pelada com forma de resistência. Um dos times da liga é o Soviet FC, que postou o seguinte em uma rede social: “Entendemos que, se o Barbosão quer ser uma resistência e um espaço que junte a classe trabalhadora para jogar futebol e debater a sociedade, só fará isso com êxito se conseguir incluir as mulheres e debater o machismo presente no dia-a-dia da sociedade e do futebol”. Entendi. Só espero que estejam jogando de máscara.

Voltei à plataforma do Festival 100 anos de Lacração, digo, Festival do Conhecimento, em 20/07. O destaque da programação do dia foi o painel temático “Gordofobia no discurso da saúde para o controle dos corpos gordos”. Aprendi que a obesidade não é um problema de saúde pública que coloca em risco os cidadãos com sobrepeso, associado a doenças coronarianas, AVC, vários tipos de câncer, diabetes, hipertensão etc. Li também em várias fontes que até as complicações da Covid-19 são maiores e mais frequentes nos obesos. Mas descobri que fui enganado. Os gordos são, na realidade, vítimas de uma narrativa opressora, cujo objetivo é controlar seus corpos.

(Então você já sabe: na próxima consulta, quando seu médico recomendar perder alguns quilinhos, você deve responder na lata “Seu fascista!”, sair do consultório e se empanturrar de hambúrguer, batata frita e milk-shake na loja de fast food mais próxima. Será um ato de resistência.)

Também estavam na programação do dia outros debates interessantes, como “Cozinhas e gênero: masculinidades e feminismos em debate”, “Saúde das atletas trans no meio esportivo”, “Nudes: entre a expressão e possibilidades de empoderamento da juventude" (como se sabe, os nudes empoderam os jovens) e “A transdisciplinaridade na vida: Diálogo em torno da multi, inter e transdisciplinaridade, suas definições, usos e benefícios”. Por fim, um painel temático intitulado “Ninguém solta a mão de ninguém”. Mas acabei perdendo, porque a mesa sobre gordofobia abriu meu apetite, e passei o resto do dia comendo para protestar contra a ditadura.

O ápice do evento foi a palestra da ex-presidente Dilma Rousseff. Sim, é isso mesmo: a UFRJ decidiu homenagear em seu centenário a presidente que foi responsável pela maior tesourada no orçamento da Educação da História deste país (corte de R$ 10,5 bilhões em 2015, isso sem nenhuma pandemia); a presidente que saudou a mandioca e queria dobrar a meta sem ter meta; a presidente que levou a economia brasileira para o abismo, com inflação de dois dígitos, recessão por dois anos seguidos e desemprego galopante, enterrando o projeto petista de perpetuação no poder; a presidente em cujos mandatos foram batidos sucessivos recordes no número de assassinatos no Brasil (56.337 em 2012, 59.626 em 2014, 61.600 em 2016).

Enfim, a lista de realizações seria longa. Os temas da palestra de Dilma foram o “capitalismo de vigilância” e a “quarta revolução tecnológica”. O vídeo está disponível no Youtube, para quem estiver com saudade da presidente com o histórico acima.

No dia seguinte, 21/07, o título de uma mesa me deixou confuso: “O neoliberalismo e a privatização do dinheiro”. Sempre achei que dinheiro, por definição, fosse privado, já que dinheiro público é o dinheiro dos pagadores de impostos, confiscado compulsoriamente pelo Estado (para, entre outras coisas, pagar as bolsas de pesquisa dos militantes e promover eventos só para a esquerda). Mas eu estava errado: na verdade, todo dinheiro é público, e todo dinheiro privado, parafraseando Proudhon, é um roubo. Deveriam criar, inclusive, uma estatal chamada Dinheirobrás, para combater o neoliberalismo fascista e a privatização do dinheiro.

Outra atração do dia foi o painel “Trans(formações): do mictório à Constituição”. E um dos debates de ontem, 23/07, tinha como tema “Um papo sobre a implementação de um serviço do processo transexualizador no interior do Nordeste e visões do manejo em saúde da população trans no Brasil”.

O evento acaba hoje, ainda dá tempo de assistir. Destaco na programação as mesas “Fascistização [olha a fixação aí!] na atual conjuntura política brasileira” e “Gêneros e Sexualidades e sua emergência nas pesquisas em Educação em Ciências e Matemática”. Porque, como todo mundo sabe, as ciências e a matemática mudam conforme o gênero e a sexualidade da pessoa. Você não sabia disso? Seu fascista!

49 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 49 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Alex

    ± 1 horas

    Não surpreende a maneira como pensam, mas a ousadia em publicar evento em Universidade Pública com participação somente da esquerda. Parabéns por publicar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz Teodoro

      ± 2 dias

      Impossível não sentir raiva desses parasitas, mesmo conhecendo as suas manjadíssimas práticas. É realmente nauseante constatar que esse circo todo foi bancado com o dinheiro dos pagadores de impostos, muitos dos quais, humildes trabalhadores!!! E a desconcertante ironia do articulista, à exemplo do Guilherme Fiúza, é a única compensação que nos resta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Claudia Aguiar de Siqueira

        ± 4 dias

        Para espanto de ninguém, uma mêda de evento. Tudo que inclui as palavras "resistência" e "fascista", atualmente, tende a isso: irrelevância e maniqueísmo. Não é de se estranhar que a elite braseira, até recentemente realizada pelo ingresso de um filho na universidade pública, para quem, aliás, foi desenhada, envia seus rebentos para estudar no exterior, ou paga instituições caríssimas, como as PUCs da vida, onde ainda persiste alguma possibilidade remota de pensamento autônomo. Afinal, como você lembrou, o mercado de trabalho não vai abarcar tanta lacração. Que lástima.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          jose rodorval ramalho

          ± 4 dias

          Não há saída para a universidade brasileira, sobretudo na área das Humanidades. Desconstrução, desregulamentação, desmobilização...Tudo isso deve ser feito de forma processual. Mas, tem que começar já! O corte de verbas para as Humanidades já seria um bom começo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Raphael Vianna Teixeira da Costa

            ± 4 dias

            Excelente Trigo, me deu uma raiva enorme ler sobre essa covardia que esses ridículos acadêmicos e seus estudos inacreditáveis atentam contra o país... e também consolida que o propósito da causa gay nada tem a ver com o próximo e sim com a provocação infindável aos conservadores e seu “fascismo”... gente calhorda... e ainda convidam a dublê de Presidente pra falar aquelas bobagens toscas que só servem pra perda de tempo... excelente artigo, Trigo, é sempre bom nos alertar o caminho para onde vão essas universidades toscas

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Amauri N Kirchner

              ± 4 dias

              P A R A B É N S !!! Super lucido o raciocínio do jornalista. Passarei a segui-lo !

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • T

                Thiago

                ± 4 dias

                A mídia em geral é privada, a indústria do entretenimento tmb, e de regra estão rezando na mesma cartilha aqui apontada. Infelizmente não é uma peculiaridade do Brasil, e privatização não é balsamo curativo. As ditas Ciências Humanas degeneraram em panfleto feminista mundo afora e isso custa caro para todos nós, independente do ensino ser público ou privado. Não há solução fácil, mas algo precisa ser feito e logo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  Luciano

                  ± 5 dias

                  No começo achei divertida a coluna. Embora os progressistas se levem a sério, são ridículos. Depois, quase não consegui chegar no final, me deu um desespero danado, porque pagamos por essas discussões nas universidades, sem contraponto.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eduardo Jorge Hubaide

                    ± 5 dias

                    Sou professor recém aposentado da Universidade Federal de Uberlândia, ond lecionei por 38 anos na Faculdade de Engenharia Civil. Ajudei a formar 80 turmas e fui paraninfo ou homenageado em 65 delas. Sempre ensinei , além das técnicas construtivas, que o capitalismo apesar de muitos defeitos, era o melhor sistema, pois não coloca o indivíduo, dependente do dinheiro do Estado. A esquerda domina as áreas de Humanas, mas é uma minoria barulhenta.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Daniel

                      ± 5 dias

                      Muito bom o artigo. Releva o espantoso e enfadonho ambiente das universidades.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Felipe Martinelli

                        ± 5 dias

                        Quando o ministro da educação peitava esses doentes mentais, diziam que ele era radical. No fim acabou saindo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Pedro Zanoni

                          ± 5 dias

                          Já passou da hora de privatizar TUDO. quero ver sindicato e professores brigarem por salários e a educação ???? Escola é para ensinar... educar EDUCO EU..

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Rogerio Barao

                            ± 5 dias

                            Luciano, sua participação nas comemorações da UFRJ é de grande importância quando traz à luz o festival de baboseiras implantados pela esquerda num ambiente que deveria capacitar cientificamente nossos jovens. Ou muda nosso sistema público de ensino ou a produção de analfabetos funcionais não vai parar tão cedo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              JORGE SEBASTIÃO DE BEM

                              ± 5 dias

                              Ótimo artigo. Desmascara essa esquerda fajuta que tem como último reduto a Universidade pública. Triste exemplo para os brasileiros que querem um Brasil melhor para todos.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • G

                                Geraldo Emanuel Prizon

                                ± 5 dias

                                Parabéns pelo artigo!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • ± 4 dias

                                  Obrigado!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • H

                                hellmann cavalcanti

                                ± 5 dias

                                Tem que acabar com Universidade publica, usa dinheiro nosso para doutrinar as pessoas a serem comunistas

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • D

                                  Denise B

                                  ± 5 dias

                                  Se existisse uma "bomba de bom senso", universidades públicas deveriam ser os primeiros alvos. Celeiro de idiotas. Parabenizo os que conseguem sobreviver à essa esquerda de *****.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rodrigo Bertozzi

                                    ± 5 dias

                                    Sensacional! Ri de nervoso! Vivem em um bolha completamente transfigurada da realidade.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marina

                                      ± 5 dias

                                      Parabéns pelo texto. Eu não teria estômago para participar. Nos deixa triste e com muita raiva saber que gastam nosso suado dinheiro dos impostos em ensino desta qualidade. É revoltante.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • D

                                        DENISSON HONORIO DA SILVA

                                        ± 5 dias

                                        Mas depois de tudo o que vem acontencendo, a eleiçao de Bolsonaro, pesquisas que o colocam favorito a reeleição e teimam em não compreender o que se passa debaixo de seus narizes? Será que imaginam que o marxismo-leninismo corrobora todas as suas idiossincrasias? Talvez tambem tenhamos que ser radicais, transformando as universidades em modelo português. A gratuidade apenas para os alunos de renda baixa. Teríamos o esvaziamento de seu poder paralelo, já que uma que uma casta se enfronhou em seus centros, e com discurso hipócrita acabou dominando a midia. A rerirada de alunos ricos é a melhor saída. Não serão convertidos ao capitalismo mesmo.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • G

                                          Glauco

                                          ± 5 dias

                                          Por experiência própria, estudo na UFBA, só li verdades.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Paulo Roberto Silva

                                            ± 5 dias

                                            Só para lembrar, o inquérito do incêndio do Museu Nacional terminou em um grande nada. A culpa do incêndio deve ter sido das múmias que ali residiam ou da coitada da Luiza. Todo mundo se protegeu e todos saíram limpinhos desse crime. Não tinha brigada de incêndio, não tinha alarme, não tinha qualquer proteção. Não tinha nem água para combater o incêndio. Todos viram na TV a mangueira dos bombeiros brochando. Perdeu-se um patrimônio inestimável e aquela turminha de esquerda que vive falando em "cultura" nem piou.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • P

                                              Paulo Roberto Silva

                                              ± 5 dias

                                              E quem era responsável pelo museu?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            Carlos Henrique de Luca Ribeiro

                                            ± 5 dias

                                            Parabéns pelo texto!!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Carlos Henrique de Luca Ribeiro

                                              ± 5 dias

                                              Brincadeira essa esquerda. Nosso dinheiro irrigando a doutrinação dos nossos jovens e aqueles que se tornam seguidores de uma "seita" bossal!! Pobre Brasil. Quando vamos usar o dinheiro suado dos pagadores de impostos para avançar como País plural e pragmático? Só o desenvolvimento gera melhoria na qualidade de vida de todas.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • ± 5 dias

                                                Obrigado!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              ABFeitoza

                                              ± 5 dias

                                              Ótimo texto! Haja resiliência para assistir a este show de horrores! Obrigado por ter feito o serviço sujo e resumir este circo bizarro para nós. Jornalismo raiz!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • G

                                                GUILHERMO BRASIL RASQUIN

                                                ± 5 dias

                                                Isso não é engraçado. É criminoso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • S

                                                  Sujunior

                                                  ± 5 dias

                                                  Ótima matéria, nossas universidades se tornaram nicho, proliferação e aparelhamento esquerdista, isso é o cúmulo. É necessário um Projeto de Lei para acabar com esse ativismo pernicioso e normalizar a prática do ensino superior sem ideologias. Tarefa árdua.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • S

                                                    SILVIO MACIEL ROCHA

                                                    ± 6 dias

                                                    ótima reflexão! Infelizmente o setor foi completamente aparelhado. "A IGNORÂNCIA É AUDACIOSA!"

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • E

                                                      Eduardo 123

                                                      ± 6 dias

                                                      Gostei do texto. Fiquei triste pelo que se tornou muitas federais.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • P

                                                        Pzig

                                                        ± 6 dias

                                                        Ótima matéria. Temos que denunciar e quebrar esse ciclo altamente vicioso e pernicioso que se instalou nas Universidades e coisas publicas.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • R

                                                          Richard Murdoch Montgomery

                                                          ± 6 dias

                                                          Nunca entendi porque as Universidades públicas não entendem que falar para platéia cativa não é desafio para ninguém. Porque não convidar quem pensa diferente e argumentar, discutir, construir? O isolamento é cada vez maior. Não vão á lugar nenhum...

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Eduardo

                                                            ± 6 dias

                                                            A "autonomia universitária" é uma das maiores aberrações da nossa aberrante "Constituição cidadã". Essas instituições se comportam como se fossem um país à parte mas dependem inteiramente do dinheiro da União. Um dia, quando o Congresso for eleito por voto distrital, essa aberração vai acabar.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Carlos Eduardo

                                                              ± 6 dias

                                                              Os caras inventam uns nomes do peru para denominar os painéis que apresentam. É doido...

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • M

                                                                Marcia

                                                                ± 6 dias

                                                                É uma pena que a UFRJ tenha chegado nesse nível.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  MAURO FONSECA DE MACEDO

                                                                  ± 6 dias

                                                                  Perfeito!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • ± 5 dias

                                                                    Obrigado!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • G

                                                                  Goncalves

                                                                  ± 6 dias

                                                                  Parabéns pelo artigo!!!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • ± 5 dias

                                                                    Obrigado!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • K

                                                                  Kátia Fraga

                                                                  ± 6 dias

                                                                  Somente esse pessoal consegue enxergar a roupa de ouro do rei.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Ana Luiza

                                                                    ± 6 dias

                                                                    Lembrando que a UFRJ 'cancelou' o Museu Nacional.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • C

                                                                      Carmo Augusto Vicentini

                                                                      ± 6 dias

                                                                      O esquerdismo é o câncer que corrói o mundo.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • P

                                                                        Paulo Roberto Silva

                                                                        ± 6 dias

                                                                        Excelente texto! Realidade nua e crua.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        1 Respostas
                                                                        • ± 6 dias

                                                                          Obrigado!

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      • S

                                                                        SERGIO ELOI

                                                                        ± 6 dias

                                                                        Ainda bem Luciano que vc tem senso de humor. Mas dá nojo desse pessoal em achar que são as elites pensantes.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        Fim dos comentários.