i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Luciano Trigo

Foto de perfil de Luciano Trigo
Ver perfil

Como a agenda da lacração joga contra a esquerda

  • Luciano TrigoPor Luciano Trigo
  • 11/09/2020 08:43
Como a agenda da lacração joga contra a esquerda
| Foto: Pixabay

Três anos atrás, em setembro de 2017, durante o evento “Panorama da Arte Brasileira”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, um artista plástico apresentou uma performance na qual uma criança de quatro anos era estimulada a interagir fisicamente com um homem adulto nu, para deleite de uma plateia formada por adultos vestidos.

Um vídeo registrando trechos da performance viralizou nas redes sociais e despertou reações imediatas da sociedade. Foram tantas as manifestações de indignação de brasileiros comuns que o Ministério Público abriu um inquérito para investigar o eventual caráter criminoso da performance, por expor e constranger uma criança a uma situação percebida como repugnante e inaceitável pela imensa maioria das pessoas que viram as imagens.

A resposta do museu foi divulgar uma nota afirmando que as reações negativas à performance eram, vejam só, "resultado de desinformação, deturpação do contexto e do significado da obra" e lamentando “as interpretações açodadas e manifestações de ódio e de intimidação à liberdade de expressão que rapidamente se espalharam pelas redes sociais".

Os artistas e intelectuais que se manifestaram sobre o episódio seguiram o mesmo diapasão, acusando de ignorantes e defensores da censura as pessoas comuns que não entendiam nada de arte e não tinham capacidade para entender a beleza e a sensibilidade de se expor uma criança à nudez de um adulto.

O caso foi tema de um debate em um programa de variedades na TV, no qual todos os participantes repetiram, previsivelmente, o mesmo discurso. Para justificar o injustificável, citaram a nudez do Davi de Michelangelo, citaram as praias de nudismo, citaram hábitos e costumes da Dinamarca.

O que não estava previsto era a intervenção de uma simpática senhora da plateia, dona Regina, que lembrou aos debatedores o óbvio: tratava-se de uma criança. Façam a arte que bem entenderem, aliás nudez não choca mais ninguém, mas a infância é uma fronteira que não pode ser ultrapassada. Na época, escrevi uma “Carta aberta à dona Regina”, da qual destaco os trechos abaixo:

“Com seu jeito simples, o que a senhora fez foi revelar o abismo crescente que se cava entre os brasileiros comuns e a classe que pretende falar em seu nome. Esses brasileiros não se chocam com a nudez nem estão interessados na arte das elites pensantes e falantes, até porque têm mais o que fazer. Mas, para esses brasileiros, a infância é uma fronteira que não pode ser ultrapassada. O que a senhora fez foi vocalizar o desconforto do Brasil real diante desse limite que foi desrespeitado.

“A reação dos apresentadores foi reveladora desse abismo. Diante de uma idosa que poderia ser mãe ou avó deles, as expressões e olhares foram de perplexidade, ódio, desprezo, deboche. E a senhora respondeu com um olhar de bondade, sereno e doce. Ao “Não vou nem comentar” emitido com ar de desdém e superioridade moral [por uma participante do debate], a senhora respondeu com a paciência de quem não se incomoda em explicar o óbvio: o choque não vinha da nudez do adulto, vinha da exposição da criança. E o fato de a menina estar acompanhada da mãe não era um atenuante da situação: era um agravante. (...)

“Não sei se esses intelectuais das redes sociais não entendem ou se fingem que não entendem nada disso. O mais irônico, Dona Regina, é que eles parecem não se dar conta da campanha involuntária que estão fazendo, ao jogarem no colo da direita a bandeira da defesa da infância – como já jogaram, aliás, a bandeira do combate à corrupção. Com progressistas agindo dessa maneira, os conservadores agradecem.”

Comentando meu texto, um amigo discordou e me disse que eu estava sendo conservador e careta. Respondi: “Continuem mexendo com crianças e vocês vão eleger Bolsonaro no primeiro turno”. Estávamos, repito, em setembro de 2017, quando a vitória de Bolsonaro não era vislumbrada nem nos piores pesadelos da esquerda.

Há um mecanismo psicológico curioso em curso: pessoas massacradas e ameaçadas de cancelamento abaixam a cabeça e se submetem à patrulha. É uma espécie de Síndrome de Estocolmo do cancelamento

Eu me lembrei do episódio de dona Regina ao me deparar com uma recente postagem de um youtuber famoso, que afirmava o seguinte:

“Tweets óbvios que todo mundo sabe (ou deveria):

Mulher trans é mulher. (...)

Se você não sabe disso em 2020, você precisa sair da bolha hétero e conversar com mais gente.”

(Parêntesis: por causa de uma brincadeira, o mesmo blogueiro havia sido acusado de transfobia pouco tempo antes dessa postagem. Há um mecanismo psicológico curioso em curso: as pessoas massacradas e ameaçadas de cancelamento abaixam a cabeça e se submetem à patrulha. Aconteceu recentemente com uma historiadora, a quem desautorizaram e mandaram calar a boca por não ter “lugar de fala” para escrever sobre determinados temas – e ela concordou e pediu desculpas. É uma espécie de Síndrome de Estocolmo do cancelamento).

Voltando ao tweet lacrador: a língua portuguesa é viva, e o sentido das palavras é flexível, mas a biologia e a natureza não são. Cada um opta pela definição de mulher que julgar mais adequada, mas a natureza seguirá indiferente. Por óbvio, existem diferenças biológicas e anatômicas entre quem nasce mulher e quem nasce homem e decide assumir uma identidade de gênero feminina que nenhum artifício de linguagem e nenhuma sociologia podem mudar. (Atenção, nada contra os trans: pessoas adultas devem ser livres para fazer suas escolhas, com responsabilidade e sem sofrer discriminação.)

Mas o propósito aqui não é criticar o youtuber, nem iniciar um debate sobre gênero e sexualidade, ou sobre as distintas definições (biológicas, psicológicas, socioculturais etc) de homem e mulher. Vou me ater ao caráter imperativo e impositivo da postagem, porque reconheci ali o mesmo tom intransigente e debochado de superioridade moral, a mesma atitude arrogante com que intelectuais e artistas progressistas fizeram cara de nojinho para dona Regina e defenderam a performance artística que expôs uma criança – sem entender que, com isso, estavam fazendo campanha involuntária para Bolsonaro e a direita conservadora.

Essa atitude revela que a esquerda ainda não entendeu que, ao fazer pouco dos valores da maioria dos brasileiros, está se isolando do país real e perdendo cada vez mais apoio da população. Está, também, prestando um desserviço a bandeiras legítimas das minorias, já que essas causas passam a ser vistas como monopólio de um campo político hoje minoritário e desmoralizado. Porque, vamos combinar, quando se parte para o sectarismo e a perseguição, o objetivo não é buscar o entendimento e o consenso sobre direitos, mas usar minorias para atacar, desqualificar, calar e abater brasileiros comuns apontados como inimigos pelo simples fato de defenderem valores conservadores.

O brasileiro comum percebe que, no fundo, é disso que se trata: da apropriação e manipulação de bandeiras legítimas – os direitos das minorias, a liberdade de expressão, o combate ao preconceito – por um campo político que já se declarou capaz de “fazer o diabo” pelo poder. Transformadas em ferramentas de um embate ideológico, essas bandeiras ficam contaminadas, por associação, pelo colapso moral da esquerda brasileira associada ao lulopetismo. Aos olhos do brasileiro comum, o que deveria ser luta legítima e construtiva pela igualdade de direitos e pela união de todos os brasileiros se torna guerrilha lacradora focada em sabotar e destruir.

O brasileiro comum percebe que, no fundo, é disso que se trata: da apropriação e manipulação de bandeiras legítimas – os direitos das minorias, a liberdade de expressão, o combate ao preconceito – por um campo político

Foi esse brasileiro comum – que está cansado de ser chamado diariamente de burro e fascista e de ser calado na base do grito e do constrangimento – que elegeu e pode reeleger Bolsonaro. Esse brasileiro comum ficou indignado quando viu imagens de uma criança sendo exposta ao contato com um adulto nu em uma performance artística. E fica indignado quando intelectuais do Youtube e artistas lacradores tentam enfiar goela abaixo, por exemplo, a ideologia de gênero, como se fosse um fato consumado e algo óbvio que só os burros e idiotas não aceitam.

Esse brasileiro comum fica indignados, também, quando professores ensinam aos seus filhos em sala de aula que eles devem experimentar de tudo antes de decidir qual será sua orientação sexual – e os pais que não acharem isso muito bonitinho e natural são nazistas e genocidas. Pior ainda se forem famosos: a patrulha da cultura do cancelamento está sempre alerta para esfolar e massacrar quem não adere incondicionalmente à sua agenda. Porque quem discorda do pensamento único é gado e imbecil.

Em vez de tentar construir pontes com esse brasileiro comuns e reconhecer que sua estratégia está fracassando, o campo progressista dobra a aposta e se entrincheira no cercadinho ideológico da mídia e da academia. A esquerda opta, assim, por viver em uma realidade alternativa, na qual ela tem o poder de decidir por decreto que a exposição de uma criança ao contato com um adulto nu é arte, ou que não existem diferenças entre trans e mulheres. Eles falam e escrevem com a autoridade de seres iluminados que determinam o que é óbvio, o que é certo ou errado, o que é bom ou mau para o restante da população.

Má notícia para eles: o Brasil real é muito diferente do Brasil das bolhas da academia, da classe artística e das redes sociais: nos costumes, o Brasil real é majoritariamente conservador. Nesse contexto, para ter chances mínimas de sucesso, qualquer luta ligada a mudanças na moral e no comportamento deveria focar na construção de pontes, não de muros. Não será no grito e no deboche, nem constrangendo e desqualificando a maioria da população que isso irá mudar. Ao contrário: táticas de confrontação e violência verbal só servirão para acirrar ainda mais as diferenças, em vez de contribuir para o consenso.

Não sei qual foi o real peso da pauta progressista e lacradora nos costumes na eleição de 2018, mas seguramente algum peso teve. Mas nem a mídia, nem a inteligentzia (ou a burritzia), nem a turma da lacração nem a esquerda em geral reconheceram (ou sequer entenderam) isso. No passado recente, escrevi mais de uma vez que, enquanto a esquerda brasileira teimar em se associar ao lulopetismo, a direita só fará crescer – e os resultados das eleições de 2016 e 2018 foram confirmações eloquentes dessa tese. Hoje a minha intuição é que, quanto mais a esquerda tentar impor na base do grito pautas transgressoras que contariam os valores da maioria da população, mais ela se distanciará do Brasil real, e pior será o seu desempenho nas urnas – e as pesquisas sugerem que a esquerda vai fracassar rotundamente nas eleições municipais que se aproximam. Continuem agindo assim e, mais uma vez, a direita e os conservadores só terão a agradecer.

55 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 55 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Saber é poder

    ± 1 horas

    Obrigado pelo texto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Claudia Aguiar de Siqueira

      ± 13 horas

      A Madeleine escreveu recente artigo, nesta mesma Gazeta do Povo, abordando o peso da pauta de costumes no Ocidente. Excelente, assim como o seu artigo. Parabéns. E la nave va, com a bolha progressista boiando cada vez mais na estratosfera.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Claudia Costa Chaves

        ± 20 horas

        Luciano, NÃO DÁ LUZ A CEGO. Essa miopia da esquerda funciona muito bem pra nós.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Claudia Costa Chaves

          ± 21 horas

          Luciano, NÃO DÁ LUZ A CEGO. Essa miopia da esquerda funciona muito bem pra nós.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Francismar Bizerra

            ± 21 horas

            Ótimo texto. Me fez relembrar do seu livro que farei uma releitura esse ano. Abraço!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • ± 19 horas

              Opa! Obrigado!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • J

            JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

            ± 21 horas

            Dar corda para enforcado.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Paulo Roberto Silva

              ± 22 horas

              Mais um excelente texto do Luciano. Já salvei para futuras referências.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Rui Licinio Filho

                ± 22 horas

                Texto sensacional! Devidamente compartilhado!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • D

                  Denilson Gomes Privado

                  ± 22 horas

                  Tradução perfeita da conjuntura ideológica que vivemos. Parabéns pelo excelente texto!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Emily Sobral

                    ± 1 dias

                    Excelente análise.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • H

                      HGO

                      ± 1 dias

                      Deixem eles se afogarem no mundo do inteligentinho

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        João Martins Donizete

                        ± 1 dias

                        Tomara que você Trigo esteja certo. Quero que essa Corsa se enterrem com suas verdades manipuladas. A pessoa é livre para ser o quer. Daí querer impor comportamento é outra coisa. A biologia veda que uma mulher não seja uma mulher. Simplesmente assim. A pauta da virtude deles é pura enganação. Acusam outros de preconceitos sendo eles totalmente preconceituosos. Vivem de retóricas e acusações. Não aceitam que os outros sejam ou pensem diferentes. Enfim, a hipocrisia reina absoluta.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • T

                          Thiago pinheiro de azevedo

                          ± 2 dias

                          Aos negros, as mulheres e aos lgbiqia: façam um favor a vocês mesmos e LARGUEM OS CANHOTOS AGORA!!! Andar com eles é cilada pura, como diria o Pedro...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • L

                            Luciano

                            ± 1 dias

                            Concordo. A esquerda finge que protege as minorias. As peseguiu em TODOS os regimes socialistas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rafa

                          ± 2 dias

                          Acho engraçado quando eles tentam desmoralizar o povo mais religioso, é de longe o público mais teimoso quando atacado. É um desconhecimento total do convívio com o mundo real.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • N

                            Neto

                            ± 2 dias

                            Lembrando que quase todos os militantes fe esquerda são ateus, mas fingem-se cristãos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • N

                              Neto

                              ± 2 dias

                              O problema é que a esquerda tem o STF e seu ativismo judicial.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • N

                                Neto

                                ± 2 dias

                                Para a esquerda a prioridade não são as eleições, é o poder.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Andre Passos

                              ± 2 dias

                              O posicionamento do autor é bem claro, ele se situa no campo conservador: é contra a erotização das crianças e todo o empulhamento acadêmico acerca das realidades biológicas. O "alerta" que ele dá à esquerda para que abandone a defesa dessas pautas é de natureza retórica.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luciano

                                ± 2 dias

                                Poxa Xará, não conta isso para os progressistas, deixe eles se matarem.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  A.R.ALVES

                                  ± 2 dias

                                  Engraçado que essa turma "lacradora" defendem tudo que vale nada, inclusive os piores criminosos e seguindo essa linha de raciocínio joguem o "ator" que fez o nu interagindo com a criança dentro de um presídio só pra ver o que acontece!! garanto que ele teria uma interação muito intima com os presos.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Adriana Arruda

                                    ± 2 dias

                                    Texto perfeito, me vi nele.. me sinto assim no dia a dia.. cancelada.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Carlos de Albuquerque Regina

                                      ± 2 dias

                                      Ótimo texto. Tomara que acerte em 100% as previsões de fracasso deste cancro que virou a esquerda brasileira.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • E

                                        Eduardo Prestes

                                        ± 2 dias

                                        Alexandre Silvestre Cabral: Sempre foi !

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Alexandre Silvestre Cabral

                                        ± 2 dias

                                        Virou ou sempre foi?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      José

                                      ± 2 dias

                                      Existe homem que gostaria de ser mulher e vive como mulher. Existe mulher que vive como homem. Por serem adultos, problema deles. A natureza segue seu curso. O homem não fica grávido e não amamenta, características das fêmeas mamíferos. Respeitem a opção de cada um.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • N

                                        Neto

                                        ± 2 dias

                                        OK, mas não mexam com as crianças.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Claiton Vidal Hilgert

                                        ± 2 dias

                                        XY = homem, XX = mulher. Isso se chama ciência. Você é livre para fazer a gambiarra que quiser e ninguém tem nada com isso, mas ir contra a ciência (que a esquerda mente que defende) não tem como.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Eduardo

                                      ± 2 dias

                                      A "agenda da lacração" talvez jogue contra a esquerda propriamente socialista (inclusive por ser abraçada e abraçar o grande capital, com quem avança de mãos dadas – vide as grandes empresas endossando o BLM ou boicotando direitistas com o Sleeping Giants!), mas certamente não contra a esquerda progressista: basta observarmos como a janela de Overton se tem deslocado para o seu lado! Muitos dos autoproclamados "conservadores" de hoje defendem coisas que os conservadores de 10 anos atrás jamais admitiriam (e, se alguém lhes aponta a incoerência, lançam sobre ele o rótulo de "retrógrado", como um progressista). O próprio colunista não escapa a isso e a todo momento pisa em ovos e paga pedágio.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • B

                                        Bruno Carneiro

                                        ± 22 horas

                                        Não acho que ele "pisa em ovos" ou "paga pedagio". Acho sim, que ele é alguem sensato: defende que as pessoas são livres para escolherem o que as faz felizes, desde que isso não seja imposto goela abaixo por uma minoria barulhenta e raivosa que se acha a dona da verdade.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • N

                                        Neto

                                        ± 2 dias

                                        Natural, nenhum conservador hoje defende a esvravidão, como aliás fazia o partido Democrata nos EUA, olhe só.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      João A. Fermiano

                                      ± 2 dias

                                      Ótimo artigo. A esquerda realmente se auto-destrói.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • ± 2 dias

                                        Obrigado!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      waldir rodrigues de morais

                                      ± 2 dias

                                      Excelente artigo Por ter incentivado a guerrilha do BLM nos EUA a esquerda progressista esta dando de bandeja a reeleição ao Trump . Aqui no Brasil quiseram lacrar que o presidente era genocida ,racista e homofobico que, pelas pesquisas, ele será reeleito A pauta da esquerda não é a pauta de 90% dos brasileiros Vão acabar falando só entre eles....

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • S

                                        SILVIO MACIEL ROCHA

                                        ± 2 dias

                                        Um dos melhores artigos aqui publicados. Acertou na mosca. Parabéns!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • ± 1 dias

                                          Obrigado!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Ricardo Maia

                                        ± 2 dias

                                        artigo muito bom

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Ricardo Maia

                                          ± 2 dias

                                          artigo muito bom

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • ± 2 dias

                                            Obrigado!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Claiton Vidal Hilgert

                                          ± 2 dias

                                          Prova de que a apropriação de causas pela esquerda é só para angariar seguidores e poder político e não lutar pelo direito dessas minorias basta olhar a causa antirracista: é tão sem lógica que está clamando a segregação que o próprio racismo sempre defendeu e nunca conseguiu. Eles se apropriam da causa, entorpecem seus seguidores, deixa de defendê-los e os fazem lutar pela agenda que é somente da esquerda, mesmo que contrária à agenda daquela minoria. O antirracismo sempre defendeu inclusão, mas hoje se você for branco você é automaticamente racista e não merece viver entre os negros. A estupidez da esquerda fez os negros defenderem a segregação racial. Ridículo.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Admar Luiz

                                            ± 2 dias

                                            O exemplo cristalino nesse assunto é o Black Lives Matter. Alguém com neurônios acha mesmo que essa gente está lutando contra o racismo?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Admar Luiz

                                              ± 2 dias

                                              O exemplo cristalino nesse assunto é o Black Lives Matter. Alguém com neurônios acha mesmo que essa gente está lutando contra o racismo?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Admar Luiz

                                                ± 2 dias

                                                Texto oportuno e esclarecedor. O brasileiro comum, os que estudam, trabalham e empreendem, não suportam essa gente "lacradora". Como vc bem diz, vivem numa bolha, alheio aos anseios e valores da maioria esmagador dos brasileiros. O BR é conservador. É a ditadura das minorias querendo impor seus desejos, suas utopias, seus valores calhordas. Não passarão. Notem que eles são minoria. É a turma do ódio do bem. Estão encrustados nas redações, nas universidades e escolas. A Rede Lixo está coalhada dessa gente. Sem falar da esquerda caviar. Os Caetanos, Anitas e tutti quanti estão aí para provar. E mais: São defensores de drogas, do aborto, ideologia de gênero, e da senvergonhice geral, né não?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Admar Luiz

                                                  ± 2 dias

                                                  Texto oportuno e esclarecedor. O brasileiro comum, os que estudam, trabalham e empreendem, não suportam essa gente "lacradora". Como vc bem diz, vivem numa bolha, alheio aos anseios e valores da maioria esmagador dos brasileiros. O BR é conservador. É a ditadura das minorias querendo impor seus desejos, suas utopias, seus valores calhordas. Não passarão. Notem que eles são minoria. É a turma do ódio do bem. Estão encrustados nas redações, nas universidades e escolas. A Rede Lixo está coalhada dessa gente. Sem falar da esquerda caviar. Os Caetanos, Anitas e tutti quanti estão aí para provar. E mais: São defensores de drogas, do aborto, ideologia de gênero, e da senvergonhice geral, né não?

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    Eduardo Prestes

                                                    ± 2 dias

                                                    A esquerda está além da redenção, pelos campos de concentração e extermínio, pelo trabalho escravo nos gulags, pelos mais de 100 milhões de mortos, pelas mais de 40 tiranias socialistas, pelos incontáveis grupos terroristas e guerrilheiros. A esquerda JAMAIS renegou seu legado de miséria e violência, continua admirando e defendendo Lênin, Stálin, Cuba, Venezuela, Fidel, Chavez, etc. Nada de bom vem da esquerda, dali só espero confronto. No momento, Bolsonaro neles ! Mas a direita precisa se fortalecer e se organizar, a esquerda quer sangue e tem muito poder, nas instituições, na imprensa, nas universidades, etc.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • S

                                                      Sartan

                                                      ± 2 dias

                                                      Mas todos vem aqui fazer a mesma coisa , lacrar, claro que quando é a favor do seu lado você não lacra e sim mita!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Paulo Batista Dos Santos

                                                    ± 2 dias

                                                    Acho que sou burro ou gado. Li e reli o texto, mas não consegui entender qual a verdadeira intenção do autor: seria alertar a esquerda sobre os sucessivos erros de avaliação cometidos, derrubar Bolsonaro, ou seria puramente uma crítica ao comportamento dos canhotas? Uma coisa, porém ficou claro: por que essa obsessão contra o conservadorismo, se o próprio autor reconhece que a maioria dos brasileiros é, sim, conservador?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • A

                                                      Athos athayde

                                                      ± 2 dias

                                                      Exato!! Li e reli, acho que tenta alertar a esquerda a ser menos esquerda, seja lá o que isto signifique. Me parece um autor desgostoso com os costumes conservadores do povo, tentando alertar os lacradores, sei lá se entendi quadrado.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • G

                                                    Gustavo

                                                    ± 2 dias

                                                    Thammy Gretchen para "Papai do ano"! "Ah, mas pai é o que cria!" Sim, mas é um homem, seja pai biológico, seja não biológico!"

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Ana Luiza

                                                      ± 2 dias

                                                      Texto maravilhoso. Que prazer conhecer o Luciano Trigo.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • ± 2 dias

                                                        Obrigado!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      João Meula

                                                      ± 2 dias

                                                      Parabéns!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • S

                                                        SERGIO RODRIGUES MARTINS

                                                        ± 2 dias

                                                        Excelente texto! E depois os burros são os da direita!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        Fim dos comentários.